4 minutes

Você sofre de ansiedade? Possui dezenas de compromissos e tarefas que precisam ser cumpridas todos os dias mas fica nervoso só de imaginar não conseguir concluí-las? Essa é uma realidade de muitas pessoas, mas que pode ser ajustada com a prática da meditação para ansiedade.

Segundo dados divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil é o país que concentra o maior número de pessoas ansiosas no mundo. De fato, é um cenário preocupante. Apesar de, em muitos casos, o transtorno de ansiedade ser tratado com medicamentos prescritos por um profissional, é possível aliviar a tensão com a meditação.

Os benefícios da meditação para saúde, sobretudo para a redução dos sintomas da ansiedade, são cientificamente comprovados.

Acompanhe o artigo a seguir e desvende a importância de meditar. Conheça os benefícios da meditação e aprenda a levar a vida de forma mais leve e suave!

Boa leitura!

Qual é a importância de meditar?

É comum que pensem que a meditação é direcionada apenas para pessoas que mantém contato com a natureza ou que possuam um alto nível de concentração. Porém, a importância da meditação para ansiedade é de grande valia para qualquer pessoa que deseja revigorar suas energias, tranquilizar-se e cuidar do seu interior.

Um dos grandes pontos de reflexão de quem sofre com ansiedade é vivenciar conflitos futuros, que ainda sequer existem, já no presente. Na verdade, nem há uma certeza clara de que estes problemas de fato existirão.

Ao apostar na meditação, você consegue decifrar os sinais do seu corpo se forma mais clara e precisa. Impulsos, sensações, emoções e estados  profundos tornam-se tornam-se ainda mais sensíveis.

Benefícios da meditação para ansiedade

Saber como meditar e, principalmente, praticá-la, contribui com a paz e a tranquilidade que você precisa para continuar vivendo um dia após o outro, sem grandes expectativas.

Os benefícios da  meditação para ansiedade vão além dos psicológicos: após certo período de prática, é observada uma melhor na saúde física, relacionamentos pessoais e relacionamentos profissionais.

Confira agora alguns dos benefícios da medição, cientificamente comprovados:

Organismo em equilíbrio

Os benefícios da meditação para saúde relacionam-se diretamente com o funcionamento do metabolismo. Até mesmo no seu sono a meditação para ansiedade interfere. A partir dela, há total relaxamento do corpo e da mente, favorecendo os bons e mais vagarosos pensamentos.

Um corpo e uma mente em equilíbrio conferem mais qualidade de vida a qualquer pessoa e, consequentemente, mais saúde.

Redução da impulsividade

Você é impulsivo? A meditação para ansiedade é muito útil para reduzir os picos de impulsividade.

A prática diária permite total controle dos pensamentos mais sabotadores, que movimentam negativa suas ações e decisões.

Mais atenção ao interior

Conectar-se com o seu eu é um desafio? Experimente praticar a meditação para ansiedade.

Mesmo sendo realizada durante alguns minutos, a meditação promove um estado de relaxamento que auxilia o praticante a se conectar com seu eu mais profundo, deixando os problemas de lado por alguns minutos, aliviando tensões e mantendo a mente mais tranquila e calma.

Compreensão da vida

Uma análise mais clara e direta da vida é um dos benefícios da meditação.

Muitas vezes, determinado acontecimento recebe uma carga negativa muito maior do que realmente é. Neste cenário, resolver problemas simples acaba de transformando em uma tempestade num corpo d’água.

Com a ajuda da meditação para ansiedade é possível parar, respirar fundo e fazer o que tem que ser feito, de forma simples e sem muitas discussões. A sua vida se torna muito mais leve!

Relacionamentos mais saudáveis

Enquanto você medita, tende a refletir melhor sobre as questões do dia a dia, principalmente nas que se referem aos relacionamentos, sejam estes de trabalho, familiares ou amorosos.

Com uma de estresse reduzida, junto à mente mais vazia e pronta para receber informações saudáveis, resolver pendências interpessoais torna-se muito menos desgastante.

Como iniciar a prática da meditação para ansiedade?

Se você se sente ansioso, inicie a prática da meditação para ansiedade. De início pode parecer complicado se livrar dos pensamentos ativos, que insistem em lhe fazer pensar em questões cujas soluções nem sempre estão ao seu alcance. No entanto, dar o primeiro passo faz toda a diferença.

Confira, a seguir, as melhores dicas de como meditar:

Seja breve

Há quem diga que uma boa sessão de meditação deve ser longa para ser eficiente. Mas não é bem isso. É interessante que você entenda que, na meditação, quantidade não é mais importante do que qualidade.

Ou seja, se você meditar por 5 minutos, mas focar totalmente suas energias nestes 5 minutos, sua meditação será mais eficaz do que uma sessão de 30 minutos, mas lotada de interrupções e distrações. Compreende?

Não se preocupe com a duração da sua sessão. Se necessário for, você pode ser breve!

Pratique a meditação diariamente

Sabe a máxima de que a prática leva a perfeição? Assim acontece com a meditação. Os benefícios da meditação para saúde serão notados, cada vez mais profundamente, a cada nova sessão.

O ideal é escolher um período do dia para a prática, de preferência que ele se repita todos os dias. O mais recomendado é meditar durante a manhã, uma vez que o corpo – e a mente – estão livres de pensamentos turbulentos, pesados e estressantes.

Não crie expectativas mirabolantes sobre a meditação para ansiedade

Da primeira vez que lhe falaram sobre meditação para ansiedade, o que veio a sua mente? Usualmente, a primeira impressão é de que a meditação será a responsável por mudar drasticamente a vida do indivíduo, elevando-o a uma experiência única e surreal!

De fato, a meditação para ansiedade possui inúmeros fatores positivos. No entanto, nada que seja tão transcendental e divino. Trata-se de uma experiência simples e tranquila, ou pelo menos ela deva ser considerada desta forma, de conexão pessoal entre o praticante o seu corpo.

Escolha um local especial

A meditação para a ansiedade exige um local especial que ofereça silêncio, paz e tranquilidade. Não é preciso buscar muito: você pode meditar dentro do quarto, em um cantinho da sala e até mesmo no banheiro. O que importa, na verdade, é manter o espaço o mais confortável possível.

Uma boa dica é forrar o piso do ambiente com tapetes confortáveis e almofadas. Velas, incensos e outros aromas que favoreçam o relaxamento são muito bem-vindos!

Inserir a meditação para ansiedade no seu dia a dia é transformador. Faça o teste e perceba como as decisões, tarefas e compromissos do dia a dia serão enfrentados com muito menos pressão e negatividade!

Gostou do artigo? Agora que você já conhece os benefícios da meditação, acompanhe nossos outros conteúdos do blog para conferir dica valiosas para a sua carreira profissional e vida pessoal!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos.

Leave A Reply