Viajar é um dos mais incríveis prazeres da vida. Cada viagem proporciona memórias inesquecíveis e, sem dúvidas, uma insaciável vontade de viajar de novo.

Mas, ao mesmo tempo em que o prazer proporcionado por uma viagem – seja ela de férias ou apenas de final de semana – é enorme, é comum também que as viagens tragam aos viajantes um pouco de estresse e diversas dificuldades, seja antes, durante ou depois do passeio. Problemas com custos, bagagens, passeios e infraestrutura em geral são algumas das dificuldades que podem aparecer em qualquer viagem.

Se você souber contornar bem estas dificuldades e pequenos desgastes, no entanto, suas viagens podem se tornar muito mais fáceis, leves e ainda melhores para você e para todos que viajarem em sua companhia. Quer saber como? Então confira no artigo de hoje 6 dicas de ouro para viajar mais e melhor ao longo dos anos, aliando o prazer de fazer uma viagem com a qualidade e a tranquilidade que ela deve proporcionar a cada um.

1. Aproveite os aplicativos

A tecnologia proporcionou aos viajantes uma série de benefícios na hora de programar e de realizar qualquer viagem. Os aplicativos de viagens são um exemplo desta evolução.

Hoje, existe uma infinidade de aplicativos que conseguem nos auxiliar das mais diversas maneiras em uma viagem, como ajudar a descobrir o clima do seu destino, fazer a malas, aprender um novo idioma para se comunicar em outro país, auxiliar na tradução de palavras, na escolha do roteiro, entre tantos outros. Existem, ainda, os aplicativos que ajudam a encontrar descontos em hotéis, em passagens aéreas e até mesmo em restaurantes.

Para viajar mais e melhor ao longo dos anos, aproveitar tudo o que estes aplicativos podem oferecer é sempre uma boa opção.

Se bem utilizados, estes aplicativos podem ajudar você a economizar tempo e dinheiro e a preparar boas viagens sem estresse.

2. Saia do circuito popular

Uma forma de aproveitar bem suas viagens e viajar mais e melhor ao longo dos anos é deixar um pouco de lado os destinos mais populares de viagem e experimentar um local com um pouco menos de turistas. A não ser, é claro, que milhares de turistas por metro quadrado seja exatamente o que você quer experienciar.

Mas, para quem prefere um pouco mais de liberdade, seguir o contra-fluxo pode ser uma boa ideia e você pode descobrir lugares encantadores no mundo a partir desta escolha. Você não precisa deixar de visitar os lugares populares dos seus sonhos, pode apenas evitar as altas temporadas e feriados, nos quais todos os turistas têm a mesma ideia de visitar aquele lugar tão popular.

Você pode planejar uma visita em uma época mais calma do ano, na qual se possa aproveitar melhor os locais e conhecer melhor o comportamento dos moradores. Desta forma você também evita o estresse e algumas dificuldades que poderiam aparecer em um cenário de alta temporada.

3. Desconecte um pouco as redes sociais

Você não precisa ser um eremita para aproveitar uma viagem. Mas fotografar, filmar e postar o tempo todo nas redes sociais o que você faz nas viagens pode ter um lado negativo.

Este hábito pode ser muito bacana para manter recordações vívidas nas suas redes sociais e compartilhar experiências com amigos, mas também fazer você perder o momento presente e não aproveitar o que está vivenciando em sua viagem.

Uma opção para não perder os melhores momentos de cada um de seus passeios e viajar melhor é fotografar e filmar o que você desejar e deixar para postar nas redes sociais somente quando você voltar de viagem. Se você não consegue desconectar das redes sociais, procure fazer uso deste recurso com moderação durante a viagem. Assim você terá muito mais tempo para aproveitar sua viagem!

4. Pratique o minimalismo

O quanto menos você leva em uma viagem, mais fácil este passeio se torna. É muito comum ter um grande trabalho para fazer a mala de viagem, viajar e, quando voltar, descobrir que se usou menos itens do que o necessário.

Para evitar este problema – e economizar muito mais tempo antes, durante e depois da viagem, uma dica é praticar o minimalismo. Cheque o que, de fato, é preciso ser carregado, em termos de roupas e outros tipos de acessórios e objetos para seu uso.

Aquilo que estiver demais dentro da mala, deixe em casa. Carregar malas enormes e pesadas só deixa a viagem mais complicada e lhe traz transtornos. Portanto, pratique o minimalismo e leve apenas o essencial.

5. Repense suas alternativas

Outra das dicas para viajar mais e melhor ao longo dos anos é pensar fora da caixa. Se você quer viajar, mas acaba se detendo por conta dos preços, pode pensar em alternativas de roteiros ao invés de cancelar o sonho de viajar sempre.

Em vez de uma alta temporada em um local badalado, em um hotel caro, pense e abra-se para outras possibilidades. É possível se hospedar em um hostel, alugar um quarto ou apartamento por meio do Airbnb, por exemplo, ou mesmo buscar hospedagem na casa de um morador, através do couchsurfing.

Existem aplicativos para carona de turistas e até sites que disponibilizam hospedagem e alimentação gratuitos em diversos lugares do mundo em troca de mão-de-obra do viajante durante o período da viagem. As opções são quase ilimitadas para quem busca viajar. Basta se abrir para o novo.

Se você é mais reservado e não pensa em realizar algum trabalho durante a sua viagem, existem inúmeros hotéis, pousadas e casas ou apartamentos para serem alugados em praticamente todos os destinos de viagem do mundo. Pesquise e escolha aquela opção que atenda aos seus objetivos e que caiba no orçamento.

6. Siga a sua vontade

Na hora de viajar, programe-se para fazer o que você tem vontade. Muitas cidades possuem pontos turísticos famosos, que atraem turistas de todo o tipo e de todo o mundo. Mas a verdade é que, apesar de ser prazeroso ou emocionante visitar um ponto famoso, nem sempre o local pode ter a ver com você.

Existe um certo consenso de que um turista deveria ter obrigação de conhecer os pontos turísticos mais famosos, mas isso não precisa ser a verdade. Pesquise sobre o local da sua viagem e veja o que ele tem a oferecer que possa ser interessante para você.

Priorize visitar os pontos do seu interesse, mais do que o que as outras pessoas sugerem que você deveria fazer. Você poderá se surpreender com a quantidade de lugares fantásticos que existem para se conhecer e que não estão listados nos roteiros das agências de turismo.

Seguindo estas dicas você conseguirá organizar melhor sua viagem e evitará aborrecimentos antes, durante e depois de cada passeio. Se você não tem o costume de viajar, estas dicas podem ser ainda mais importantes para lhe dar um impulso inicial e fazer você viajar mais e melhor ao longo dos anos.

E você, tem alguma outra dica para viajar mais e melhor, aproveitando tudo o que uma boa viagem pode lhe proporcionar? Então deixe seu comentário e compartilhe conosco suas dicas!

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *