A organização tem um papel importante no dia a dia de qualquer pessoa, uma vez que auxilia qualquer um a pensar com mais clareza, a manter o foco e a aumentar a produtividade. Manter uma vida pessoal organizada pode ser sinônimo de ter mais tempo para si, manter-se menos estressado e conciliar tarefas profissionais e pessoais sem sentir-se sobrecarregado.

Conseguir atingir este estado de organização plena, no entanto, nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, no artigo de hoje, vamos apresentar algumas dicas que podem ser colocadas em prática hoje mesmo e que devem facilitar sua organização pessoal,

Continue a leitura e descubra como ter, de uma vez por todas, uma vida pessoal organizada e muito mais equilibrada!

Comprometa-se com o que você pode cumprir

Um hábito para desenvolver na hora de se organizar é aprender a se comprometer somente com o que você sabe que pode fazer. Seja ajudar um amigo ou aceitar o convite para um evento, não diga sim se não quiser – ou puder – de verdade.

E também não diga sim se for mudar de ideia depois. E, uma vez que você se compromete com algo, faça um esforço para realizar o que foi prometido com o máximo de eficiência e qualidade possível. Este é um passo importante para ter uma vida pessoal organizada.

Descarte objetos que não usa

Fazer uma boa limpeza na casa e no trabalho e separar os objetos que não se usa mais pode ser um ótimo meio de abrir caminhos e manter uma vida pessoal organizada. O que não tiver utilidade pode ser descartado, doado, emprestado ou até mesmo vendido. O importante é abrir espaço.

Mantenha uma planilha de gastos mensais

Ter uma planilha de gastos mensais é uma boa forma de organizar as finanças. Desta forma você tem um maior controle do seu dinheiro, paga as contas em dia e consegue economizar dinheiro para realizar sonhos e metas financeiras.

Se você ainda não sabe fazer sua planilha de gastos mensais, clique aqui e aprenda.

Responda mensagens e emails

Uma das formas de manter a vida pessoal organizada tem a ver com a maneira como nos comunicamos com o mundo. Responder mensagens e e-mails faz parte deste universo.

Para evitar a desorganização, procure responder suas mensagens com certa rapidez, sempre buscando manter a linha tênue do equilíbrio. Você não precisa se tornar escravo do telefone, das redes sociais e outros meios de comunicação para não deixar acumular emails e mensagens sem respostas.

Uma dica para manter-se organizado neste sentido é estabelecer um horário no dia para fazer estas tarefas. Desta forma você mantém sua vida pessoal organizada e delimita períodos do dia para cada tarefa a ser realizada.

Mantenha bilhetes e lembretes

Este hábito é útil para qualquer pessoa mas, para os esquecidos, é ainda melhor. Bilhetes colados no espelho do banheiro, na porta do quarto, na carteira ou no carro podem ajudar a lembrar de eventos, tarefas e outras coisas a cumprir – facilitando na organização da agenda e no cumprimento das tarefas.

Uma outra alternativa é acertar o alarme do celular com um nome específico para cada tarefa. Se você precisa tomar um remédio em determinada hora, por exemplo, pode colocar o alarme para despertar para não se esquecer. Se precisa ligar para um amigo ou finalizar um trabalho, os bilhetes ou alarmes também podem lhe ajudar.

Mantenha um bloco de anotações sempre por perto

Algumas pessoas preferem realizar anotações diretamente no celular, enquanto outras gostam de ter um caderno ou bloco de anotações – que não depende da bateria para ser utilizado. Qualquer que seja sua opção, mantenha sempre à mão uma ferramenta de anotações para quando tiver alguma boa ideia ou para lembrar de um compromisso.

Evite a procrastinação

Adiar um compromisso ou tarefa importante é apenas uma forma de passar mais tempo pensando a respeito disso e em todo o processo de resolução. Por isso, o melhor a fazer para manter uma vida pessoal organizada é não procrastinar.

Se você possui uma tarefa ou compromisso que deve ser finalizado, procure organizar-se para fazê-lo de uma vez. Assim você se livra do incômodo e libera espaço mental e energia para outros compromissos do seu dia.

Faça um pouco por dia

A desorganização da casa e do espaço de trabalho pode mostrar muito a respeito de como nos sentimos e sobre nossa produtividade. Um espaço muito bagunçada e com itens espalhados por toda a parte raramente pode ajudar a criar foco e paz na mente.

Por isso, o melhor a se fazer é conseguir uma pequena brecha de alguns minutos diariamente para guardar objetos fora de lugar, lavar a louça e realizar outras pequenas tarefas domésticas que, se não acumuladas, tornam a limpeza da casa e a organização de qualquer ambiente muito mais simples.

Evite atrasos

Se organizar também tem a ver com pontualidade. Por mais que exista este consenso de que muitos brasileiros se atrasam – e por mais que o comportamento seja praticamente aceitável em nosso país, este é um comportamento que deve ser revisto.

O seu tempo é precioso – assim como o tempo das outras pessoas. Por isso, organize-se sempre que tiver um compromisso com alguém ou um trabalho a entregar, a fim de não se atrasar. Desta forma, você consegue organizar seu dia a dia e antecipa-se a qualquer imprevisto.

Ao manter sua vida pessoal organizada você consegue ter o controle da própria vida. Como resultado, você pode ter mais tempo, espaço e energia para focar-se em outros projetos, ter momentos com a família e também relaxar e se divertir.

Por isso, se você ainda não tem uma vida pessoal organizada, este pode ser o momento certo de seguir estas dicas e organizar o seu dia a dia!

Você gostou deste artigo? Leia também sobre as 7 dicas para aliviar o estresse no dia a dia.

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

 

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *