5 minutes

Qual país morar fora do Brasil? Se você pensa em viver no exterior, com certeza já se pegou fazendo essa pergunta.  Diante de tantas opções, às vezes fica difícil escolher algum, não é mesmo? Felizmente, há diversos países para brasileiros viverem, uns apresentado mais facilidades que outros.

Independente do seu objetivo, seja trabalhar e ter uma boa qualidade de vida, estudar ou simplesmente ter a chance de viver fora, alguns lugares apresentam boas oportunidades.

Quer se mudar para o exterior mas está em dúvida sobre qual lugar escolher? Então confira 9 países que são amigáveis e receptivos para os brasileiros tentarem uma nova vida!

1. Canadá

O Canadá é um excelente país para brasileiros morarem e apresenta diversas oportunidades de trabalho. Tanto que se tornou um dos mais queridos pelo brasileiro, sendo praticamente unanimidade na escolha para emigrar.

Todo ano, muitos brasileiros procuram o país para estudar idiomas (inglês e francês) e aproveitam para trabalhar no local. O perfil mais contratado pelas empresas canadenses é de pessoas jovens, solteiras, com ensino superior, sem filhos e com fluência em inglês e francês.

Apesar de rigorosa as seleções dos profissionais, até quem não é muito qualificado consegue trabalhar no país.

Vários estudantes entram no país para realizar seus estudos, buscam emprego e depois entram com pedido de residência. O país apresenta boa qualidade de vida e boas oportunidades de salários altos.

Para ter noção, em 2016, cerca de 92,4 mil brasileiros entraram com pedido de residência no país, e quase 90% desses pedidos foram aprovados.

2. Irlanda

Você sabia que a Irlanda é um dos países europeus que mais recebem brasileiros? Por isso, a Irlanda pode ser considerada um dos países mais amigáveis com as pessoas do Brasil.

Diversos brasileiros procuram a Irlanda para estudar idiomas ou entram no país com um visto de estudo combinado com permissão para trabalhar. Quem estuda o idioma consegue encontrar serviços em hotéis, restaurantes, bares e lojas e conseguem receber um salário decente para se manter e viajar pela Europa.

3. Suécia

O país escandinavo dispõe de boa qualidade de vida e muita oportunidade de trabalho para estrangeiros, principalmente pelo fato de que a população sueca está envelhecendo. Por isso, é um dos países que mais aceitam brasileiros para trabalhar, bem como pessoas de outras nacionalidades.

A Suécia estimula a contratação de jovens estrangeiros principalmente para as áreas de construção civil, informática, educação e saúde.

4. Portugal

Portugal pode não ser o país mais desenvolvido da Europa, mas pelo fato de o idioma do país também ser o português, diversos brasileiros acabam optando por se mudar para lá.

O país é ótimo para quem deseja fazer ensino superior. Algumas universidades facilitam a entrada de brasileiros e até aceitam o ENEM. Quem deseja viver em um bom lugar, Portugal é uma excelente escolha, pois apresenta bela paisagens, praias, vinhedos e excelente gastronomia.

Portugal sempre encanta com suas belezas, história e por isso, pode ser um bom país para brasileiros viverem e emigrarem facilmente, pois não há barreiras idiomáticas e há parcerias com o Brasil e outros países de língua portuguesa que facilita a residência.

5. Paraguai

De tantas opções, por que escolher o Paraguai? O país vizinho faz parte do Mercosul, o que facilita muito fazer comércio, emigrar e trabalhar. O Paraguai apresenta baixa competição e baixos custos de impostos, o que torna um excelente destino para aqueles que desejam empreender.

De acordo com o governo paraguaio, cerca de sete em cada dez empresas no país são de brasileiros que emigraram para lá. O salário mínimo no país equivale a mais ou menos R$1.200,00, ou seja, é maior que aqui. Ainda, cabe ressaltar que o custo de vida é menor, bem como os valores dos produtos, impostos e encargos trabalhistas.

Falando do Mercosul, mudar para os países que fazem parte do bloco é mais fácil se comparar com mudanças para países europeus e norte americanos, por exemplo.

Por curiosidade, o Brasil mantém acordos com outros países da América Latina que não fazem parte do bloco econômico, mas que facilita a entrada de brasileiros nos seus territórios, como o caso dos países da América Central e México, por exemplo.

Por isso, não se pode negar que os países mais fáceis de conseguir visto de trabalho sejam os da América Latina e mais precisamente, os que colaboram com o Mercosul.

6. Austrália

O país atrai a atenção de brasileiros por ser parecido com o Brasil em questões de clima e belas praias. O que muitos não imaginam é que a Austrália é bem receptivo para brasileiros e incentiva muitos a imigração.

O país da Oceania precisa de mão de obra, tanto que sempre apresenta uma lista de profissões carentes, tornando-se um excelente lugar para estrangeiros viverem e trabalharem.

De acordo com o Departamento de Imigração da Austrália, há cerca de 176 profissões que precisam de mão de obra e que podem ser exercidas por estrangeiros. Com alta qualidade de vida e boas oportunidades de ganhos, os brasileiros podem ganhar cerca de 20 ou 30 dólares por hora.

7. Espanha

A Espanha é um dos países europeus que mais facilitam a entrada de brasileiros e de países da América Latina, principalmente pelo fator histórico da colonização.

Tanto que brasileiros, assim como portugueses e outros latinos americanos de países de colonização espanhola (ou seja, exclui-se apenas o Haiti) conseguem se naturalizar como espanhol depois de dois anos vivendo legalmente no país, se preencher certos requisitos.

O país aceita estrangeiros que saibam o idioma local. A facilidade de falar e aprender o espanhol e a de concessão de vistos é o que torna a Espanha um dos destinos mais atraentes para brasileiros que desejam mudar-se para a Europa.

8. Singapura

Se você deseja se mudar para um país asiático que apresenta alta qualidade de vida, boas oportunidades de trabalho e se destaca em crescimento econômico, a Singapura é uma opção diferente, mas que pode ser uma boa escolha.

Singapura apresenta poucas burocracias para entrar no país, a economia industrial está crescendo muito e por isso, diversas vagas e oportunidades são oferecidos em várias modalidades.

O salário mínimo no país é mais elevado que no Brasil, e a pessoa consegue ganhar o suficiente para viver bem.

9. Nova Zelândia

Outro país da Oceania que, além de ser amigável com estrangeiros, apresenta-se como uma boa opção para viver e trabalhar. O país tem boa qualidade de vida, segurança e belas paisagens, o que torna o país muito bom para quem procura um lugar bonito, calmo e seguro.

A Nova Zelândia oferece bolsas de estudos para estrangeiros e pode ser uma opção bem diferente principalmente para quem deseja aprender inglês.

Há diversos países para brasileiros viverem bem e cada um apresenta benefícios distintos, seja para estudar, trabalhar ou simplesmente ter uma vida tranquila e diferente. Não há melhor país para imigrantes brasileiros e nem melhor país para brasileiro morar e trabalhar.

Muitos podem ser boas alternativas, e cabe a você analisar o que realmente quer, o que o país oferece e escolher o que mais se identifica e entrega o que você deseja. Como visto, diversos países aceitam brasileiros para trabalhar e estudar e são interessantes.

Portanto, utilize as dicas dadas no artigo, pesquise mais a fundo sobre os países que mais lhe chamou a atenção e faça sua escolha depois de muita pesquisa!

Quer mudar para o exterior mais ainda precisa organizar sua vida financeira? Dê uma olhada no nosso canal do Youtube e aprenda maneiras valiosas de fazer seu dinheiro render de forma eficiente!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos.

34 Comentários

  1. Olá, algum brasileiro morando em Portugal? tenho curiosidades sobre o país, não falo ingles mas gostaria de ter a experiência de mudar para fora do país.

    • Olá Vitória, Portugal é um país que faciita bastante a regularização, é possível encontrar trabalho para viver dignamente, porém o inglês é importante para conseguir trabalho de mão de obra qualificada dada a dependência econômica das relações exteriores ou ao turismo.

  2. Esta lista está fora da realidade. Por exemplo: Portugueses odeiam brasileiro, claro que tem exceções. Um dos países que mais gostam de brasileiros, na sua grande maioria é o Irã.

  3. O dia que o brasileiro aprender a ser gente, a seguir regras e não querer tomar vantagens em tudo, e parar com essas frescura de querer ser amigo/irmão de todo mundo, querendo ser o mais simpatico e tudo mais, ai sim será respeitado. Até lá seremos vistos como um bando de trouxa que da risada de tudo.

  4. Resumidamente, morei por cinco anos em Lisboa e um ano e meio em Castelo Branco.
    Foi mais do que o suficiente para mim.

    Em Lisboa, o tratamento com brasileiros é pavoroso. Morei perto da igreja de São João de Brito, pois frequentava o ISCTE. O português enxerga o brasileiro como aquele que toma um lugar que é seu, e concordo com comentário acima quanto ao fato de, em sua maioria, eles desejarem pelo fracasso do brasileiro. A sensação contínua é de que você é um cidadão de segunda linha, por mais que você tenha condições financeiras e contribua mais com o país do que o próprio nativo. É concorrência, gente que tira “a vaga deles” das universidades — embora não tenham percebido que o brasileiro entra por notas; não temos culpa deles não serem tão bons assim. — Também sabem que, quando não são estudantes ou pessoas com qualificação profissional, boa parte dos brasileiros que vão para lá tem uma condição financeira muito boa aí no Brasil e buscam por melhor qualidade de vida. Vale a pena lembrar que boa parte dos moradores de Restelo, Santo António (na região da avenida da Liberdade) e outras regiões de classe alta é composta (ou ao menos era, há alguns anos, quando eu morei em Portugal) por brasileiros, gente rica dos bairros ricos de São Paulo, Rio, Curitiba, BH. Deve doer isso, afinal, como pode um “ZUCA” ir para lá e ter uma vida melhor que a de muitos portugueses? Onde já se viu “ZUCA” morando no Parque das Nações, quando os próprios portugueses vêem tal região distante de suas possibilidades? Vocês não fazem ideia do que já ouvi. Do que outros brasileiros já ouviram por lá. Me surpreende o fato de ainda existir brasileiro com visão romanceada e defendendo as atitudes dos portugueses, como se fossem nobres e justas.

    Já em Castelo Branco, a experiência foi bem melhor.
    As pessoas são mais educadas, apesar de serem mais ressabiadas até mesmo entre si. Não fui nem ouvi caso de gente sendo desrespeitada. Talvez por ser um município pequeno, as pessoas tem outra forma de enxergar as outras. E quanto mais no interior do município você vai, melhor é o tratamento. Normalmente os mais humildes são os mais respeitosos.

    O que me fez sair de Portugal foi ter consigo, depois de muita luta, o emprego que eu queria.
    Cheguei aqui nos Países Baixos (“Holanda”) para trabalhar em Haia, morei ali por quase um ano e tive a felicidade de ser transferido para Eindhoven (Brabante do Norte), onde moro há quase três anos, dentro da mesma empresa. O mais difícil daqui é o Neerlandês, mas como vim como falante de Inglês, fui contratado desse modo e falava assim no ambiente de trabalho e com colegas, não tive problemas. Mesmo ao ir numa feira, não tenho dificuldades em ser atendido em Inglês. Realmente, aqui é a Europa. Não há como comparar este lugar a Portugal. Não se iludam, tampouco se foquem na questão do idioma ser semelhante.

    Obs.: eu também tiraria dessa lista Irlanda e Espanha, viu?
    Não conheço toda a Europa (quem sabe um dia), mas digo, pelo que já conheci, que os países cujos habitantes são mais abertos aos brasileiros e até ficam curiosos a seu respeito quando você diz que é brasileiro, são: Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo, Áustria e Suíça. Países que não são ricos, como é o caso da Grécia e da Albânia, que é um país bem parecido com o Brasil na questão econômica, eles também abrem um sorriso ao saber que você é brasileiro e já querem ser seu amigo (experiência própria. Eles realmente gostam de brasileiros, se interessam pela cultura, por futebol, pelas praias e cachoeiras de que ouvem falar). Pelo menos da Europa Ocidental, esses países eu conheci e posso falar. Soube que na Europa Central (Polônia, Romênia, Ucrânia) também gostam de brasileiros.

    Conselho: evite Alemanha, Itália e França. Conheci os três há algum tempo. Não é que eles não gostem de brasileiros, gostam sim, mas é tanto estrangeiro por lá que não raro se ouve sobre manifestações de preconceito contra qualquer um que não seja nascido por lá. Sobretudo após a crise de refugiados nos últimos anos, as coisas ficaram mais complicadas. Na Alemanha, o povo chega a ter raiva até de austríaco e suíço. Não é nada pessoal.

    Quanto a Portugal, se quiser ir, vá. Mas, se aceita um conselho, busque saber, além de opiniões sinceras e experientes de brasileiros que moraram lá, as opiniões de outros países europeus quanto a Portugal. Vale a pena ler (e também é bom rir um pouco).

    • Não tire a Irlanda da lista não. Meu filho mora em Dublin há cinco anos e nunca relatou qualquer preconceito com Brasileiros. Também é uma boa opção. Existem muitos Brasileiros vivendo bem por lá.

    • Não conheço Lisboa, vivo em São Bartolomeu de Messines e aqui os portugueses tratam bem os brasileiros. Vivi na Espanha, em Granada, e por ali eu e meus amigos não tivemos boas experiências. Contudo, Portugal e Espanha são países de entrada porque facilitam visto de residência e adquirir nacionalidade, sendo a Espanha um pouco mais dificil de conseguir visto, mas com dois anos de residencia legal já pode pedir nacionalidade e se tiver um filho por lá ele pode ser registrado como espahol, basta declarar ele como apatrida. Já Portugal é muito fácil conseguir se regularizar, porém são 5 anos de residência para se tornar Português. Uma vez que tenha uma dessas nacionalidades fica mais fácil conseguir viver e trabalhar nos outros países da UE, porque estes outros é muito mais dificil conseguir trabalho e permissão de residencia sem ser cidadão da UE.

  5. Estive em Portugal 3 vezes com estadia mínima de 7 dias, eles simplesmente odeiam brasileiros. Se tem dois lugares que não volto pra gastar dinheiro e Portugal e França, onde a arrogância prevalece sobre os turistas. Em Portugal é ainda pior, Já estive em mais de 37 países e sem dúvidas é o pior de todos em tratamento com brasileiros. Não entendo de onde vem essas pesquisas que geram esperança na cabeça das pessoas.

  6. Portugal, país que confunde ter mentalidade conservadora com ter uma mentalidade de xenofobia/preconceito/racismo/homofobia/machismo….Os portugueses foram minha maior decepção aqui em Portugal. Sempre tive o sonho de vir morar aqui, tirei cidadania portuguesa, vim para estudar e hoje com certeza não me vejo por aqui por muito tempo por conta da grosseria dos portugueses e relação fria com brasileiros. Aquela história que ouvimos no Brasil que somos povos irmãos, é muito romantizada. Acho que isso tem um pouco haver com a história, parece que muitos portugueses pintam aquela imagem de “bons colonizadores” ao invés de assumir e reconhecer que tiveram um passado muito exploratório e cruel com suas colônias. Enfim, eles não gostam de ninguém com origem de alguma ex-colônia portuguesa, o tratamento é diferente.

  7. Portugal é bom de se morar? De onde você tirou isso? Só se for fuzilado todos os dias pelos portugueses que declaradamente odeiam brasileiros, o preconceito é terrível, o desrespeito ultrapassa qualquer limite moral e veem todo brasileiro como ladrão e toda brasileira como puta que não deu certo no Brasil. Atualize-se. Portugal é um dos PIORES lugares do mundo para brasileiros viverem. Na teoria é tudo fácil e lindo, mas na prática é ultraje, humilhação, desvalorização, ofensa, falta de respeito, e o desejo velado de que todo brasileiro se ferre e volte para o Brasil.

      • Realmente Portugal é dos piores lugares para Brasileiros viver , infelizmente eles odeiam Brasileiros a não ser que você seja rico

        • Estive em Portugal 3 vezes com estadia mínima de 7 dias, eles simplesmente odeiam brasileiros. Se tem dois lugares que não volto pra gastar dinheiro e Portugal e França, onde a arrogância prevalece sobre os turistas. Em Portugal é ainda pior, Já estive em mais de 37 países e sem dúvidas é o pior de todos em tratamento com brasileiros. Não entendo de onde vem essas pesquisas que geram esperança na cabeça das pessoas.

      • Que mundo vc vive ? Pare de enganar as pessoas, Portugal é pessimo para se morar. Brasileiro aqui é tratado como cão só por abrir a boca e falar em “BRASILEIRO” como se existisse esta lingua. Eles são mau educados, a comida na maioria da vez é toda jogada e mau feita. E se você ainda for cidadão de outro estado membro da UE ai eles ficam emputecidos como você fala português e não tem de pegar as filas do SEF para ser mais humilhado

        • Claudia goncalves on

          Eu louca pra ir embora do Brasil? Vendo esses comentários fico perdida e com medo ,pois imagino ir sozinha para outro país é recomeçar não vai ser muito fácil.

Leave A Reply