84
0

Aprenda a fazer um planejamento financeiro para sua empresa começar bem o ano!

84
0
4 minutes

Quem gerencia um empreendimento sabe a importância de fazer planejamentos para conquistar metas e evitar problemas futuros. Afinal, existem diversos aspectos de uma empresa que precisam ser pensados antecipadamente — e um dos mais importantes é o fator econômico.

Por isso, fazer um planejamento financeiro para a empresa é fundamental. A partir dele é possível delinear estratégias, antecipar dificuldades e promover soluções para alcançar os objetivos esperados em um determinado período.

Quer saber mais? Neste texto você confere os principais elementos que precisam estar presentes no planejamento de sua empresa para o próximo ano.

Acompanhe a leitura e prepare seu negócio para o futuro!

O que é o planejamento financeiro para a empresa?

Antes de tudo, é importante entender do que se trata um planejamento financeiro empresarial. Esse é um passo fundamental tanto para começar um empreendimento quanto para fazê-lo crescer.

É preciso de dinheiro em caixa para dar início aos trabalhos, e também para desenvolvê-los, certo? Nesse sentido, podemos dizer que o planejamento financeiro de uma empresa é um instrumento que serve para analisar e atestar a viabilidade financeira de um determinado modelo de negócio.

É a partir dele que será possível perceber quanto de dinheiro está disponível e onde ele deve ser alocado. Um planejamento eficiente precisa ser feito com antecedência, além de contar com uma série de detalhes.

Não basta levantar apenas o valor disponível em caixa. É necessário analisar de maneira minuciosa diversos aspectos da empresa para perceber sua saúde financeira e de que forma esse capital deve ser utilizado.

Qual a importância do planejamento e por que começar com antecedência?

Dentro da gestão empresarial, um dos maiores desafios é justamente a estratégia financeira. Não é por acaso que a maior causa de fechamento de empresas é a falta de um gerenciamento de finanças adequado.

Por isso, pensar, estruturar e organizar um plano financeiro é o pilar central quando o assunto é como administrar um negócio. Somente a partir de uma análise profunda da situação da empresa possível tomar as decisões mais assertivas.

E essa análise deve levar em consideração os principais indicadores financeiros e as metas a serem atingidas (no curto, médio e longo prazo). Além disso, é indispensável que o planejamento seja feito com antecedência. Quanto antes uma estratégia for elaborada, maior será sua efetividade.

Desse modo, é viável projetar os cenários futuros antecipadamente e de maneira inteligente. Logo, a empresa se manterá preparada para possíveis imprevistos, evitando instabilidade financeira e prejuízos.

Como fazer o planejamento financeiro de sua empresa?

É importante ter em mente que existem diferentes formas de fazer o planejamento financeiro de sua empresa. Por isso, é válido conhecer as principais técnicas e procurar aplicar aquelas que mais se adequem às necessidades de seu negócio.

Confira a seguir como ter um planejamento empresarial de sucesso!

Faça um diagnóstico da saúde financeira da empresa

O primeiro passo é fazer um diagnóstico das finanças da empresa. Para isso, analise as informações básicas do giro de capital do empreendimento. Faça o levantamento, por exemplo, de:

  • despesas fixas e variáveis;
  • receitas;
  • valores a receber;
  • média de faturamento.

Preste atenção em todos os valores considerados fundamentais para o funcionamento do empreendimento. Uma dica para facilitar a organização é utilizar ferramentas. Atualmente, existem diversas planilhas, aplicativos e programas que podem auxiliar você nessa tarefa.

Analise o mercado

Além de compreender como está a saúde financeira do empreendimento, é indispensável compreender o mercado em que a empresa está inserida. Esse é um ponto fundamental principalmente para traçar as estratégias para o futuro.

É necessário estudar a concorrência, o público alvo e as perspectivas e tendências para os próximos anos. A partir dessa sondagem, será possível notar as necessidades e comportamento dos clientes, os preços praticados no mercado, e propor as melhores soluções, fidelizando cada vez mais seu público-alvo.

Calcule o capital de giro

Outro ponto fundamental para um planejamento empresarial de sucesso é analisar a movimentação financeira do empreendimento. É indispensável ter clareza a respeito do valor que a empresa necessita em caixa para manter as operações em pleno funcionamento.

Contudo, lembre-se de que não basta levantar apenas o valor das operações em andamento. Também é necessário levar em consideração uma quantia para investimentos, com vias a atingir as metas futuras para o desenvolvimento do negócio.

Estabeleça metas e objetivos

Por fim, é vital para toda companhia o estabelecimento de metas e objetivos financeiros. Nesse sentido, não basta estipular apenas os resultados a serem alcançados. É necessário também pensar no prazo para que eles sejam atingidos.

As metas precisam ser, ao mesmo tempo, desafiadoras e palpáveis. Além disso, é fundamental que sejam claras, permitindo uma projeção realista e o desenvolvimento de uma estratégia bem fundamentada.

Em um planejamento financeiros empresarial, é possível pensar metas como:

  • aumentar o faturamento em 20% até o final do ano seguinte;
  • dobrar o número de clientes ativos até o 1º trimestre;
  • reduzir os custos da empresa em 10% para o próximo semestre;
  • lançar um novo produto até o final do ano;
  • quitar os empréstimos e não contratar novos.

Um ponto importante é estipular metas com prazos diferentes (curto, médio e longo) e organizar pequenas ações a serem tomadas para que o objetivo seja concluído pouco a pouco. Assim, gestores e colaboradores poderão perceber os avanços cotidianos, mantendo-se cada vez mais motivados.

Agora você sabe que fazer o planejamento financeiro da empresa é fundamental antecipar soluções e ajudar seu negócio a crescer. Assim, se torna mais fácil alcançar o desenvolvimento do empreendimento e ter o sucesso desejado no próximo ano!

Gostou dessas informações? Então confira dicas de sustentabilidade para implementar na sua empresa!

Equipe André Bona
WRITEN BY

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]