Muitos investidores desejam ter investimentos internacionais, mas desconhecem a possibilidade de investir por meio dos BDRs. O BIVB39, por exemplo, é uma alternativa negociada na bolsa de valores brasileira (B3).

No entanto, antes de investir, é importante entender como funcionam os BDRs de ETFs para analisar se a alternativa faz sentido na sua carteira. Pensando nisso, este artigo apresenta informações que podem ajudar na sua tomada de decisão.

Quer conhecer mais sobre o BIVB39? Continue a leitura e confira uma apresentação desse BDR!

O que é BDR?

Como o BIVB39 é um BDR lastreado em um ETF, é fundamental entender o que significam esses termos. Primeiramente, a sigla BDR significa brazilian depositary receipt, que pode ser traduzida como certificado de depósito de valores mobiliários.

Trata-se de uma alternativa negociada na bolsa de valores que permite investir em ativos internacionais de maneira indireta. Para tanto, os certificados têm lastro em investimentos estrangeiros, como ações, ETFs (exchange traded funds) ou títulos de renda fixa.

Desse modo, quem compra um BDR não está investindo diretamente no ativo ao qual ele está lastreado. Na prática, o ativo estrangeiro é adquirido por uma instituição depositária e fica sob a custódia de um agente custodiante. Após esse processo, os certificados podem ser emitidos.

Já o ETF é um fundo de investimento que visa espelhar ou replicar um índice do mercado financeiro. Por esse motivo, ele também é conhecido como fundo de índice.

A maior parte do patrimônio desses fundos é investido nos ativos que fazem parte do índice econômico escolhido. Afinal, o objetivo é replicar o desempenho do benchmark. Os investidores interessados em participar desses resultados podem adquirir cotas dos ETFs na bolsa de valores.

O que é o BIVB39?

Agora que você conheceu os conceitos de BDR e ETF, é mais fácil compreender o que é o BIVB39. Esse é um BDR de ETF que acompanha o índice S&P 500 — um indicador que é referência do mercado norte-americano e muito tradicional no país.

Já o ETF ao qual o BDR está lastreado é chamado de iShares Core S&P 500 Index Fund. Ele tem como gestora a BlackRock. Ela faz todas as operações necessárias e adapta o ETF ao rebalanceamento trimestral do índice.

Vale saber que o BDR BIVB39 começou a ser negociado na bolsa brasileira em maio de 2020. Entre as suas principais características estão a divisão dos dividendos pagos pelo ETF norte-americano ao qual está atrelado.

Além disso, embora seja negociado em reais na bolsa, o BIVB39 também é uma forma de dolarizar parte do seu patrimônio. Assim, quem investe nessa alternativa está diversificando a carteira também em moedas.

Sobre o S&P 500

Como visto, o BIVB39 está atrelado a um ETF que replica o desempenho do índice S&P 500. Esse indicador é conhecido mundialmente por ter uma carteira teórica composta pelas 500 empresas mais negociadas nas bolsas norte-americanas.

Para tanto, ele considera a NYSE (New York Stock Exchange) e a Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations). Já as companhias que compõem o índice são escolhidas de acordo com o volume de negociação nas bolsas e com a liquidez dos ativos.

Dessa maneira, o S&P 500 é o índice mais usado para analisar o mercado de ações dos Estados Unidos. Entre os critérios utilizados para a elegibilidade dos ativos na carteira teórica do indicador, estão:

  • ser uma empresa cuja maioria dos ativos está imobilizada nos Estados Unidos;
  • a oferta pública inicial (IPO) de ações deve ter ocorrido em uma bolsa norte-americana;
  • ter valor mínimo de capitalização de mercado, que pode variar a cada ano.

Ao cumprir todos os requisitos, as companhias elegíveis seguem uma ordem decrescente de capitalização no período de análise. Já o rebalanceamento do portfólio ocorre quatro vezes ao ano, o que pode alterar as empresas que compõem o índice ou o seu peso na carteira.

Quando vale a pena investir em BDRs?

Agora que você sabe mais sobre a possibilidade de se expor ao S&P500 por meio do BIVB39, o BDR pode despertar o seu interesse. Porém, a decisão de investir ou não dependerá das suas necessidades.

Os primeiros fatores que você deve considerar são o seu perfil de investidor e os seus objetivos financeiros. Como são alternativas de renda variável, os BDRs estão mais expostos à volatilidade do mercado. Assim, costumam ser mais adequados para investidores com maior tolerância ao risco.

Os BDRs também podem ser interessantes para quem tem objetivos de longo prazo. Portanto, é importante ter um bom planejamento financeiro para começar a investir nessa alternativa.

Esse investimento também pode valer a pena para quem busca acessibilidade e facilidade para investir no exterior. Como você viu, os certificados são negociados na própria bolsa de valores brasileira, em reais.

Logo, eles permitem se expor à variação do câmbio sem a necessidade de abrir conta em uma instituição financeira do exterior. Vale destacar que atrelar parte do seu patrimônio ao mercado internacional pode ser uma forma de diversificar a carteira e se expor a economias mais fortes.

Como investir em BDRs?

Como você viu, o investimento em BDRs é feito por meio da bolsa de valores. Então é necessário abrir conta em um banco de investimentos para ter acesso ao home broker da instituição. Essa é a plataforma que permite acessar as negociações realizadas no pregão da B3.

Em seguida, envie o montante que será investido para a sua conta no banco de investimento. Depois, ao acessar o home broker, basta buscar pelo código BIVB39. Aqui, não deixe de conferir as informações sobre o BDR, como o preço de negociação no momento.

Se estiver tudo certo, envie a ordem de compra. Quando a operação for liquidada, os ativos estarão disponíveis na sua carteira de investimentos.

Agora você sabe que o BIVB39 é um BDR de ETF que permite se expor às 500 ações de empresas mais negociadas nas bolsas norte-americanas. Porém, antes de investir, é essencial avaliar as suas necessidades e as alternativas do mercado para encontrar a que mais faz sentido para seu portfólio.

Ficou interessado em investir? Então abra a sua conta no BTG Pactual digital e conte com o apoio do maior banco de investimentos da América Latina!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *