Você tem problemas para dormir? Se este não for o seu caso, certamente você conhece alguém próximo que tem dificuldades para ter uma boa noite de sono.

Com tanto estresse no dia a dia e, muitas vezes, pouco tempo para dormir bem, pode ficar complicado descansar de verdade – o que acaba atrapalhando o dia a dia de muita gente. A privação do sono, inclusive, pode gerar transtornos sérios – seja na vida pessoal, na vida profissional e na saúde de quem sofre deste mal.

Existem, no entanto, algumas técnicas e hábitos que podem ajudar você a descansar e dormir melhor, mantendo o sono e a qualidade do seu descanso sempre em dia. Quer saber como? Então continue a leitura de hoje e confira 10 dicas que podem ajudar você a dormir melhor a partir de hoje!

1.Pratique meditação

A meditação é uma forma de acalmar a mente e se voltar ao momento presente. Afinal, é muito comum que, ao longo do dia, do estresse e afazeres, acabamos por deixar de viver o momento presente.

Além disso, a meditação promove um alto grau de relaxamento, de maneira que pode se tornar muito mais fácil dormir melhor. Depois de uma boa sessão de meditação, por exemplo, você possivelmente nem precisará fazer esforço para dormir, pois o sono virá de maneira natural.

Para quem não é acostumado a meditar, é simples: basta buscar algum canto quieto da casa em que seja possível ficar em silêncio, encontre uma posição confortável, busque esvaziar a mente, livrar-se dos pensamentos e tente não pensar em nada. Atente-se à sua respiração e relaxe o corpo e a mente.

2.Leia um livro

Ler um livro antes de ir para a cama pode ser bem proveitoso. A atividade ajuda a relaxar e deixa você confortável para dormir melhor.

Apenas lembre-se de não ler temas muito pesados ou estressantes que, ao invés de ajudarem você a relaxar, podem causar o efeito contrário.  Busque uma leitura agradável e tranquila.

3.Desligue a televisão

Tanto o barulho quanto a luz da televisão são prejudiciais para o seu descanso. Assistir à tevê pode relaxar e ser uma boa forma de entrar no modo descanso, mas uma vez que você for efetivamente dormir, o melhor é desligar o aparelho.

4.Fique longe do celular

Uma das tarefas mais difíceis dos dias de hoje, é importante deixar o celular de lado na hora de dormir. Isso porque o celular é um item muito estimulante: podemos ler e enviar mensagens, assistir a vídeos e fazer uma série de outras atividades com o smartphone que podem facilmente tirar o sono de qualquer pessoa.

Tente se lembrar de quantas vezes você deitou para dormir, pegou o celular e, de repente, você passou os últimos 45 minutos à toa no celular em vez de dormir. Com certeza isso já aconteceu mais de uma vez com você, não é mesmo?

Por isso, o melhor é deixar o celular no modo avião ou no silencioso, para que ele não cause distração e lhe permita dormir melhor durante a noite.

5.Pratique Yoga

A Yoga é relaxante, une mente e corpo e pode trazer melhoras incríveis ao estilo de vida de uma pessoa. Mesmo que você não queira ou não tenha como praticar yoga ao longo da semana, pode buscar fazer algumas posições de yoga antes mesmo de deitar para dormir.

Algumas destas posições podem ajudar seu corpo a relaxar e deixar sua mente serena o suficiente para alcançar o estado de sono, se pegar no sono for uma dificuldade para você.

6.Evite o café à noite

Você certamente já sabe que a cafeína é um estimulante natural e ajuda a estimular o organismo. E é exatamente por causa disso que tomar café no período da noite pode ser prejudicial à sua boa noite de sono.

O melhor, portanto, é optar por tomar seu café até à tarde e à noite investir em um chazinho quente, talvez de camomila. Desta forma você evitará fornecer estímulo ao seu corpo horas antes de ir para a cama e terá mais chances de dormir melhor.

7.Cheque a temperatura

Especialistas dizem que o ideal é que a temperatura do ambiente em que você dorme esteja entre 15 a 20 graus. Muito abaixo disso, a baixa ou alta temperatura podem fazer você acordar com uma sensação desconfortável de frio ou calor – uma situação prejudicial para qualquer um que deseja dormir melhor e ter uma boa noite de sono.

Portanto, antes de pegar no sono, verifique se a temperatura está confortável para dormir tranquilamente. Em caso negativo, procure tornar o ambiente mais favorável ao bom sono, mantendo a temperatura agradável para as próximas horas da noite.

8.Faça sexo

A atividade sexual faz com que você estimule a produção de oxitocina no corpo, reduzindo, consequentemente, o hormônio do estresse – o cortisol. Ao praticar a atividade sexual você tende a entrar em um estado tão profundo de relaxamento que fica muito mais fácil dormir melhor em seguida.

9.Verifique seu colchão e travesseiro

O colchão e o travesseiro em que você dorme são muito importantes para uma boa noite de sono. Confira se os seus estão em boa qualidade e mantenha-se atento à manutenção e troca destes itens.

Acordar com dores nas costas ou torcicolo, por exemplo, pode ser resultado de um travesseiro ou colchão não adequados. Checar estes dois itens com cuidado e fazer alterações necessárias às suas necessidades pode ajudar – e muito- qualquer pessoa a dormir melhor.

10.Preste atenção na sua respiração

A sua respiração pode ter um papel importante na hora de dormir – mesmo que você nunca tenha se dado conta disso. Respire de modo a preencher o diafragma – e não o peito – e busque relaxar seu corpo.

Manter este hábito antes de dormir pode ajudar você  a entrar rapidamente em um estado de tranquilidade que tende a induzir o sono.

Colocando estas 10 dicas em prática você possivelmente conseguirá dormir melhor e descansar muito mais durante a noite. Se, no entanto, você ainda encontrar dificuldades para manter um bom sono ao longo dos dias, pode valer a pena buscar ajuda de um profissional para verificar os motivos pelos quais você não tem tido um sono tranquilo.

Gostou do artigo de hoje? Então aproveite para ler nosso artigo sobre como aliviar o estresse do dia a dia. Clique aqui e confira!

 

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *