Já ouviu falar em book de ofertas? O termo é bem conhecido dentro do mercado financeiro, e é especialmente importante para os investidores que trabalham com compras e vendas de ativos na bolsa de valores.

Compreender como o book de ofertas funciona também é fundamental para garantir a boa utilização dessa técnica, ainda que os processos estejam mais automatizados atualmente do que já foram um dia.

Continue acompanhando o artigo para conferir mais informações sobre o tema e saber como você pode utilizar o book de ofertas a favor dos seus investimentos.

O que é book de ofertas?

Book de ofertas é o lugar onde se pode conferir as intenções de compra e venda de ativos que são negociados na Bolsa de Valores.  Também conhecida por livro de ofertas, essa ferramenta funciona como uma espécie de livro de registros das intenções de compra e venda de ativos.

Por isso, essa é uma ferramenta importante para aqueles investidores que realizam operações de curtíssimo prazo na bolsa, pois permite que os mesmos acompanhem a movimentação dos preços de um determinado ativo, dando um norte para as negociações e possibilitando montar estratégias para realizar as melhores operações.

Antigamente, esses registros do book de ofertas eram feitos à mão no chamado “pregão viva-voz” – aquelas típicas cenas que lembramos quando falamos em Bolsa de Valores. Hoje, porém, o sistema é automático, e as informações podem ser consultadas com mais facilidade através do book de ofertas online.

Vale ressaltar que, embora seja muito tradicional, o book de ofertas não pode garantir o sucesso ou fracasso de uma operação. Assim como outras ferramentas, ele deve ser usado junto com outras técnicas e formas de análise, a fim de aumentar as chances de bons investimentos.

Como funciona este book?

O book de ofertas funciona com base em três pontos principais: o preço das ofertas, o quanto está sendo ofertado e quem está fazendo a oferta.

Lendo o book de ofertas (tape reading), o investidor consegue saber quais foram as ordens de compra de um ativo, que são listadas em ordem decrescente de valores. Ou seja, no topo do book  aparecem as ordens de compra com os valores mais altos.

Se os valores forem iguais, o que conta é a ordem cronológica (da mais antiga para a mais atual).

Já as ofertas de venda são listadas em ordem crescente, com os valores menores aparecendo no topo do ranking. Para as ofertas de venda de mesmos valores, também vale a ordem cronológica.

Assim, lendo o book de ofertas de uma determinada ação, é possível ver do lado direito quem são os investidores interessados na compra e do lado esquerdo os interessados na venda.

Ao fazer uma oferta de compra de um ativo, por exemplo, ela entra na lista de acordo com os valores das outras ofertas. Isto é, mais pra cima ou mais pra baixo no ranking, dependendo do que a “concorrência” tem ofertado.

Book de ofertas online

Atualmente, ficou mais fácil acompanhar o book de ofertas através da internet. Não que exista exatamente um lugar chamado “book de ofertas online”, mas é possível conferir essas listagens através do sistema de negociações das instituições financeiras, o chamado Home Broker.

A utilização da ferramenta nessas plataformas costuma ser bem simples. Também é importante conhecer alguns termos que fazem parte dessa estratégia, como players (compradores e vendedores) e o book de ofertas B3 (balcão de negociação de contratos e papéis).

Essas especificações também poderão estar na plataforma que você escolher utilizar.

Atenção aos blefes

Outro ponto que merece ser destacado é o chamado blefe. Os blefes fazem parte do book de ofertas e, basicamente, são ordens lançadas em certo nível de preço, e logo em seguida já canceladas.

O investidor que faz isso quer que os outros acreditem na ordem de compra e/ou venda. A ideia é que a negociação não seja realmente concluída, funcionando como uma forma de enganar o mercado. Os blefes são comuns para:

  • colocar lotes grandes na compra e depois vender;
  • confundir o mercado sobre a real intenção de uma negociação;
  • conferir como o mercado reage a uma determinada oferta

O blefe é considerado uma estratégia de alto risco. Portanto, esteja sempre alerta em relação aos blefes.

Vale a pena usar o book de ofertas?

Como dissemos, o book de ofertas é uma das diversas estratégias do mercado financeiro. E como as alternativas de ferramentas são muitas, pode ser interessante utilizar, pelo menos, duas ou três ferramentas, o que possibilita uma visão mais ampla e diversificada do mercado.

O book de ofertar ajuda o investidor a lidar com negociações no curto prazo, utilizando estratégias e análises dinâmicas, especialmente em relação às operações na Bolsa de Valores. A grande vantagem é a visão geral do mercado que essa ferramenta proporciona, ajudando os investidores a irem na direção mais acertada para os seus negócios.

Ainda assim, como qualquer outra estratégia de investimento, o book de ofertas não pode ser encarado como “verdade absoluta”, além de exigir uma boa interpretação das informações que estão apresentadas ali.

Outro ponto fundamental é não ter pressa de interpretar as informações do book de ofertas. Pode parecer paradoxal não agir com pressa, mas justamente por interpretar tudo rápido demais que os erros podem acontecer – e custar caro.

Embora seja raro, as ferramentas de book de ofertas online podem apresentar problemas de funcionamento e instabilidade. Nesses casos, o investidor pode acabar perdendo suas informações de mercado, mesmo que, posteriormente, a recuperação não seja difícil de ser feita.

Conclusão

De qualquer forma, o book de ofertas é parte do mercado financeiro há muito tempo, então sua lógica de funcionamento e de resultados já não é discutida e questionada por quase nenhum investidor. E, se usada de forma correta, pode ajudar o investidor a especular melhor no mercado e conquistar bons resultados.

Se você gostou deste conteúdo, aproveite e se inscreva em nossa newsletter para receber em seu e-mail outros conteúdos exclusivos e materiais sobre finanças, mercado financeiro e investimentos!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *