Você já viajou para conhecer alguns dos melhores parques nacionais? Eles são áreas de preservação ambiental, criados com o objetivo de evitar a degradação da natureza.

Por isso, essas regiões também se tornam ótimos lugares para se conectar com o meio ambiente e viver momentos de relaxamento e aventura.

O Brasil está cheio deles e você pode escolher os melhores parques nacionais para conhecer em suas próximas férias. Então, confira nossa lista com 9 lugares para onde vale a pena viajar!

1. Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE)

Ficaria difícil começar por um destino diferente desse, certo? A ilha de Fernando de Noronha é um dos locais mais famosos do nosso país. Muito divulgado por artistas nacionais e internacionais, ela está na lista de desejos de muitos viajantes.

O Parque Nacional Marinho corresponde a 70% dessa região e tem belezas naturais exuberantes. Sem dúvida, é uma ótima escolha para quem busca praias belíssimas, conexão com a natureza e contato com a vida marinha preservada.

Diversos detalhes da administração da ilha deixam claro que a preservação é o grande objetivo. Por exemplo, o turista precisa pagar uma taxa de permanência quando viaja para Fernando de Noronha. Além disso, há restrição de entrada em alguns pontos, permitindo apenas um limite de visitantes por dia.

2. Parque Nacional de Jericoacoara (CE)

Outro parque nacional com praias maravilhosas fica na região de Jericoacoara, no Ceará. Há muitos anos, o local era uma vila de pescadores, mas foi descoberto por turistas e virou um destino famoso para viajantes do Brasil e de outros países.

Por isso, a preservação precisou ser pensada para proteger os ecossistemas. Atualmente, Jericoacoara — Jeri, para os mais íntimos — também cobra uma taxa de permanência.

Outro cuidado importante por lá é que carros de passeio não estão autorizados a rodar pela vila: é preciso deixar em um estacionamento externo e se locomover nos veículos oficiais.

Além das praias, lagoas e outros cenários naturais incríveis, Jericoacoara tem a famosa duna do pôr do sol: onde se vê um dos fins de tarde mais bonitos do Nordeste.

3. Parque Nacional da Tijuca (RJ)

Em meio à dinamicidade da capital do Rio de Janeiro, também encontramos um dos melhores parques nacionais do país. Ele fica da Tijuca e inclui a floresta da Tijuca, a Serra da Carioca, a Pedra da Gávea e o Pretos Forros.

A Pedra da Gávea guarda o símbolo do Rio de Janeiro e um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil: o Cristo Redentor. Mas a região oferece muito mais do que isso. Para quem busca contato com a natureza, a floresta da Tijuca tem mais de cem trilhas para se aventurar.

4.  Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)

Não é segredo para ninguém que a Bahia apresenta atrações variadas e maravilhosas para seus turistas. Além das praias e de muita diversidade cultural, lá também é possível encontrar um parque nacional com muita natureza e turismo de aventura.

A Chapada Diamantina tem inúmeras trilhas, cachoeiras e grutas para fazer a felicidade de turistas com os mais diversos objetivos. É possível se aventurar e relaxar muito nessa região. A Cachoeira da Fumaça, uma das mais famosas de lá, tem incríveis 380 metros de altura!

5. Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)

Nosso próximo ponto de parada fica no Piauí, no parque nacional da Serra da Capivara. Você sabia que ele concentra o maior número de sítios arqueológicos do mundo? Isso mesmo, essa riqueza fica no nosso país — e você pode conhecê-lo em sua próxima viagem.

O parque conta com guias credenciados para levar os turistas até atrações históricas. No Baixão da Pedra Furada, por exemplo, existem passarelas que dão acesso a pinturas rupestres em paredes com mais de 100 metros de altura.

6. Parque Nacional do Iguaçu (PR)

Você certamente já ouviu falar nas Cataratas do Iguaçu. Elas exibem uma beleza natural única e o parque pode ser visualizado tanto pelo lado do Brasil quanto da Argentina — quem já viveu a experiência deixa claro que vale a pena conhecer os dois!

O parque brasileiro é considerado patrimônio da humanidade e apresenta a maior área de Mata Atlântica da região Sul do país. Então, vistas belíssimas não vão faltar. Além desses cenários, as quedas d’água deixam tudo ainda mais deslumbrante.

A tranquilidade da experiência no Parque Nacional do Iguaçu é garantida pela estrutura do local. Os turistas caminham por passarelas que percorrem o parque e os deixam mais perto das atrações.

7. Parque Nacional da Serra do Cipó (MG)

Em Minas Gerais você vai encontrar mais uma ótima opção para se encantar com as belezas naturais brasileiras. O parque Serra do Cipó fica a uma distância de 100 km de Belo Horizonte e tem 33.800 hectares de contato com o meio ambiente preservado.

Um destaque da região são as diversas espécies de fauna e flora brasileiras — algumas ameaçadas de extinção. O parque também tem várias piscinas naturais de água cristalina que convidam para um mergulho. Sem falar nas cachoeiras, cânions e cavernas do local.

8. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA)

Se você gosta de sol e água, os Lençóis Maranhenses são o local ideal para incluir na sua lista de viagens. A beleza natural de lá é muito diferenciada, marcada por dunas, manguezais e lagoas de água transparente.

Olhando por determinados ângulos, o cenário parece desértico. Está aí mais uma atração do local: o turista geralmente volta para casa com fotos incríveis.

Para aproveitar o melhor do parque, procure fazer sua viagem entre os meses de maio e agosto. Esse é o período de cheia das lagoas.

9. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO)

Quem busca conhecer mais profundamente a natureza do Brasil tem outro destino certo: Goiás. Nesse Estado você vai encontrar a Chapada dos Veadeiros, famosa por suas formações rochosas e cachoeiras.

O parque fica a 230 km de Brasília e se destaca como destino para os mais aventureiros. Isso porque as trilhas são enormes e exigem uma boa dose de preparo físico para viver tudo que o local oferece.

Agora você conhece 9 dos melhores parques nacionais brasileiros. Planeje suas próximas férias com essas opções de destinos incríveis.

Não há nada como relaxar no contato com a natureza e viver aventuras que só um local preservado pode oferecer. Aproveite!

Quer viajar com economia? Confira nossas dicas para fazer isso em qualquer época do ano!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *