A sensação de tarefas se acumulando e papeis se juntando em torno da mesa pode ser desesperadora, não é mesmo? E é justamente por isso que a organização é importante no dia a dia de qualquer pessoa – e de qualquer profissional.

Há quem diga que o caos pode ser criativo e quem até prefira se encontrar em meio à bagunça. Mas, para a maioria das pessoas, um pouco de organização indica uma mente limpa e com mais facilidade de trabalhar e produzir.

Manter a vida profissional organizada, no entanto, pode ser uma tarefa desafiadora para muita gente. Se você tem se sentindo perdido em meio à bagunça e aos afazeres do dia a dia no trabalho, este artigo é para você!

Confira a seguir algumas dicas práticas que podem ajudar você a se planejar melhor diariamente no trabalho e manter sua vida profissional organizada e muito mais produtiva. Boa leitura!

Jogue fora o que não serve mais

Todos temos pilhas de documentos antigos, pastas velhas e itens que vão se acumulando ao longo do tempo, não é verdade? Para ajudar no processo de organização, encontre um tempo para fazer uma limpeza no que não se usa mais.

Podem ser objetos quebrados, itens não usados, documentos antigos e inválidos, arquivos digitais que não são mais utilizados. Livrar-se do velho para abrir espaço para o novo é uma excelente maneira de manter sua vida profissional organizada.

Esta dica também vale – e muito – para quem busca também melhorar a organização do dia a dia no campo pessoal.

Encontre o melhor sistema de organização

Você pode baixar aplicativos, comprar uma agenda de papel ou até mesmo utilizar uma planilha no computador. O importante é descobrir qual é o melhor sistema para você no que se refere à organização de horários e tarefas.

Uma opção também é manter papeis de anotação colados no seu computador, relembrando de eventos e horários importantes até que sejam retirados dali a cada tarefa cumprida.

Não importa o método: para manter uma vida profissional organizada você deve apenas ajustar as ferramentas às suas necessidades e aos seus hábitos para que a organização de horários e tarefas flua de maneira mais tranquila no seu dia a dia. Só não vale ignorar esta etapa, ok?

Mantenha uma organização diária

Montar um esquema de organização diária de suas atividades ou mesmo da sua área de trabalho pode ser uma dica interessante para manter seu ambiente de trabalho e seu trabalho como um todo sempre organizado. Fazendo um pouco por dia você evita que a bagunça – e as tarefas – se acumulem ao longo das semanas.

Por isso, procure evitar o acúmulo de tarefas e de itens diversos em sua área de trabalho – ou até mesmo no seu computador ou celular. Lembre-se que a ideia da organização é sempre facilitar o seu trabalho, e não apenas transferir a bagunça – física ou de anotações do que deve ser feito – de lugar.

Descubra seus horários

Algumas pessoas funcionam melhor logo cedo pela manhã, depois de um banho e uma boa xícara de café. Outras são mais produtivas à noite. Se você tiver a opção no seu trabalho, descubra qual o período do dia em que você rende mais e utilize estas horas para se dedicar mais e melhor às suas atividades profissionais.

Se isso não for possível, procure adaptar sua rotina aos horários nos quais você se sente bem e busque extrair o melhor de você nestes momentos. Saber utilizar o tempo e a sua energia com sabedoria é uma das melhores maneiras de manter sua vida profissional organizada e o seu trabalho sempre em dia.

Faça primeiro o que tem de ser feito

Uma dica preciosa para tornar o dia mais produtivo e a vida profissional organizada é fazer o que tem de ser feito em primeiro lugar- evitando, a todo custo, a procrastinação. Se você precisa realizar um telefonema, faça-o logo no início do seu dia de trabalho.

Tem um relatório para entregar? Então faça-o de uma vez e poupe tempo e sua energia mental para outras atividades do dia a dia. Adote, portanto, o hábito de resolver pendências e não procrastinar o que precisa ser feito.

Saiba eleger prioridades

É comum que as tarefas comecem a se acumular, pois sempre temos o que fazer. Se você souber eleger prioridades, no entanto, este pode ser um grande passo na hora de manter sua vida profissional organizada.

Saiba o que é importante e o que é urgente, dando sempre preferência a fazer primeiro o que for mais urgente e tiver prazos mais apertados.

Deixe de lado as redes sociais e distrações

Entrar em redes sociais e responder mensagens durante o trabalho pode ter sua carga de alívio para o estresse ao longo do dia. Mas dedicar muito tempo a estas distrações pode tirar sua concentração – atrapalhando a produtividade, tornando o dia mais longo e arrastando as tarefas pendentes por mais tempo.

Por isso, foque-se no que tem de ser feito de uma vez, de forma simples, e evite distrações diversas – como as redes sociais, o celular, entre outras. Com foco e dedicação você conseguirá se organizar melhor e evitará transtornos no trabalho oriundos da sua falta de organização.

Conheça técnicas de produtividade

Muitas técnicas já são conhecidas quando o assunto é agilizar o trabalho, aumentar a produtividade ou a concentração. O método Kaizen, por exemplo, pode ser uma técnica interessante para aplicar no seu dia a dia no trabalho.

Clique aqui e saiba mais sobre o método Kaizen.

Perceba quais são suas necessidades e encontre um método para auxiliar em sua organização profissional. São muitas as opções de métodos disponíveis atualmente – que poderão lhe ajudar muito na tarefa de manter sua vida profissional organizada.

Mantenha seu ambiente físico arrumado

Ter um bom ambiente de trabalho, arrumado, limpo e com um clima bom entre as pessoas é uma ferramenta essencial para sua produtividade e para o ânimo na hora de trabalhar. Faça um esforço para arrumar seu ambiente físico e torne-o agradável para si e para os outros, se for o caso.

Este pode ser um passo fundamental para mudar a chave do seu dia a dia e transformar sua rotina – deixando-a mais organizada e muito mais produtiva.

Encontre um aplicativo

Descobrir o que precisa ser melhorado no seu dia a dia é o primeiro passo para manter uma vida profissional organizada. Para resolver pequenos problemas do dia a dia e monitorar os hábitos que possam estar afastando você da organização, no entanto, alguns aplicativos podem ser essenciais.

Identifique quais são seus pontos fracos quando o assunto é organização no trabalho e, em seguida, encontre um aplicativo de celular que possa lhe oferecer ajuda para resolver seus problemas.

O Wunderlist, por exemplo, é uma opção para quem quer se organizar a partir de listas. Já o Evernote pode ser ótimo para anotar e registrar ideias, enquanto o AnyDo pode ser uma boa opção para quem quer sincronizar dados e tarefas em diversas plataformas, como celular e computador.

Verifique quais são as suas dificuldades diárias em relação à organização profissional e busque boas ferramentas para o seu dia a dia. Utilize a tecnologia a seu favor e comece a organizar-se com a ajuda destes aplicativos!

Manter a vida profissional organizada é um processo trabalhoso, mas que pode resultar em maior produtividade e muita facilidade na hora de realizar suas tarefas no trabalho. Tente colocar algumas destas dicas em prática no seu dia a dia e perceba a diferença!

Quer saber mais sobre organização? Então clique aqui e confira algumas dicas para manter sua vida pessoal sempre organizada!

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *