Está com a impressão de que está faltando horas no seu dia para conseguir dar conta de tudo? Essa é uma sensação bastante comum nos tempos agitados de hoje. Mas sabia que isso pode estar acontecendo porque não aprendeu como aproveitar melhor a internet?

Em média, as pessoas passam um pouco mais de 2 horas do dia em mídias sociais, como mostra esta pesquisa (em inglês). Ou seja, você pode estar desperdiçando 2 horas dos seus dias apenas olhando para o celular ou computador.

Dificilmente estas horas são aproveitadas com conteúdos que educam ou entretêm. Na realidade, o provável é que você esteja apenas a ver conteúdo que o deixa mais ansioso. Além disso, a sensação de que estão todos bem (menos você) pode agravar uma autoestima baixa, que, certamente, é ruim para a sua carreira.

Por isso, nesse artigo você encontrará 8 dicas que vão lhe mostrar como aproveitar melhor a internet no PC e celulares. Alguns destes macetes também facilitarão a melhorar desempenho da rede local e, consequentemente, a velocidade da internet. Afinal, algumas vezes o problema não está no conteúdo, mas nos problemas para se manter conectado.

Confira abaixo!

1. Desligue a internet quando precisar fazer algo importante

Está com alguma tarefa cujo prazo está perto de acabar e não pode mais tolerar distrações? Então essa é a hora para tirar seu modem da tomada e começar a trabalhar apenas no que precisa fazer.

Se é um empreendedor digital e precisa da internet para trabalhar, use aplicativos que bloqueiam seu acesso à mídias sociais ou a portais de notícias. No celular, ative o modo avião ou o desligue completamente para evitar interrupções

Veja, abaixo, dois exemplos de aplicativos que permitem bloquear seu acesso às mídias sociais temporariamente.

1. Offtime

Disponível para celulares, o Offtime usa o princípio do mindfulness para lhe ajudar a cumprir suas tarefas mais urgentes. Nele, você define um intervalo de tempo no qual todas as notificações do seu aparelho estão bloqueadas, sejam mensagens, jogos ou aplicativos.

Também é possível salvar diversas configurações e deixá-las agendadas para horários específicos do dia. Quer largar o celular e dedicar mais tempo para a família à noite? Então pode programar um bloqueio com o Offtime nas últimas horas antes de dormir, por exemplo.

Baixe o Offtime no Android ou iPhone.

2. Cold Turkey

Essa extensão para navegadores funciona tanto para quem usa computadores Windows ou Mac. O Cold Turkey permite estabelecer horários nos quais acessos a determinadas páginas ficam bloqueados, de maneira que consegue focar no trabalho e ser mais produtivo.

É interessante notar que o Cold Turkey pode até mesmo impedir que acesse qualquer outra coisa no seu computador, apenas a página onde está trabalhando.

2. Não acredite em ofertas milagrosas

Anúncios patrocinados estão por todo o ecossistema da internet. Ou seja, não importa se usa mais o WhatsApp, Google ou Facebook. Alguns destes anúncios parecerão milagrosos.

Mas a internet não é um lugar para milagres. Por isso, não acredite em ofertas milagrosas ou promessas de dinheiro rápido. Se algo parece bom demais para ser verdade, pode ser que seja uma cilada.

3. Navegue por abas

Se ainda não está muito familiarizado em usar a internet, talvez ainda não saiba que pode abrir diversas abas em uma mesma janela, o que ajuda muito a aproveitar melhor a internet. Isso mesmo! Não precisa abrir outra janela do navegador para acessar outro site.

Em navegadores para computador mais populares como o Google Chrome, a combinação de teclas Ctrl+T abre uma nova aba, mantendo a antiga. Para alternar entre abas, use a combinação Ctrl+Tab.

Na versão do browser para Android, clique no ícone em forma de três pontos verticais no canto superior direito da tela. Em seguida, selecione a opção Nova Guia. Para selecionar diferentes guias, basta clicar no quadrado com um número, ao lado do mesmo ícone em três pontos.

4. No computador, aprenda atalhos do teclado

Nos primórdios da computação, a navegação era toda feita através de linhas de comando no teclado. Atualmente, o mouse ou trackpads são a melhor forma de navegar pelo computador e, consequentemente, por sites na internet.

Porém, usar combinações de teclas em conjunto com o mouse tornam sua navegação bem mais rápida, o que, com certeza, lhe ajudará a poupar tempo e aproveitar melhor a internet.

Veja, abaixo, alguns dos principais atalhos ativados por combinações de teclas.

Melhores atalhos para usar no navegador

  • Ctrl+F: abre uma barra de busca, permitindo encontrar uma palavra ou frase na página;
  • Ctrl+D: salva uma página nos Favoritos do navegador;
  • Ctrl+W: fecha a janela que estiver usando (e todas as abas abertas nela);
  • Ctrl +: aumenta o zoom da página;
  • Ctrl –: diminui o zoom da página;
  • F5: recarrega a página atual.

5. Pense bem onde irá instalar o roteador

Um equipamento de vital importância, o roteador é peça fundamental para quem pensa em como melhorar a internet Wi-Fi. Isso acontece porque é ele quem transmite o sinal que seus aparelhos irão receber.

Por isso, é importante colocá-lo em um local central da casa, de maneira que o sinal alcance todos os aparelhos de sua casa. Computadores, notebooks, celulares e até videogames precisam estar relativamente perto do roteador para não capturar um sinal fraco.

É recomendado que o roteador seja instalado em um local central e elevado da casa, mas longe dos aparelhos fixos de telefone ou microondas.

Alternativa: use internet cabeada!

Pode parecer uma solução antiquada, mas, na verdade, a velocidade da sua internet, quando conectada a um roteador por cabo, é mais rápida do que pelo Wi-Fi. Afinal, o sinal sem fio fica mais fraco com a distância e sofre interferência de outras ondas.

Já a conexão por cabo é direta e sem empecilhos. Considere conectar seu principal aparelho pela rede cabeada para aproveitar melhor a internet.

6. Troque seu roteador após alguns anos

A tecnologia de internet sem fio é atualizada com frequência, com novas e mais rápidas versões sendo lançadas de tempos em tempos. Se já está há cerca de 5 anos com o mesmo roteador, pode ser uma boa ideia trocar o equipamento.

Afinal, aparelhos mais antigos eventualmente não conseguem transmitir novos padrões, mesmo que tenha uma excelente assinatura de internet. Por isso, não pense apenas em trocar de computador ou smartphone, mas também de roteador.

7. Atualize seus aparelhos e navegadores

Novas atualizações trazem melhorias na performance e na segurança dos seus aparelhos ou programas. Por isso, não fique muito tempo sem atualizá-los.

Algumas vezes, sua velocidade de internet pode estar baixa por conta de atualizações que deixou de fazer ou programas maliciosos que entraram em seu computador.

8. Limpe o cache do seu navegador

Assim como o computador ou o celular, seu navegador baixa arquivos temporários de sites, com o propósito de tornar seu acesso mais rápido quando retornar.

Isso pode parecer vantajoso à primeira vista. Mas, com o excesso, a performance do seu aparelho acaba sendo afetada pela grande quantidade de arquivos temporários. Por isso, acesse periodicamente as configurações de seu navegador e peça para que ele limpe o cache e arquivos temporário.

Gostou das dicas para aproveitar melhor a internet? Então compartilhe as dicas com seus amigos em suas redes sociais e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos de qualidade diretamente no seu email!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *