307
0

BERK34: conheça o BDR que faz você sócio de Warren Buffett!

307
0
4 minutes

Se você investe em renda variável, provavelmente, já ouviu falar sobre Warren Buffett. O megainvestidor já foi considerado a pessoa mais rica do mundo e é um dos sócios da Berkshire Hathaway (BERK34), uma companhia de destaque nos EUA.

Nesse sentido, se você se interessa pelo negócio de Buffett, saiba que é possível investir em certificados lastreados nas ações da empresa. O investimento pode ser realizado por meio de BDRs, diretamente no mercado brasileiro.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira uma apresentação do BDR BERK34 que está listado na bolsa de valores brasileira, a B3!

O que é BDR?

Antes de entender especificamente sobre o BDR da Berkshire Hathaway, é importante conhecer esse tipo de ativo. A sigla significa brazilian depositary receipt, o que pode ser entendido como certificado de depósito de valores mobiliários.

Na prática, o BDR representa ativos negociados no exterior, como ações de empresas internacionais, fundos de índice (ETFs) e títulos de dívida. Contudo, esses certificados são negociados na bolsa de valores do Brasil, em reais.

Assim, não é necessário abrir conta no exterior ou fazer remessas internacionais para ter acesso ao investimento. Além disso, vale ressaltar que o BDR é uma forma indireta de ter investimentos estrangeiros.

Na prática, para que sejam negociados entre os investidores, uma instituição depositária deve adquirir os ativos e os colocar sob custódia em um agente custodiante. Depois, a emissão do BDR deve seguir as regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

É ela que garante que os certificados representam ativos devidamente depositados e bloqueados em uma instituição custodiante. Cumpridas as exigências, os certificados podem ser emitidos e disponibilizados na B3.

O que é o BERK34?

Agora que você sabe o que é e como funciona o BDR, fica mais fácil entender sobre o BERK34. O ticker representa as ações da empresa Berkshire Hathaway, que tem Warren Buffett como sócio majoritário.

Ademais, as ações da companhia são negociadas na Bolsa de Nova York (NYSE). Já os BDRs com lastro nesses papéis começaram a ser disponibilizados para investidores brasileiros em 2020. Portanto, qualquer pessoa pode ter acesso a esse investimento.

O que é a empresa Berkshire Hathaway?

Como você viu, o BDR de código BERK34 está lastreado nas ações da empresa de Warren Buffett. Por esse motivo, é importante conhecer o megainvestidor e a companhia antes de optar pelo investimento.

Além de ser um dos homens mais ricos do mundo, Buffett é um dos investidores mais respeitados do mercado. Ele nasceu em 1930 e sempre esteve no meio financeiro, pois seu pai era corretor da bolsa de valores norte-americana.

Buffett também sempre teve interesse na área e sua trajetória se baseia em seu trabalho e nos investimentos realizados ao longo da vida. Por exemplo, desde criança, o megainvestidor lia livros sobre o assunto e, ainda na infância, adquiriu suas primeiras ações.

Já na vida adulta, Buffett frequentou a faculdade de Administração e Negócios e concluiu o mestrado na área de Economia. Foi nessa fase que ele conheceu seu mentor, o professor Benjamin Graham.

Graham ficou conhecido por ter desenvolvido a estratégia de investimento conhecida como value investing. Ela ainda é usada por Warren Buffett para compor seu portfólio. Para Buffett, essa estratégia foi a grande responsável pelo seu sucesso.

Sobre a Berkshire Hathaway

A empresa Berkshire Hathaway começou suas atividades como uma indústria têxtil. Ela foi comprada por Warren Buffett em 1962, mas não teve o retorno esperado porque o segmento não era promissor.

Nesse cenário, Buffett decidiu fazer o registro da companhia para atuar em outras áreas. Com isso, o negócio começou seu processo de expansão. Como resultado, todas as fábricas têxteis foram fechadas em 1885 e a Berkshire Hathaway se tornou uma holding.

Agora, a empresa supervisiona um conglomerado de companhias e tem participação em diversos negócios. Isso consolidou a trajetória de sucesso ao longo dos anos. Vale destacar que as empresas nas quais a holding investe são as grandes responsáveis pelo sucesso do grupo.

Alguns exemplos de empresas que fazem parte do portfólio da Berkshire Hathaway são a Apple, American Express, Coca-Cola e Bank of America. Essas características fazem com que a holding atraia o interesse de muitos investidores ao redor do mundo.

Quando vale a pena investir em BDRs?

Ficou interessado em investir em BDRs lastreado nas ações da Berkshire Hathaway? Então saiba que apenas você pode decidir se o investimento vale a pena. Para isso, o primeiro passo é conhecer o funcionamento dos BDRs.

Em seguida, avalie o seu perfil de investidor e os seus objetivos financeiros. Lembre-se de que os certificados estão expostos à volatilidade do mercado, por isso, é necessário ter maior tolerância ao risco para investir nessa alternativa.

Além disso, os BDRs costumam ser mais adequados para objetivos de longo prazo. Então, se o seu foco está em acumular capital para a aposentadoria, por exemplo, a alternativa pode ser interessante.

Ainda, vale saber que quem investe em certificados com lastro em ações tem o direito de participar dos resultados da empresa emissora dos papéis. Logo, se a Berkshire Hathaway distribuir dividendos, por exemplo, você pode recebê-los. Tudo dependerá das especificações do BDR que você adquirir.

Como investir em BDRs?

Se você vai investir em BDR, precisa entender como realizar o processo. O primeiro passo é abrir conta em um banco de investimentos. Assim, é possível acessar o home broker da instituição e fazer suas negociações na bolsa de valores.

Depois que o processo de abertura de conta for concluído, basta acessar a plataforma e buscar pelo ticker BERK34. Em seguida, confira as informações sobre o BDR, como a cotação do dia, e defina a quantidade de ativos que deseja comprar.

Por fim, envie uma ordem de compra. Quanto a operação foi concluída, os BDRs escolhidos estarão disponíveis na sua carteira de investimentos.

Agora você conhece a possibilidade de investir em ações da Berkshire Hathaway (BERK34) por meio dos BDRs. Contudo, não deixe de analisar se a alternativa está adequada às suas necessidades e estratégias de investimento.

Vai investir em BDRs ou em outros ativos? Então abra a sua conta no BTG Pactual digital e conte com o maior banco da América Latina no momento de fazer seus aportes!

 

Equipe André Bona
WRITEN BY

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]
[class^="wpforms-"]