Você sabia que algumas empresas que fazem parte da carteira teórica do índice Ibovespa estão sendo negociadas abaixo do seu valor patrimonial no mercado – o que pode indicar que elas estão baratas? É o que sugere um levantamento realizado pela plataforma Comdinheiro no dia 17 de julho de 2020.

Antes de adicionar um ativo na carteira, no entanto, é importante fazer algumas análises para entender se ele vale a pena. É preciso analisar, por exemplo, se a ação está realmente barata, mas também se possui bons fundamentos.

Para avaliar melhor eventuais oportunidades na bolsa é importante conhecer melhor sobre o assunto. Por isso, neste artigo, você conhecerá 8 empresas do índice Ibovespa que estão sendo negociadas abaixo do seu valor patrimonial da bolsa, segundo a Comdinheiro, e entenderá melhor sobre alguns indicadores que auxiliam nesta avaliação.

Confira!

Leitores do portal André Bona têm acesso gratuito à ferramenta por 14 dias. Clique aqui e conheça a plataforma Comdinheiro!

O que é o índice Ibovespa?

Também conhecido como IBOV, o índice Ibovespa é o principal indicador de desempenho médio das cotações das ações negociadas na bolsa brasileira. Ele funciona como um termômetro do mercado de ações.

Uma das formas de saber como está o comportamento da sua carteira de investimentos em ações é fazendo a comparação com o IBOV. Assim, é possível entender se ela está com desempenho pior, melhor ou similar ao índice.

O índice Ibovespa não inclui todas as ações listadas na bolsa. Isso não significa que ele contempla apenas as melhores. O principal fator considerado para que uma empresa esteja ou não no IBOV é a sua liquidez.

O índice é formado por uma carteira teórica composta pelas ações das empresas mais negociadas na bolsa. Não há um número definido de ações que compõem o índice, embora o valor fique em torno de 60 papéis.

A cada 4 meses, essa composição pode mudar, pois o IBOV é revisado. O índice sempre leva em consideração o volume de negociação dos últimos 12 meses. Assim, as 8 empresas listadas aqui fazem parte desse índice porque elas estão presentes nessa carteira teórica.

O que é valor patrimonial?

Entender o que são as ações que estão sendo negociadas abaixo do seu valor patrimonial exige, claro, que se compreenda o que é este indicador, certo?

O valor patrimonial de uma empresa é seu valor contábil. Ele é calculado com base no patrimônio líquido (PL) total da companhia. Essa variável representa a soma de todos os seus bens — como terrenos, áreas industriais, maquinários etc — excluindo os passivos.

O valor patrimonial é diferente do valor patrimonial por ação. No último caso, o indicador reflete a relação entre o patrimônio líquido de uma empresa e o número de ações emitidas. O cálculo é feito dividindo o patrimônio líquido pelo número de ações.

Preço sobre Valor Patrimonial da Ação (P/VPA)

Além do patrimônio líquido, avaliar o P/VPA dos papéis também costuma ser bastante importante em uma análise de fundamentos. Afinal, juntamente com outros múltiplos, este indicador auxilia o investidor a avaliar se uma ação está cara ou barata em relação ao patrimônio que possui.

Vale destacar, no entanto, que este indicador também não deve ser avaliado sozinho.

O que é patrimônio líquido?

Uma das partes fundamentais da gestão financeira das empresas são os demonstrativos contábeis. Eles são ainda mais importantes quando estamos falando de companhias de capital aberto na bolsa. Entre eles, está o patrimônio líquido, que faz parte do balanço patrimonial do negócio.

O patrimônio líquido se refere aos resultados financeiros efetivos da empresa. Ele é calculado pela subtração dos passivos e ativos da companhia. Mas, o que isso significa?

Os ativos de uma empresa são tudo aquilo que ela tem como patrimônio ou direito. Então, consideramos para o cálculo os bens que ela possui e os valores que eventualmente ainda receberá no futuro.

Entre os ativos patrimoniais estão dinheiro em caixa, imóveis, veículos, mercadorias, aplicações financeiras etc. Já os passivos se referem aos custos, às dívidas e às obrigações que a empresa precisa pagar.

Nessa lista, podem estar presentes valores relativos aos ativos, como no caso de compras de bens financiados. Folha de pagamento de funcionários, aluguéis, dívidas com fornecedores, custos com impostos, financiamentos e empréstimos bancários são alguns exemplos de passivos.

Qual a importância do indicador?

Analisar o múltiplo patrimônio líquido é muito importante para os investidores. Ele faz parte da análise fundamentalista de ações e deve ser utilizado por quem deseja avaliar empresas para se tornar sócio delas.

Um dos principais objetivos dessa análise é encontrar empresas sólidas, que tenham condições de crescimento no futuro. Nesse caso, o patrimônio líquido é utilizado como base para o cálculo de outros indicadores fundamentalistas.

Além disso, o indicador demonstra a saúde financeira da companhia. De forma simples, ele permite que o investidor entenda se o negócio está endividado ou obtendo lucro.

Em geral, investir em empresas que estão com o patrimônio líquido negativo pode não ser uma boa ideia. Isso pode indicar problemas financeiros no futuro. No entanto, é importante considerar outras informações antes de tomar uma decisão.

Outro ponto importante é que o indicador ajuda a entender a evolução da empresa. Acompanhá-lo de perto faz com que você tenha uma visão ampliada sobre seus investimentos.

Ele permite entender se o negócio apresentou crescimento nos últimos anos ou se aumentou o endividamento, por exemplo. Uma análise histórica permite tirar conclusões mais eficientes sobre as ações.

As 8 empresas do índice Ibovespa negociadas abaixo do seu valor patrimonial

De acordo com um levantamento realizado em julho pela plataforma de análises financeiras Comdinheiro, 8 empresas que fazem parte do IBOV tinham patrimônio líquido positivo no mês passada. Por isso, todas estavam sendo negociadas abaixo do seu valor patrimonial.

A redução elevada na atividade industrial — resultado da pandemia do coronavírus — refletiu nas empresas do setor de metalurgia. Isso pode explicar por que a Gerdau e a Usiminas estão com o preço de mercado abaixo do valor patrimonial.

A desvalorização das ações não ocorreu apenas no caso da indústria. O lucro do Banco do Brasil, por exemplo, caiu 20% no primeiro trimestre deste ano. Assim, a instituição também aparece na lista.

O investidor que olha para o longo prazo pode encontrar boas oportunidades avaliando alguns indicadores, como o valor patrimonial. Isso acontece mesmo que o mercado ainda sofra com a alta volatilidade e possa cair no curto prazo. No entanto, é necessário fazer análises mais aprofundadas e considerar as ressalvas do mercado.

Quer ter acesso a estes e outros levantamentos sobre o mercado de renda variável? Acesse a plataforma Comdinheiro. Leitores do portal André Bona têm acesso gratuito à ferramenta por 14 dias. Clique aqui e acesse agora!

Confira agora a lista completa com as 8 empresas do índice Ibovespa que estão sendo negociadas abaixo do seu valor patrimonial, segundo a Comdinheiro:

Empresas Nome da Empresa P/VPA Patrimônio Líquido Valor de Mercado
GOAU4 GERDAU MET 0,28 29.375.652.000,00 8.003.819.397,69
EMBR3 EMBRAER 0,36 17.074.569.000,00 6.205.096.700,00
USIM5 USIMINAS 0,59 15.620.043.000,00 9.794.613.715,64
BRML3 BR MALLS PAR 0,82 11.702.244.000,00 9.892.687.530,00
ELET6 ELETROBRAS 0,90 71.524.634.000,00 63.499.644.972,70
GGBR4 GERDAU 0,95 29.324.733.000,00 26.779.917.116,20
COGN3 COGNA ON 0,95 18.298.834.000,00 17.546.268.063,50
BBAS3 BRASIL 0,99 102.220.480.000,00 101.607.687.529,00

 

Quer conferir outros levantamentos como este ou deseja realizar estudos sobre o mercado de renda variável de forma aprofundada e confiável? Então conte com as ferramentas da plataforma de análises financeiras Comdinheiro!

Leitores do portal André Bona têm acesso gratuito à plataforma por um período de 14 dias. Clique aqui e inicie seus estudos!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *