Investir em grandes empresas internacionais do setor da tecnologia, como a Cisco Systems, não precisa ser uma tarefa burocrática e onerosa. Atualmente, é possível se expor às ações dessa companhia através do BDR CSCO34 negociado na B3 — a bolsa de valores brasileira.

Até o final de 2020, para investir em companhias estrangeiras, era necessário estar vinculado a uma bolsa internacional, enviar dinheiro para o exterior e realizar o câmbio. Mas isso ficou mais fácil após a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) permitir a negociação de BDRs por investidores em geral.

Acompanhe este artigo, conheça a Cisco Systems e saiba como investir indiretamente em suas ações por meio do BDR (CSCO34). Vamos lá?

O que é um BDR?

Antes da empresa Cisco Systems ser apresentada, é importante conhecer o conceito de BDR. Isso porque você conseguirá analisar se esse é um investimento adequado para o seu perfil de investidor e objetivos.

Brazilian depositary receipt é o que significa a sigla BDR. Em tradução livre fica “certificado de depósito brasileiro”. De modo geral, é uma modalidade de investimento pertencente à classe da renda variável que está sendo mais conhecida e explorada no Brasil.

Para ser emitido, ele depende de uma instituição depositária. É ela quem realiza a aquisição de ativos em uma bolsa de valores estrangeira. É possível que os BDRs sejam atrelados a ações, títulos de renda fixa, ETFs (fundos de índice), entre outros.

Ao ter os ativos sob custódia, a instituição emite os BDRs com lastro neles. Logo, os certificados passam a ser negociados na bolsa brasileira, permitindo que o investidor nacional exponha seu capital às empresas estrangeiras de forma simplificada e sem precisar tirar dinheiro do país.

Por que investir na Cisco Systems?

Após conhecer o que é um BDR, você viu que é possível investir em ações de empresas e outros ativos por meio da bolsa brasileira. Assim, vale a pena pensar se os papéis da Cisco Systems fazem sentido na sua estratégia.

A empresa norte-americana foi fundada em 1984, pelo casal Len Bosack e Sandy Lerner. Ambos trabalhavam na área de computação da universidade de Standford. O nome Cisco teve origem na abreviação do nome da cidade de São Francisco.

No início, sua atuação era voltada para a área corporativa, com a produção de roteadores, switches e soluções de redes. Ela se destacou no mercado por trazer inovações das tecnologias de rede baseadas em internet protocol (IP) o que substituiu os roteadores multi-protocolos usados na época.

Em 1990, a companhia passou a ter ações negociadas na bolsa de valores norte-americana Nasdaq. Naquele mesmo ano, os sócios fundadores foram desligados da empresa. A partir de 1993, ela passou a adquirir suas concorrentes menores, se tornando uma líder no seu segmento.

Durante a popularização da internet (em 1999) e o crescimento das chamadas empresas ponto-com (em 2000), a Cisco se tornou uma das empresas mais valorizadas do mundo. Ela teve uma captação de mercado de mais de US$ 500 bilhões naquele período.

Com suas aquisições e parcerias comerciais, a companhia fez avanços em diversos produtos e serviços fora da linha de roteadores. Por exemplo, redes para máquinas de autoatendimento bancário (ATM), segurança, telefonia por IP, acessos remotos, switches ethernet, entre outros.

Devido ao seu histórico crescimento exponencial, a Cisco é uma empresa que atrai a atenção de investidores do setor tecnológico. Suas ações estão listadas na Nasdaq — e, para que o investidor brasileiro não precise tirar dinheiro do país, investir no CSCO34 é uma alternativa.

Mas, afinal o que é o CSCO34?

Assim como qualquer outro ativo negociado na bolsa, os BDRs são identificados através de um código de negociação, conhecido como ticker. Normalmente, um ticker é composto por quatro letras seguidas de uma numeração.

Por exemplo, ações ordinárias de uma companhia listada na bolsa brasileira têm o final 3 — PETR3, VVAR3, VALE3, entre outras. Já as ações preferenciais levam o final 4 — como PETR4, ITUB4, LAME4. Por outro lado, alguns BDRs possuem o final 34 — é o caso da CSCO34, MSFT34, GOGL34, etc.

Dessa forma, o ticker CSCO34 representa o BDR que está atrelado às ações da Cisco Systems. Assim, as letas CSCO representam o nome Cisco e a numeração 34 aponta que ele se refere a um BDR.

Quais as vantagens e desvantagens envolvidas?

Ao conhecer um breve histórico da Cisco Systems e seu o ticker de negociação na bolsa brasileira, veja agora as vantagens e desvantagens de investir em BDRs, como o CSCO34:

Confira!

Vantagens

A praticidade pode ser aponta como uma das principais vantagens de investir em um BDR. Isso porque, através dessa modalidade de investimento, o interessado não precisa se vincular a uma bolsa estrangeira, nem ter custos com câmbio ou taxas que onerariam o investimento.

Outra vantagem está no fato de o investidor poder receber dividendos. Embora o investidor de BDR não entre para o quadro de acionistas da empresa estrangeira, algumas garantias são asseguradas — dentre elas, o de recebimento de dividendos, caso a companhia faça a distribuição.

Comprar BDRs também é uma forma de diversificação que conta com a vantagem de proteção cambial. Por exemplo, como o CSCO34 está lastreado em ações da Cisco Systems, que é negociada em dólar, o investidor poderá ter ganhos caso o real desvalorize e a cotação do dólar avance.

Desvantagens

Contudo, também existem desvantagens envolvidas. Entre elas, é possível sinalizar o fato de que o preço do papel ao qual o BDR está atrelado pode conflitar com a cotação do dólar. Por exemplo, se o preço da ação aumentar e o dólar cair, o BDR poderá ter parte de sua valorização impactada, não representando o total de valorização do ativo, e vice-versa.

A tributação também pode ser apontada como desvantagem. A venda de ações no Brasil até o volume de R$ 20 mil por mês é isenta de Imposto de Renda — benefício que não se estende aos BDRs. O mesmo acontece em relação aos dividendos, que podem ser tributados no país de origem.

Além disso, BDRs — como é o caso do CSCO34 — fazem parte da renda variável. Portanto, existem riscos de mercado envolvidos, e que precisam ser considerados.

Como investir no CSCO34?

Investir no CSCO34 é semelhante a comprar uma ação. Para isso, o investidor deve estar vinculado a um banco de investimentos de sua confiança. Posteriormente, ele precisará entrar no home broker fornecido e digitar o ticker em questão, apontando a quantidade e o preço que pretende pagar.

Caso haja uma contraparte interessada na negociação, a operação será executada e liquidada. Feito isso, em alguns dias, o BDR estará em sua carteira de investimentos. Assim, pode ser simples e prático investir em BDRs no Brasil — se fizer sentido na sua estratégia de investimento.

Agora que você sabe como investir no CSCO34, não se esqueça de avaliar o seu perfil de risco, seus objetivos financeiros e estudar os fundamentos da Cisco Systems. Com isso, será mais fácil de saber se vale a pena expor seu capital a esse BDR.

Gostou de aprender mais sobre investimentos em empresas estrangeiras? Então compartilhe este post com um amigo!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *