Se você deseja ter a sua casa própria, um terreno, uma unidade para comércio, comprar o seu carro, moto ou contratar alguns serviços, a carta de crédito recebida pelo consórcio é uma alternativa. O consórcio é uma modalidade de compra a longo prazo, com juros e custos mais baixos comparados com o financiamento tradicional.

No consórcio, você terá que esperar até ter a sua carta de crédito contemplada, ou seja, até ser sorteado ou ter dado o maior lance em uma sessão. Assim, receberá o valor do crédito antes mesmo de quitar a sua cota, por meio de uma carta de crédito.

Neste artigo, iremos te explicar, com detalhes, o que é a famosa carta de crédito e como ela funciona no consórcio. Fique conosco e descubra se ela pode ser útil ou não para seus objetivos financeiros.

O que é carta de crédito?

A carta de crédito é o documento financeiro que confere à pessoa que foi contemplada (sorteada) o acesso ao montante correspondente ao bem do consórcio. As carta de crédito, entretanto, simbolizam dinheiro, mas não o representam, de fato.

Na hora de escolher o que deseja comprar, a administradora do consórcio faz o pagamento exatamente ao vendedor, depositando na conta do mesmo. Você só poderá substituir a carta de crédito por dinheiro se, ao ser contemplado, decidir não usá-la para o fim devido.

Sendo assim, a administradora irá abrir uma conta poupança para o consorciado, com um prazo determinado para retirar o valor, ao final de todo o processo. Mas você sabe como acontece todo o procedimento no consórcio? Descubra a seguir!

Como as cartas de crédito funcionam no consórcio?

A contemplação da carta de crédito no consórcio pode ocorrer através de sorteio ou lance, sendo a primeira a forma mais comum.

Todo os meses, a administradora do consórcio sorteia um ou mais consorciados, durante a assembleia. Quem der a sorte de ser sorteado irá adquirir a carta de crédito. Assim, poderá desfrutar das suas possibilidades.

Porém, se você não quer depender da sorte, é possível receber a sua carta de crédito antes, através da oferta de lances. Esta funciona como uma antecipação do pagamento das parcelas do consórcio.

Há três alternativas no momento de oferecer os lances:

  1. lance livre: você poderá oferecer qualquer valor e, se der o maior lance, receberá a carta de crédito;
  2. lance fixo: terá que ser oferecido o valor presente no contrato;
  3. lance embutido: desta maneira, você poderá oferecer uma parcela da carta de crédito como lance

Portanto, quem já poupa dinheiro, tem uma reserva e costuma  se planejar financeiramente, pode fazer uma oferta de lances e antecipar sua contemplação. 

Agora que você já sabe o que é a carta de crédito e como ela funciona no consórcio, analise e veja se o consórcio faz sentido para você, de acordo com seus objetivos pessoais. Além de, é claro, verificar todos os custos envolvidos, para não sair perdendo dinheiro, ok?

O que acha de compartilhar este post nas suas redes sociais? Aproveite também para se cadastrar em nossa newsletter!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

 

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *