Você já contou quantos pensamentos tem ao longo de um dia? Ou mesmo em um único minuto? Se você ainda não fez este teste mas tenha interesse em tentar, acredite: é possível que você descubra números serão impressionantes de pensamentos e ideias que surgem em sua mente a cada instante.

Estamos acostumados a viver com uma espécie radio interno constantemente ligado, conversando, gritando, criando, julgando, dando palpites ou lembrando de coisas que temos de fazer no dia a dia. E, apesar de a mente funcional e consciente ter suas utilidades, o exagero da quantidade de pensamentos o tempo todo apenas frustra nosso cotidiano.

Por outro lado, podemos imaginar um monge zen budista – acostumado a meditar e manter a mente completamente limpa – e nos perguntar: “como isso é possível”? De que maneira, afinal de contas, é possível atingir este patamar de limpeza mental?

É importante que você saiba que não é preciso ser um monge budista ou atingir o nirvana para conseguir uma limpeza da mente. A Técnica Mindfulness, por exemplo, pode permitir a você ter ótimos progressos em todas as áreas de sua vida, além de tranquilidade e maior sensação de bem estar.

Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar um pouco sobre o que é e como funciona a Técnica Mindfulness e de que maneira ela pode ajudar limpar sua mente se aplicada no seu cotidiano. Acompanhe!

A Técnica Mindfulness

Mindfulness é um conceito que existe desde o começo dos tempos, mas o entendimento como uma técnica disseminada no ocidente se deu por Jon kabat-Zinn, cientista e médico. Seu primeiro programa de Consciência Plena aconteceu em 1979, na Escola de Medicina de Massachussets.

Foi nessa época que ele criou o Mindfulness Based Stress Reduction, um programa para aliviar a mente. O médico, que é autor de diversos livros sobre o tema, se baseou no zen budismo para sistematizar sua técnica – a qual chamamos hoje de Técnica Mindfulness.

Mas, afinal, o que é Mindfulness?

O termo em inglês –atenção plena, em tradução livre – refere-se a uma forma de limpar os resíduos mentais que ficam em nossa mente a todo instante. A técnica consiste em fazer um esforço consciente para estar por completo no momento presente, e não simplesmente tendo pensamentos diversos, aleatoreamente.

Por mais incrível que pareça, nossos pensamentos ditam as experiências que temos, de modo que acabamos por não viver muitas das situações por completo. A ideia do mindfulness é justamente permitir que você se desprenda dos pensamentos e consiga apenas existir, em silêncio mental.

Os benefícios da mente livre

Ter a mente livre de pensamentos traz à tona a atenção plena, que é a atenção no momento presente. Você pode escutar os sons ao seu redor, sentir as batidas de seu coração, prestar atenção as coisas que vê e sente no momento presente – tudo isso sem julgamentos, sem olhar para os objetos pensando se são bonitos ou feios, sem lembrar de horários e compromissos. É dar-se um instante para apenas ser.

Com a Técnica Mindfulness, você pode experienciar um momento magnífico. Mas não é só isso: os benefícios são inúmeros para o seu dia a dia em caso de aplicação desta técnica no seu cotidiano.

Você pode, por exemplo, desenvolver mais foco e, consequentemente, ter mais produtividade nos mais diversos setores da sua vida – seja ela profissional ou pessoal. Manter a mente livre também pode ajudar a resolver questões e encontrar soluções certas para algo que você precisa decidir.

A Técnica Mindfulness também ajuda na redução de peso, redução da pressão arterial e na manutenção do equilíbrio do organismo.

Como praticar o Mindfulness?

Para começar a praticar a Técnica Mindfulness é preciso, em primeiro lugar, determinar um momento para isso. Não é necessário ser um período longo: comece com 5 minutos por dia.

Se for muito difícil no começo, até você se adaptar, utilize o método Kaizen. Tente praticar esta técnica por apenas um minuto diariamente e vá aumentando este tempo conforme for se sentido confortável.

Você pode procurar um local confortável para sentar, um momento de quietude e deixar-se existir em silêncio por um momento. Depois disso, comece a arriscar a técnica a qualquer momento do seu dia a dia.

É importante lembrar que Mindfulness não é um estilo de meditação zen, que requer um período de tempo específico ou um local certo. Você pode praticar a mente livre e a atenção plena a qualquer instante, em qualquer lugar.

Você pode fazer isso durante uma caminhada no parque, na ida ao trabalho, enquanto escova os dentes, cinco minutos antes de dormir ou enquanto toma banho. Apenas os segundos que usa para lavar as mãos na pia também podem ser o suficiente para simplesmente ouvir o som da água e sentir as gotas de água e sabão nas mãos.

É possível praticar Mindfulness, inclusive. enquanto pratica alguma atividade, como um esporte ou até mesmo o seu trabalho diário. Isto fará sua mente ter o foco pleno na tarefa que está sendo realizada, aumentando por completo suas chances de sucesso na atividade.

Aplicando este conceito no seu dia a dia e praticando a Técnica Mindfulness você poderá manter cada vez mais foco e atenção nas tarefas diárias pessoais e profissionais e conquistar uma vida muito mais tranquila, satisfatória e equilibrada.

Gostou deste artigo? Aproveite e leia também sobre 7 dicas para aliviar o estresse no dia a dia.

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *