Trabalhar com o que ama pode ser a solução para você se sentir realizado na sua vida financeira e profissional. Você já parou para pensar nisso?

Em uma sociedade na qual muitos colocam o dinheiro à frente de tudo, quem prioriza a paixão pessoal costuma ser taxado de corajoso. Contudo, encontrar a realização profissional pode ser o empurrão que você precisava para ser bem remunerado e ter o sucesso financeiro desejado.

Quer conhecer 9 motivos para trabalhar com o que se ama? Então acompanhe este post e confira!

A verdade sobre trabalhar com o que gosta

Você provavelmente já ouviu a frase “trabalhe com o que você ama e nunca mais terá que trabalhar na vida”. Apesar de trazer uma mensagem muito importante, ela costuma ser dita sem que ao menos haja uma reflexão sobre o assunto.

De fato, ela é verdadeira, pois a nossa profissão é o que costuma ocupar a maior parte de nossas vidas, não é mesmo? Logo, ela tem um papel fundamental para definir se fomos felizes ou não.

Contudo, trabalhar com o que ama não é sinônimo de prazer a todo momento! Por mais que ame seu ofício, também passará por situações difíceis. Possivelmente, você também trabalhará mais. Até porque sentirá a necessidade de se desafiar, aprimorar o que faz e por desejar melhores resultados.

Logo, é preciso ter cuidado ao escutar essa frase, pois laborar com o que deseja exige esforço e dedicação, principalmente se seu intuito é empreender. Por isso, é importante ter cuidado para não se frustrar.

Apesar desses aspectos, trabalhar com o que se ama ainda é a melhor alternativa. Descubra 9 motivos para isso a seguir!

9 Motivos para trabalhar com que se ama

Escolher trabalhar com o que ama traz diversos benefícios para sua saúde mental, felicidade profissional e realização pessoal. Veja a seguir 9 motivos para fazer o que sempre gostou.

1.Melhora a utilização do tempo

O tempo é mais precioso do que o dinheiro. Isso porque, enquanto esse último é recuperável, o primeiro não. Você já pensou nisso?

Quando você trabalha com o que não lhe agrada, a sensação de tempo perdido pode ser frequente. Por outro lado, ao trabalhar com o que ama, você acredita que seu tempo foi mais bem utilizado.

2.Diminui a probabilidade de desenvolver transtornos

Quem está feliz com o que faz consegue liberar o hormônio do prazer, a serotonina. Além disso, transtornos como ansiedade e depressão, que são comuns no dia a dia de diversos profissionais, podem ser menos propensos a aparecer, aumentando a qualidade de vida.

3. Aumenta as chances de melhor remuneração

Quando se está cansado do que faz, os resultados dificilmente aparecem. Além disso, se você trabalha em equipe, em algum momento poderá transparecer essa desmotivação.

Dessa maneira, fica difícil conseguir uma promoção ou um aumento, caso seja colaborador de uma companhia.

Além disso, se está em um projeto pessoal apenas por dinheiro, pode ser que não tenha êxito, justamente por inexistir a vontade de entregar algo diferente e que realmente atraia os consumidores.

4. Possibilita que você se torne uma autoridade

Aqueles que se dedicam ao que fazem conseguem se diferenciar, encontrar boas oportunidades e desse modo, atrair a atenção dos outros. Diversas pessoas que se dedicaram a sua paixão se tornaram referências em suas respectivas áreas.

Isso porque essa vontade de crescer é capaz de resultar em algo excepcional e único. Assim, a notoriedade pode vir conforme o tempo.

5. Melhora o autoconhecimento

Trabalhar com o que ama fará você se conhecer melhor e entender seus pontos fortes, fragilidades, limitações e seus maiores medos. O motivo é que você passa a ter mais tempo convivendo com o que realmente interessa para seus objetivos de vida.

Além disso, fazer algo por conta própria envolve superar suas crenças limitantes e continuar buscando o que importa para seu projeto prosperar.

Existe também um lado terapêutico. No meio da sua trajetória, haverá momentos complicados que podem lhe fazer querer desistir. Assim, será preciso controlar os sentimentos e se manter equilibrado para não desviar do foco.

6. Traz mais liberdade

Não há nada mais desanimador do que realizar uma tarefa sem vontade. Essa má disposição existe principalmente quando estamos em uma função que não nos traz felicidade ou em um ambiente de trabalho que não nos agrada.

Isso nos prende, e não há nada mais libertador quando não precisamos atender essas demandas desagradáveis.

Ao viver da nossa paixão, conseguimos extinguir esse sentimento. Mesmo que haja tarefas que não gostamos de realizar quando trabalhamos com o que amamos, sabemos que elas são essenciais no final e, assim, lidamos melhor com elas.

7. Os dias se tornam mais proveitosos

O amor por algo faz com que você se dedique ao máximo na função dela. Assim, termina os dias com a sensação de dever cumprido.

Ao ver que o resultado no final do dia foi satisfatório, as semanas passam a ser mais leves, trazendo ainda mais motivação para continuar no caminho traçado.

É indiscutível que as suas manhãs comecem mais agradáveis fazendo o que lhe atrai do que se estivesse indo a um lugar realizar um trabalho com pensamentos e sentimentos negativos, não é mesmo?

8. Aumenta a autoestima

A autoestima aumenta quando se trabalha com o que ama. Afinal, você se sente mais energizada pelo que faz. Além disso, se torna mais fácil perceber seu propósito naquilo em que se dedica.

Se gosta do trabalho, muito provavelmente terá mais capricho, se sentirá mais orgulhoso com seus resultados e isso aumentará a autoestima.

9. Melhora a saúde

Os efeitos de uma rotina cansativa e indesejada reflete no corpo de uma pessoa. Então, os benefícios de trabalhar com o que ama não se restringe apenas a melhorar a saúde mental, mas a saúde física também.

Problemas como tensão, dores musculares e dores de cabeça são os mais comuns e podem ser eliminados ao iniciar uma vida profissional dedicada ao que aprecia.

Esses 9 motivos para você trabalhar com o que se ama lhe convenceram que essa é a melhor escolha? Então continue aprimorando suas habilidades profissionais e confira 7 características essenciais de um empreendedor de sucesso!

 

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *