Viajar com a família e ter um momento para relaxar e se divertir é o desejo de muita gente. Afinal, todo muito merece uma pausa no trabalho e nos afazeres do dia a dia para passar bons momentos ao lado de quem se ama.

Qualquer planejamento de viagem em família, no entanto, costuma esbarrar em um obstáculo bastante comum: o dinheiro. Surge, neste momento, a grande dúvida: como viajar sem estourar o orçamento familiar? Pode parecer incrível, mas saiba que muita gente deixa de viajar por não saber responder a esta pergunta.

Por mais difícil que esta tarefa possa parecer, é possível sim viajar sem estourar o orçamento familiar e aproveitar bons momentos em família sem precisar se preocupar tanto com o dinheiro. Continue a leitura do artigo de hoje e confira algumas dicas de como realizar uma viagem com a família sem atrapalhar sua organização financeira.

Acompanhe!

Faça um planejamento

Se você planejar com calma, poderá conseguir oportunidades melhores para sua viagem – como descontos em passagens aéreas ou promoções em hospedagem – e economizar um bom dinheiro. Além disso, planejando a viagem em família antecipadamente você tem mais tempo para se organizar – em termos financeiros – e juntar dinheiro para atingir este objetivo de curto ou médio prazo.

Por isso, para viajar sem estourar o orçamento familiar, não se esqueça de planejar-se! Este é o primeiro e principal passo para garantir suas merecidas férias sem abrir mão do seu conforto financeiro.

Guarde dinheiro mensalmente

Se viajar nas férias é um objetivo certeiro e você já fez seu planejamento, é chegado o momento de guardar um pouco de dinheiro todos os meses. Assim, você não precisará parcelar os valores gastos com a viagem e conseguirá juntar o valor necessário para realizar a viagem se preocupar com boletos ou parcela no cartão de crédito.

Essa dica vale para qualquer outro objetivo e também para a formação da reserva de emergência. Afinal, fica difícil viajar tranquilo sem ter um montante reservado para situações emergenciais diversas – seja antes, durante ou depois da viagem.

Evite o crédito

O parcelamento é um fator que atrapalha não apenas sua construção de patrimônio, mas também o planejamento financeiro. Para viajar sem estourar o orçamento familiar, o melhor é evitar, sempre que possível, utilizar o cartão de crédito e outras formas de parcelamento.

Você pode separar o cartão de crédito para utilizá-lo somente em casos de necessidade – como, por exemplo, para aquelas compras que exigem pagamento via cartão, como as passagens aéreas adquiridas online. Até mesmo nesta situação, entretanto, vale a pena acumular o valor necessário para pagar a compra, de modo que você não precise se comprometer com pagamento de montantes de dinheiro que você ainda não recebeu.

Pesquise preços

Na hora de viajar, é importante pesquisar os preços antes de tomar as decisões. Este hábito é bastante saudável e permite que você faça viagens sem atrapalhar o orçamento da família.

Os preços de passagens áreas, por exemplo, podem variar muito de uma companhia para outra, assim como podem ser alterados de acordo com o período da viagem e até mesmo os dias da semana nas quais são adquiridas. Em geral, quanto mais em cima da hora você deixa para comprar as passagens, mais caras elas podem sair.

Planeje-se e procure adquirir os serviços necessários para suas próximas férias em família com certa antecedência, pesquisando preços e aguardando boas oportunidades de negócio. Aproveitar cupons de desconto e buscar ofertas online pode ser uma excelente maneira de economizar e viajar sem estourar o orçamento familiar.

Faça escolhas mais baratas

Se for possível, viaje fora da alta temporada. Somente tomando esta decisão é possível economizar uma boa quantia de dinheiro. Se não for possível conciliar as férias de todos os membros da família na baixa temporada, entretanto, você também pode buscar outras alternativas para manter sua viagem dentro do orçamento.

Uma destas alternativas é viajar para destinos mais baratos. É possível fazer uma viagem muito agradável sem precisar ir para os lugares mais caros do mundo. Quer saber como? Então clique aqui e confira 15 destinos nacionais econômicos para férias com a família.

Opte por atividades gratuitas

Uma vez no destino de viagem, você pode optar por programas gratuitos para economizar e não estourar o orçamento destinado a este propósito. Sempre há algo que se possa fazer gratuitamente em um lugar diferente – onde tudo é novidade. Às vezes, passear pelas ruas, observar as pessoas que moram no local e tirar muitas fotos podem ser atividades bastante interessantes em um ambiente novo.

Antes de chegar ao seu destino, confira também as opções de passeios gratuitos que a cidade oferece: pode ser a visita a um ponto turístico, a uma praia, um parque; museus também têm entrada gratuita em alguns lugares do mundo e em determinados dias da semana.

Com planejamento e organização você consegue viajar sem estourar o orçamento familiar e ter momentos muito agradáveis com a família sem se preocupar com dinheiro!

Você gostou do artigo de hoje? Então aproveite e assine nossa newsletter!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *