Os BDRs são alternativas de investimento disponíveis na B3, a bolsa de valores brasileira. Na prática, eles oferecem acesso a ativos internacionais e podem favorecer a diversificação de carteira e a obtenção de resultados.

Para quem deseja acompanhar o desempenho geral dos BDRs, é possível usar o BDRX. Esse é um índice de mercado cuja composição segue uma metodologia definida pela bolsa de valores. Assim, você poderá conhecer os BDRs mais representativos e o resultado que eles oferecem.

Então que tal descobrir como funciona o índice de BDRs e as informações que ele apresenta? Confira!

O que são BDRs?

Antes de conhecer o BDRX, é fundamental saber que BDR é a sigla para brazilian deposit receipts —ou certificados de depósito em valores mobiliários. Esses investimentos, portanto, são certificados com lastro em ativos internacionais, como ações, fundos ou títulos de dívida.

Esse é um investimento de renda variável, negociado na bolsa de valores brasileira. Contudo, ele oferece exposição a investimentos de outros países, como ações de empresas estrangeiras.

Entre os tipos de certificados, existem os não patrocinados e os patrocinados. Os patrocinados são emitidos por iniciativa do emissor internacional, enquanto os não patrocinados são criados sem o envolvimento dele.

O que é o BDRX?

O BDRX é a sigla pela qual é conhecido o Índice de BDRs Não Patrocinados-GLOBAL. Esse é um indicador de desempenho voltado para o mercado de BDRs da bolsa de valores brasileira. O índice foi criado em 2012, pela própria B3.

Qual o objetivo desse índice?

A principal razão para a criação do BDRX é garantir que ele apresente o desempenho médio de preços dos BDRs não patrocinados. O índice compreende os BDRs que estejam autorizados para negociação na B3 e que tenham um agente formador.

Outro ponto importante é que o BDRX é voltado para os BDRs lastreados em ações. Portanto, não serve para indicar o desempenho em relação aos BDRs de ETFs (fundos de índice) ou de títulos de dívida.

Qual é a composição do BDRX?

Para entender melhor o funcionamento do índice, vale a pena conhecer as regras que definem a composição desse indicador. Veja as principais características!

Critérios de inclusão e exclusão

Para participar desse índice, o ativo deve seguir critérios específicos de inclusão. São eles:

  • ser um BDR não patrocinado listado na B3;
  • ter formador de mercado, ou seja, ter uma instituição intermediária responsável pelo certificado;
  • ter presença em pregão que seja, no mínimo, de 60% no período das últimas 3 carteiras;
  • ter um preço de negociação acima de R$ 1,00.

São excluídos do índice os ativos que deixarem de atender a esses critérios ou se a empresa emissora de ações ou a intermediária apresentarem um dos seguintes quadros:

  • recuperação judicial;
  • dissolução;
  • liquidação;
  • falência;
  • extinção.

Tipo de índice

Como acontece com outros indicadores do mercado, o BDRX é um índice do tipo de retorno total. Na prática, ele considera tanto o preço dos ativos quanto os dividendos dos BDRs que o compõem.

Logo, um maior pagamento de proventos por parte de uma companhia tende a afetar a valorização que ele apresenta na carteira teórica.

Ponderação

No BDRX, a ponderação entre os ativos acontece de acordo com o valor de mercado, em reais. Isso é dado pela quantidade de ações emitidas pela empresa, com ajuste feito pela relação com o BDR. Então o número é multiplicado pelo preço em reais do BDR, no momento de vigência da carteira.

Com isso, empresas com maior valor de mercado, obtido segundo esse cálculo, têm um peso maior na carteira teórica. Porém, o nível de participação de um ativo não pode ser maior que 20%.

Rebalanceamento

O rebalanceamento do portfólio do índice BDRX acontece quadrimestralmente. Nesse período, há a verificação de entrada ou de saída de ativos da carteira. Novos BDRs lançados durante a vigência da carteira também podem passar a fazer parte do portfólio.

Como referência, em outubro de 2021 a carteira do BDRX era composta por 215 ativos. Entre eles, estavam:

Para que serve esse índice?

Agora que você conhece o BDRX, é provável que se pergunte como investir nele. Contudo, não é possível investir diretamente em um índice. Afinal, os indicadores são carteiras teóricas, e não investimentos em si.

Assim, a principal função do BDRX é como benchmark. Ou seja, ele ajuda a acompanhar a cotação geral dos BDRs de ações e o desempenho do mercado. Então é possível usá-lo como referência, verificando o desempenho da sua carteira em relação ao índice, por exemplo.

Adotar o BDRX como parâmetro de comparação pode ser útil para quem deseja investir nos certificados de valores mobiliários. Com a referência oferecida pelo indicador, é possível orientar suas decisões.

Porém, vale notar que essa não é uma recomendação de investimento ou de estratégia. Como os BDRs são de renda variável, eles apresentam mais riscos, então é preciso considerar seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros.

Como investir para acompanhar o BDRX?

Apesar de não ser possível investir diretamente em BDRX, você pode ter uma maneira prática de se expor a todos os ativos dessa carteira teórica. Em geral, é possível fazer isso por meio do investimento em ETF.

Esse fundo de investimentos acompanha um índice e oferece a exposição indireta a ele. Porém, até outubro de 2021, o BDRX não tinha qualquer ETF que o refletisse na bolsa de valores. Nesse caso, o foco pode estar em investir individualmente nos BDRs que fazem parte da carteira.

Para isso, é preciso ter conta em uma instituição financeira, como um banco de investimentos. A partir dela, você poderá acessar o home broker e negociar os BDRs de interesse, por meio das ordens de compra.

Agora você conhece o BDRX, sua composição e como ele funciona. Caso seja do seu interesse, é possível acompanhar a carteira e tomar decisões com a ajuda das informações oferecidas. Mas lembre-se de considerar suas características e sua estratégia de investimentos!

Essas informações foram úteis? Continue aprendendo sobre a bolsa e veja se é melhor diversificar com ETF ou com BDR!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *