Além de oferecer soluções inovadoras ao mercado, os empreendedores buscam alta lucratividade. Saber vender, principalmente em momentos de mercado enfraquecido, é uma das habilidades que você, empreendedor, deve fortalecer.

Apostar em técnicas de venda para empreendedores – ou criar a sua própria técnica – é, portanto, uma saída inteligente.

Ao oferecer um produto ou serviço de forma exclusiva, um bom vendedor propicia uma boa experiência. O seu produto, na verdade, deve fazer total diferença na vida do consumidor – e isso começa já no momento da prospecção.

Mas quais são as melhores técnicas de venda para empreendedores? Fique atento e descubra algumas delas em nosso artigo de hoje. Boa leitura!

Vender mais ou vender melhor?

Quando surge uma reflexão sobre como vender mais, pode ser que o empreendedor esqueça que nem sempre vender em mais quantidade significa vender bem.

Ao pensar apenas em volume, o atendimento acaba sendo mais generalista e não recebe a atenção individual que merece. Sendo assim, o conceito de proporcionar a melhor experiência ao cliente cai por terra.

Para fugir deste problema, o melhor que você deve fazer é adotar técnicas de venda e atendimento certeiras.

Não sabe por onde começar? Acompanhe a seguir 5 das melhores técnicas de venda com foco no empreendedorismo.

Fique tranquilo caso não se sinta seguro. Você precisa apenas começar!

Vamos lá?

1.  Conhecimento de mercado

Dominar o mercado é um dos principais passos sobre como vender mais. Conhecer o seu cliente, suas necessidades e o que a concorrência oferece é de grande valia para traçar suas estratégias de venda.

Para compreender o mercado no qual a sua empresa atua, comece desenvolvendo sua persona – que é um protótipo de cliente ideal. As informações sobre a sua persona determinam os anseios do seu cliente e, a partir daí, você sabe como é possível ajudá-lo na jornada de compra.

2.  Networking

Você, como empreendedor, já deve ter ouvido falar sobre networking, certo? Trata-se da criação de novas relações profissionais visando o surgimento de novas oportunidades comerciais.

Ao fazer networking, você amplia o seu círculo de fornecedores e clientes, de modo que eles se conheçam entre si. A partir daí, os clientes do seu fornecedor podem trocar informações com você e criar outras relações comerciais. No final, elevam-se as chances de fechar novos negócios, uma vez que vários círculos estarão entrelaçados.

O networking é uma das principais técnicas de venda para o empreendedorismo. Vale apostar!

3.  Cliente ideal para o negócio

Pode parecer estranho para quem fala sobre vender mais, mas você sabia que dispensar clientes também é uma das grandes técnicas de venda para empreendedores?

Pense: se você atrai para o seu negócio um cliente cujo seu produto ou serviço não será essencialmente útil, as chances de você “gastar energia” com reclamações, resolução de problemas e ocorrências intermináveis são enormes.

Enquanto você está “apagando incêndios” com os clientes inadequados, poderia estar oferecendo mais atenção e suporte aos que realmente resultarão em bons negócios.

Buscar o cliente ideal e se desfazer dos errados é um ponto importante quando o assunto são as técnicas de vendas.

4.  Atendimento exclusivo e diferenciado

Diferenciar-se da concorrência e oferecer um atendimento diferenciado é uma das valiosas  técnicas de venda para empreendedores. Usualmente, o cliente espera saber os principais diferenciais e vantagens entre o seu negócio e o do vizinho.

Se você garante que o seu negócio possui diferenciais mais atrativos, com certeza ele fecha a venda com você.

Para colocar este atendimento exclusivo em prática, vale investir na avaliação da concorrência. Se o concorrente vende o mesmo produto, procure saber o diferencial apresentado em seus processos. Oferecer diferenciais aos serviços básicos já conhecidos também é uma forma de atrair novos clientes.

5.  Preservação da imagem da empresa

Quando o seu cliente procura por você, empreendedor, ou pela sua empresa na internet, quais são as informações que ele prontamente encontra? É interessante ficar atento a essas informações, pois elas podem comprometer o seu processo de vendas.

O cliente que está em busca de informações espera encontrar elogios, informações atualizadas e todos os direcionamentos acerca do serviço. Ao se deparar com um site completamente abandonado, por exemplo, poderá suspeitar da qualidade e eficiência dos seus serviços.

Sendo assim, zelar pela imagem da sua empresa é uma das técnicas de venda para empreendedores que você deve considerar.

6.  Discurso direto e conciso

Criar um bom discurso é bem promissor dentre as técnicas de venda existentes. Você deve ser capaz de apresentar o seu negócio e os seus serviços em um curto espaço de tempo, prendendo a atenção do potencial cliente e despertar nele a vontade de contratá-lo. Enrolar demais para vender nunca é bem visto pelos clientes.

O ideal é que você consiga desenvolver um discurso de vendas em menos de 10 minutos. Neste período, o cliente esperar que você seja curto, conciso e, principalmente, impactante.

Aproveite para contar uma experiência que tenha causado grande impacto em sua cartela de clientes. Utilizar frases de efeito e verbos de ação também é uma boa estratégia interessante. Bons exemplos podem resultar em novas vendas.

7.  Qualificação de equipe

Para vender mais e melhor, um vendedor deve se qualificar. Independentemente se ele atua sozinho na área de vendas ou através de uma grande equipe. A qualificação deve sempre ser a prioridade.

Imagine que você é o único vendedor qualificado dentro de uma equipe de vendedores. As ações não irão evoluir, uma vez que as habilidades e competências estão concentradas em apenas um vendedor.

Para a equipe decolar, todos os vendedores devem estar em plena sintonia, principalmente no que se refere a qualidade e inteligência no atendimento. Além disso, se você é empreendedor e possui uma equipe de vendas, invista em cursos, palestras e workshops sobre técnicas de venda e atendimento.

Se você deseja vender melhor, adote alguma das técnicas de venda para empreendedores compartilhadas em nosso artigo de hoje. Lembre-se de, em primeiro lugar, oferecer uma experiência incrível ao seu cliente.

Se o atendimento for bem realizado, fique tranquilo que novas vendas acontecerão de maneira natural!

Gostou do artigo de hoje? Aproveite e compartilhe nas suas redes sociais e ajude seus amigos empreendedores a venderem mais!

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Autor

Equipe André Bona

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