A rotina dinâmica e a constante mudança típica do mundo globalizado fizeram com que nossos hábitos mudassem com o tempo. Entre estes novos hábitos que criamos está aquele de querer tudo sempre “para ontem”, uma infinita pressa por resultados. No mundo dos investimentos não é diferente.
Antes de falar sobre isso, entretanto, vou explicar brevemente o significado e definição de pensamento linear e pensamento exponencial.
Pensamento ou raciocínio linear ocorre quando você pensa e raciocina de maneira regular e em linha reta, enxergando a situação de modo constante, sem considerar mudanças no caminho. Já o Pensamento Exponencial permite que você raciocine e faça análises mais holísticas, de modo a enxergar as curvas pelo caminho e as mudanças que podem ocorrer ao longo do tempo.
Pensamento linear x Pensamento exponencial
É muito comum, em se tratando dos nossos investimentos e a acumulação de patrimônio, utilizarmos o pensamento linear para analisar a evolução dos rendimentos, deixando de lado o pensamento exponencial e o fato de que nossos investimentos tendem a ganhar maior fôlego e gerar melhores rendimentos após algum tempo – e não imediatamente.
Por exemplo, em um gráfico de evolução de patrimônio de um determinado período em anos, no qual incida juros sobre juros, existirá uma curva exponencial bastante importante nos últimos anos, mostrando que os ganhos ali, naquele período, sofrerão grande impulso e aumentarão rapidamente. Porém, nossa tendência ao pensamento linear somente irá enxergar a “lentidão” do acúmulo de patrimônio nos primeiros anos de investimento.
Cuidado com o pensamento linear
Já ouvi muita gente dizer: “Poxa, já estou na metade do tempo previsto para atingir minha meta de acumulação de patrimônio, mas não consegui atingir ainda nem a metade do meu objetivo”. Este é um clássico exemplo de pensamento linear que pode resultar em grande frustração para o investidor, já que poderá dar a ele a falsa impressão de que o processo de acumulação não está dando certo.
Muitos acabam, inclusive, desistindo ao não conseguir acompanhar e entender que este processo está absolutamente normal, e que ela está sim no caminho certo. E é muito frustrante quando isso acontece, pois paciência, perseverança e um pensamento exponencial seriam suficientes para permitir que a pessoa continuasse a trilhar seu caminho de acumulação e conquistasse suas metas mais à frente.
Aposte no pensamento exponencial
Por isso, é sempre importante tentar doutrinar nossa mente a manter o raciocínio e o pensamento exponencial em se tratando de investimentos e acumulação financeira e patrimonial. Trata-se, portanto, de uma pequena mudança de postura no dia-a-dia, mas que pode lhe ajudar a compreender e acompanhar seus investimentos com mais propriedade e mais segurança, tendo a confiança de que seu objetivo será conquistado no tempo previamente definido por você.
Qual sua opinião sobre este assunto? Deixe seu comentário aqui no blog!
Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?
Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.
Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!
Artigo publicado em 17/10/2017. Atualizado em 27/06/2019.
1 comentário
Olá Bona! Ótimo artigo!
O artigo tem relação com o comentário que deixei no canal do Money Report, no vídeo de titulo “André Bona mostra a importância da disciplina na hora de investir”, postado em 24 de junho de 2019?
Forte abraço!