Grandes líderes sabem que o sucesso não é medido apenas por bons resultados, englobando outros conceitos, como o equilíbrio para empreendedores. Quem consegue conciliar toda as tarefas da rotina empresarial e ainda manter a qualidade na vida pessoal consegue obter maior proveito em cada tarefa realizada.

O fato é que todo empreendedor deve reavaliar seus objetivos pessoais, assim como o seu estilo de gestão empresarial. O objetivo é encontrar a “própria fórmula” para criar esse equilíbrio. Ainda assim, algumas práticas e ferramentas podem ajudar neste processo.

Continue acompanhando o artigo para entender por que o equilíbrio para empreendedores é tão importante e descobrir métodos podem ajudar os empresários a conseguirem esse equilíbrio.

Práticas para alcançar o equilíbrio para empreendedores

Ser empreendedor pode tornar a rotina imprevisível, especialmente em relação aos horários e prioridades. Mas mesmo que a rotina empresarial seja muito exigente, é essencial ter cuidado para gerenciar a vida profissional e pessoal e garantir que todas a áreas fiquem em equilíbrio.

Selecionamos algumas das práticas de equilíbrio para empreendedores mais compartilhadas por líderes empresariais do mundo todo. Essas dicas incluem ações para o dia a dia tanto da empresa quanto da vida pessoal.

Confira!

Tenha um bom plano de negócios e também um de vida

A primeira dica de equilíbrio para empreendedores é criar um bom plano de negócios e manter o foco na execução desse plano. Todo empresário sabe que esse plano garante o bom funcionamento da empresa e o alívio de diversas burocracias.

Mas você tem um plano para a sua vida? Caso não tenha, faça-o agora. Identifique metas e prioridades de médio e longo prazo para a sua vida pessoal e depois anote-as.

Assim como no trabalho, faça o necessário para realizar essas metas, como uma viagem em família, por exemplo. Sem objetivos definidos, você não consegue avaliar o progresso que está fazendo em sua vida pessoal.

“Urgente” é diferente de “importante”

Não, nem tudo é urgente na sua empresa, e entender isso é crucial para não atrapalhar a rotina de trabalho. Se você gasta muito tempo com itens que não são vitais para suas metas de negócios, isso é um erro.

Embora seja muito fácil se envolver em uma rotina agitada que o mantém muito ocupado, essas tarefas mas não contribuem necessariamente para seus objetivos empreendedores. Portanto, avalie se as atividades que você concluiu na última semana, por exemplo, foram urgentes ou importantes. Com essa análise, você poderá começar a otimizar processos.

Terceirize o que puder no seu negócio

Ser um bom empreendedor não significa realizar sozinho todas as tarefas da sua empresa. Por isso, é importante terceirizar as tarefas que podem ser feitas por outros profissionais, além de adotar ferramentas e processos que facilitem o dia a dia de trabalho.

Lembre-se que terceirizar atividades não quer dizer exatamente “abandoná-las”. Você pode (e deve) estar a par das demandas e resultados, mas pode simplesmente deixar que os profissionais responsáveis por aquelas tarefas as realizem da melhor forma possível.

Capacite sua equipe

A terceirização de tarefas em uma empresa está estritamente ligada à capacitação dos seus funcionários. Muitos empreendedores garantem que “se você não pode tirar férias de um mês sem a empresa continuar funcionando independentemente de você, então você ainda tem um ‘emprego’”.

Se você contrata bons profissionais, proativos e orientados a resultados, precisa deixá-los cumprir suas tarefas. Capacite sua equipe a encontrar soluções para desafios e oportunidades sem precisar sempre de sua aprovação ou contribuição.

Esteja sempre onde você realmente está

Se você é o tipo de empreendedor que mistura vida profissional e vida pessoal em um mesmo “espaço-tempo”, comece a mudar isso já. Isso quer dizer que se você estiver no trabalho, deve lidar com as coisas do trabalho. E quando estiver em casa, deve ocupar-se da sua vida pessoal (e não da profissional).

Desconectar-se de um ambiente para conectar-se com outro é importante para concentrar toda a sua atenção no que está acontecendo, o que precisa ser feito e até mesmo para relaxar por completo quando necessário.

Agende um horário para cuidar de si mesmo

Se você ainda têm dúvidas sobre a importância do equilíbrio para empreendedores, lembre-se: se você não se cuidar, não haverá negócio. É simples assim.

Todo empreendedor precisa, por exemplo, de coisas básicas como boas horas de sono por noite. Programe também tempo para se exercitar, meditar ou fazer outras atividades que lhe dão prazer e lhe fazem bem para garantir que você está cuidando de si mesmo.

Cuidar dos seus relacionamentos pessoais – família e amigos – também deve ganhar espaço na sua agenda. Aliás, muitos empresários garantem que esse fator é requisito fundamental para garantir o equilíbrio buscado.

Ferramentas que colaboram com o equilíbrio para empreendedores

Não existe mágica que torne a administração do tempo entre vida profissional e pessoal. Mas quando você é empreendedor, cada pequeno passo é uma peça necessária do quebra-cabeça da gestão do tempo.

Há uma grande lista de ferramentas de gestão de tempo que colaboram com o equilíbrio para empreendedores, mas separamos 10 das ferramentas mais efetivas no ambiente corporativo. Confira:

  1. QuickBooks;
  2. Evernote;
  3. Google Agenda;
  4. Trello;
  5. Rescue Time;
  6. Spark;
  7. Google Keep;
  8. Wunderlist;
  9. AnyDo;
  10. CloudCal

Quanto mais ferramentas úteis um empreendedor conseguir integrar à sua empresa, melhores tendem a ser os resultados obtidos e mais fácil será o equilíbrio entre os diferentes setores de sua vida.

Manter o equilíbrio para empreendedores pode não ser uma tarefa tão simples. Mas esse balanço entre vida pessoal e vida profissional é importante para evitar problemas pessoais, além de garantir a própria saúde do empreendimento.

Empresários estão em uma posição de liderança e, em muitos casos, a subsistência de outros depende de seu sucesso. Há uma imensa pressão que vem com essa dinâmica. Muitas vezes, os líderes acabam não cuidando da saúde física, mental e de suas relações, o que inevitavelmente trará consequências em algum momento.

A melhor maneira de superar todo esse estresse é se tornando um empreendedor com mais equilíbrio entre as diferentes demandas da vida. Lembre-se: se sua empresa vai prosperar, ela precisa de um indivíduo saudável e estável no comando.

Se você gostou deste conteúdo, aproveite e inscreva-se em nossa newsletter para receber outros materiais sobre finanças e investimentos e seu email. Explore também o nosso site para conferir outros artigos.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *