A maior parte das pessoas, em algum momento, já experimentou a sensação de acordar bem tarde – às vezes até depois do horário do almoço – em um período de férias ou no final de semana. E, nestas situações, apesar de o corpo ter descansado tempo suficiente, o cansaço mental se prolongou por todo o dia – fazendo com que a pessoa se sentisse menos produtiva.

Se você ainda não passou por essa situação, pode já ter vivido a experiência de precisar acordar cedo para trabalhar – e precisar render durante o dia – mesmo sem ter tido uma boa noite de sono. Noites curtas e mal dormidas, por exemplo, parecem fazer o dia se arrastar lentamente, enquanto você sobrevive em meio a uma maré de cansaço.

Estas situações, apesar de distintas, têm um resultado em comum: a falta de um adequado período de descanso. O problema, no entanto, pode ser resolvido de maneira simples no dia a dia, basta colocar alguns hábitos em prática.

Quer saber como? Então continue a leitura e conheça 9 dicas para acordar mais cedo e tornar o seu dia muito mais produtivo!

A importância de dormir bem

Quando dormimos bem, acordar cedo pode trazer uma sensação de disposição, ânimo e vontade de produzir mais. Por outro lado, quando dormimos mal ou dormirmos muito, o resultado pode ser muito negativo e, entre outros efeitos, tem o poder de sugar nossas energias e nossa produtividade por um bom período de tempo.

Dormir bem e manter o costume de dormir e acordar cedo podem ser ferramentas fundamentais para viver um dia a dia mais leve e aumentar a produtividade. Para muitas pessoas, no entanto, manter esta rotina não é assim tão fácil.

Confira a seguir 9 dicas para acordar mais cedo que podem ajudar você a manter hábitos de descanso mais saudáveis e saiba como transformar seu dia a dia e ganhar em produtividade.

1. Coloque o sono em dia

Não é recomendado que se recompense as horas de sono perdidas ao longo da semana no final de semana, por exemplo. Mas se você anda em um nível de estresse alto, cansaço e muitas noites de sono de poucas horas, talvez o método mais eficiente de relaxar seja descansar e dormir o quanto for necessário.

Mas atenção: após colocar o sono em dia, você precisa acertar seus horários para dormir entre 7 e 8 horas por noite – período de sono mais recomendado por especialistas.

2. Desista do “modo soneca”

Ativar o “modo soneca” – aquele no qual o alarme toca diversas vezes a cada 5 ou 10 minutos ao longo da manhã – pode ser prejudicial para qualquer um. Deste modo, você não se permite levantar de uma vez, mas também não consegue dormir mais um pouco de forma efetiva, pois o cérebro não descansa com o alarme tocando continuamente.

Por isso, crie o hábito de acordar com o primeiro toque e já levante. Isso ajuda a criar disposição para todo o dia. Se for preciso, coloque o alarme longe da cama, de modo que você precise levantar-se para desligar o alerta.

3. Tome um banho matutino

Uma boa dica para quem tem dificuldades de acordar cedo é criar o hábito de tomar um banho logo pela manhã. Isso pode significar ter de acordar uns minutos antes para adequar o banho à sua rotina, mas pode ser muito eficiente e benéfico para o seu dia a dia.

A sensação de dinamismo e de acordar para valer após um bom banho pode tornar a sua manhã mais produtiva.

4. Crie bons hábitos noturnos

Se você decidiu acordar cedo, seja pelos horários do trabalho ou por preferir o horário da manhã para realizar suas tarefas, precisa se focar em dormir cedo e ter uma boa noite de sono. Isso inclui desligar os equipamentos sonoros e de luz, como a televisão, abajur e não utilizar o celular na hora de dormir.

Crie um ambiente relaxante e convidativo para descansar à noite. Não tomar cafeína e outras bebidas estimulantes à noite é um dos hábitos noturnos mais positivos para o seu bem estar e para um dia mais produtivo na manhã seguinte.

5. Encontre uma boa razão para acordar

Ouvir o alarme pela manhã e arrastar-se para fora da cama para ir a um trabalho do qual não se gosta muito é um cenário bastante incômodo. Agora, imagine ouvir o alarme e pular da cama para arrumar suas malas para aquela viagem que terá início em poucas horas; ou, para quem gosta de futebol, ter de acordar cedo para assistir a um importante jogo da Copa do Mundo – em outro fuso horário. Um cenário bastante distinto, não é mesmo?

A questão em pauta aqui é que sempre é possível encontrar alguma razão para acordar mais cedo com ânimo, disposição e vontade. Basta descobrir o que pode motivar você de forma efetiva a acordar mais cedo e ter um dia melhor e mais produtivo.

Descubra qual é a sua motivação positiva e mantenha-se focado nela todos os dias.

6. Abra a janela

Abrir a janela ao acordar pode ser uma dica preciosa para acordar mais cedo com disposição e ter um dia mais feliz e produtivo. Logo que tocar o alarme, tenha o hábito de sair da cama e abrir a janela do seu quarto.

A luz matinal do dia ajuda a espantar o sono e trazer mais ânimo para qualquer um. Experimente!

7. Tome uma xícara de café

O café é uma bebida estimulante e muita gente já tem o hábito de tomar uma xícara pela manhã. Porém, se você ainda não tem o costume de beber café depois de acordar, talvez seja o momento de rever sua rotina.

Tomar uma xícara de café antes de sair de casa pode ajudar você a despertar e ter mais energia para enfrentar o dia que começa.

8. Faça exercícios físicos

Uma das principais dicas para acordar mais cedo e com mais dinamismo é implementar no dia a dia uma rotina diária de exercícios físicos – ainda que por poucos minutos. Isso aumenta a adrenalina logo cedo e ajuda a criar maior disposição para o restante do dia.

Já os exercícios antes de dormir, por outro lado, podem espantar o sono e dificultar sua capacidade de dormir cedo. Por isso, fique atento aos horários dos seus exercícios diários. Eles podem estar impactando – positiva ou negativamente – no seu dia a dia sem que você perceba!

9. Organize-se

Organizar-se é uma dica fundamental para quem deseja acordar bem pela manhã e ter um bom dia. Para isso, tenha como regrar preparar, na noite anterior, tudo o que precisará pela manhã – a fim de tornar o período matutino mais prático.

Você pode deixar organizado o material do qual necessita, por exemplo, para o trabalho ou estudo ou já escolher as roupas que irpa usar. Com isso, você também conseguirá ter uns minutos a mais na cama e, apesar de acordar mais cedo, ter mais disposição para se levantar e encarar os desafios do dia que se inicia.

Seguindo estas dicas para acordar mais cedo você conseguirá habituar-se a acordar pela manhã sem muito esforço e conquistar uma rotina mais produtiva. Ainda precisa de mais dicas para ter uma boa noite de sono? Então clique aqui e leia nosso artigo sobre o assunto!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *