Ao pensarmos ou ouvirmos falar da palavra taxa, já nos vem à mente algo ruim, explorador, uma cobrança que parece sempre tirar de nós alguma vantagem. Não é verdade?

Esse pensamento imediato quando falamos da tal taxa pode ser justificado talvez pela maneira como aprendemos nas aulas de História, sobre Reis e Senhores Feudais cobrarem os referidos tributos do povo. Temos até uma referência bíblica de Mateus, que era um cobrador de taxas a serviço do Império Romano e, por isso, não era muito bem visto pela população.

Nos dias de hoje temos as cobranças feitas pelos governos – municipais, estaduais e federais. Mas saiba você que nem toda taxa paga é de todo ruim.

Taxas públicas e taxas privadas

Taxa, na essência da palavra, é todo tributo cobrado por um serviço público, qualquer serviço em que haja a existência de uma atividade pública. Os demais são pagamentos de prestação de serviço privado, mas que acabamos por chamar de taxas, muitas vezes – e assim ficou por uso e costume.

Estas taxas pagas por nós por serviços públicos servem para custear a máquina pública, como limpeza pública, esgoto, incêndio, periciais, emissão de documentos, e tantas outras. Taxa de Condomínio, taxa bancária, taxa de matrícula, taxas contratuais, por outro lado, são alguns exemplos de pagamentos de prestação de serviços para a iniciativa privada.

As taxas e os investimentos

Existem também algumas taxas que pagamos que nos beneficiam, como acontece com algumas taxas de administração cobradas dos investidores, por exemplo. Caso você não entenda como funciona, no caso de investimentos você paga, muitas vezes, uma taxa para que especialistas no assunto façam por você o acompanhamento de performances, atuações de venda, compra e ancoragem – como é o caso dos fundos de investimento.

Tudo fica por conta de uma equipe que gerencia seus investimentos. E, por este serviço, você paga uma determinada taxa previamente estipulada.

Não irei entrar em detalhes técnicos sobre cada uma delas: Taxa Zero, Taxas Ocultas, Taxa de Administração, Taxa de Performance, Taxa de Carregamento, Taxa de Corretagem, Taxa de Custódia e outras, pois a intenção deste artigo é que percebamos que as taxas existem, são necessárias e corriqueira em nossas vidas e devemos aprender a conviver com elas de maneira inteligente.

É importante, portanto, que você conheça as taxas que fazem parte do seu dia a dia – inclusive nos investimentos, buscando escolher qual a melhor opção de taxa para o seu caso e quais delas, de fato, fazem sentido ser pagas. Desta forma, você evita ficar aquela sensação de estar sempre sendo passado para trás.

Lembre-se que, em relação aos investimentos, as taxas podem influenciar diretamente na rentabilidade da sua aplicação. Portanto, cautela e muita atenção são sempre indicados na hora de escolher um investimento.

A taxa nossa de cada dia

Não importa qual seja a situação, da próxima vez que você se deparar com um pagamento ou cobrança de taxa, lembre-se que, por trás dela, há uma série de pessoas e equipes trabalhando para você e por você.

Portanto, deixe um pouco o estresse e a má percepção de lado e procure enxergar o lado bom de pagar uma taxa. Claro que não queremos gastar nosso dinheiro sem necessidade, mas não se esqueça que o pagamento de taxas para termos serviços essenciais e de qualidade – sobretudo aqueles que serão realizados em nosso benefício, sejam públicos ou privados, quase sempre “vale o investimento”.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Receba gratuitam

Autor

Valderi Júnior

Aluno do Curso "O Investimento Perfeito", tem experiência em Gestão de Pessoas no Setor Público. Acredita que a Educação Financeira deve ser inserida desde a infância para que as pessoas tenham um futuro melhor e deseja contribuir para que isso aconteça todos os dias.

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *