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O aumento no preço das carnes, principalmente as vermelhas, pegou muita gente de surpresa. O brasileiro, no geral, adora ter um pedaço de carne no seu prato nas principais refeições e esse aumento fará muitas pessoas diminuírem a quantidade ou até cortar esse alimento por algum tempo.

Por causa disso, há quem recorra ao ovo de galinha para não ficar sem os nutrientes. Mas a verdade é que não necessariamente você precisa desesperar-se para comprar várias dúzias, pois essa não é a única opção.

Felizmente, diversos alimentos conseguem fornecer os mesmos nutrientes e proteínas que as carnes, e outros até conseguem ser ótimos substitutos para quem gosta de sentir o prazer de degustar uma proteína animal.

Ficou interessado? Então leia o artigo e descubra como substituir a carne nas refeições!

Para substituir a carne nos pratos e mantê-los prazerosos

A culinária ovolactovegetariana e vegetariana restrita apresenta receitas interessantes que podem fazer qualquer amante de carne e churrasco se apaixonar. Confira algumas alternativas que podem ser boas opções.

Se você se interessar, basta procurar a receita e fazer do jeito que mais lhe agrada.

Hambúrguer de cogumelos

Champignon, shimeji e shitake são alguns dos cogumelos mais conhecidos. Dependendo de como são feitos, dificilmente desagradam e podem ser excelentes acompanhamentos para carnes, massas e até saladas.

Contudo, o que alguns não imaginam é que esses alimentos podem ser usados para fazer hambúrgueres muito saborosos.

Quem gosta de comer esse tipo de lanche, pode tentar fazer essa troca. Se quiser comer no lugar de um bife em um prato, basta fazer um e escolher os acompanhamentos que você mais gosta.

Caso a pessoa não goste de cogumelos, outros alimentos utilizados para fazer hambúrgueres são: lentilha, grão de bico e feijão. Este último costuma agradar grande parte dos brasileiros.

Berinjela à milanesa

Aqueles que gostam de comer uma carne à milanesa podem optar fazer a troca pela berinjela. Há diversas receitas diferentes. Basta temperá-la da maneira que você gosta e comer com os acompanhamentos que você mais aprecia.

A berinjela é uma ótima fonte de ferro e boa para substituir a carne vermelha. Caso queira também substituir o frango, uma opção seria couve flor à milanesa. Para tirar os peixes, a abobrinha feita da mesma forma costuma agradar ao paladar.

Para substituir os nutrientes da carne

Os pratos citados anteriormente são ótimas formas de comer vegetais de uma maneira prazerosa e que podem ser alternativas mais acessíveis para substituir a carne, principalmente em jantares e almoços de família.

No entanto, muitos querem apenas alternativas para a carne que tenha os mesmos nutrientes e proteínas, pois temem ficar com falta de ferro, vitamina B12 e outras. Confira agora alimentos que são ótimos substitutos para a carne e que são tão nutritivos quanto!

Oleaginosas

As oleaginosas, como avelã, amêndoas, nozes, castanha de caju e castanha do pará são ótimas para quem pretende parar com a carne por um tempo. São bastante saudáveis e cheias de vitaminas essenciais para o corpo.

Costumam ser um pouco caras, tanto no mercado quanto a granel, mas comer algumas poucas gramas por dia pode sair mais em conta do que comer a carne com os valores praticados atualmente.

Folhas escuras

As verduras de cor verde-escura são tão ricas em ferro quanto as proteínas animais de coloração vermelha. Portanto, comece a variar seu cardápio e inclua folhas como: couve, radiche, espinafre, agrião e brócolis, dentre outras.

Além de ser saudável, você não vai deixar de ingerir ferro, que é uma das maiores preocupações das pessoas que deixam de consumir carne, independente do motivo.

Leguminosas

O feijão, de qualquer cor que seja, é uma leguminosa que não falta na casa dos brasileiros. Dizem especialistas que o feijão preto costuma ser mais rico em ferro que os mais claros. Contudo, todos são nutritivos e essenciais, principalmente para quem deseja diminuir o consumo de carne.

Além do feijão, outras leguminosas são: grão de bico, lentilha e ervilha. Esses alimentos são essenciais e fontes de proteína vegetal, minerais e ferro.

As leguminosas são ótimas opções para a carne, principalmente se utilizadas para fazer bifes vegetais e hambúrgueres, por exemplo.

Proteína de soja

Outra leguminosa de grande importância é a soja. Porém, esse alimento é mais consumido na forma de proteína texturizada. Além de ser ótima fonte de ferro, pode ser um excelente substitutivo, principalmente em pratos que as pessoas costumam utilizar carne moída.

A proteína texturizada de soja pode ser temperada da forma como você gosta (e até da mesma forma que você costuma temperar a carne moída) e utilizar molhos. A aparência também costuma lembrar a da carne moída.

Por causa disso, diversas receitas utilizam esse alimento como substituto, principalmente em pratos vegetarianos.

Cereais

Os cereais, como o arroz, o centeio, a quinoa, o trigo e a aveia, são excelentes fontes de energia. Assim como as leguminosas, são excelentes fontes de vitaminas do complexo B, ferro, minerais e proteína vegetal. As versões integrais são mais saudáveis.

Sementes

As sementes de chia, gergelim, girassol, linhaça e outras fazem muito bem para a saúde pois são fontes de fibras, vitaminas do complexo B e ainda fornecem boas quantidades de proteínas. O gergelim, por exemplo, se colocado nas receitas, pode deixar os pratos muitos saborosos.

Feijão e Arroz

O prato tradicional brasileiro é encontrado na maioria das residências do país. O que muitos não sabem é que a mistura é excelente fonte de ferro e proteína vegetal!

Por isso, não pode faltar nunca na mesa dos brasileiros, principalmente agora com a alta do valor da carne.

Normalmente a sugestão é consumi-lo com frequência. Além de ser saudável, fornece energia e você ainda estará ingerindo gorduras magras.

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Quem se alimente de proteína animal dificilmente pensa em como substituir a carne. Afinal, o valor geralmente não sofre oscilações como ultimamente vêm ocorrendo.

Felizmente, substituir a carne não é difícil, sendo necessário a pessoa variar mais ainda o cardápio. De quebra, ainda é possível economizar para iniciar o próximo ano no azul.

No geral, diversos produtos de origem vegetal conseguem fazer esse trabalho, mas precisam ser consumidos em maior quantidade e em conjunto com outros produtos para que a vitaminas como o ferro, sejam mais absorvidos pelo corpo humano.

Por causa disso, podem ser usados no lugar da carne sem problemas, mas deve ter obrigatoriamente muita variedade na alimentação. Caso tenha dúvidas, não deixe de perguntar a um especialista na área que você obterá todas as informações de que precisa.

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