Contar com maior praticidade e menor burocracia é o desejo de qualquer brasileiro. Afinal de contas, o Brasil é um dos países mais burocráticos do mundo! Graças à tecnologia, no entanto, diversas novidades têm desembarcado por aqui nos últimos anos com a promessa de facilitar o nosso dia a dia.
Entre as novidades tecnológicas que chegam neste ano está a CNH digital, que passou a ser oferecida em todo o país neste mês de julho, promete oferecer praticidade, mobilidade e durabilidade aos motoristas.
Quer saber mais sobre o funcionamento da nova CNH digital? Então continue lendo o artigo de hoje e descubra como tirar a sua.
A CNH digital
A carteira nacional de habilitação eletrônica (CNH-e) é um documento digital, que possui a mesma validade jurídica do documento impresso – que também continua sendo emitido normalmente pelo Detran de cada estado.
Entre as principais vantagens do documento digital está a praticidade – uma vez que não será mais preciso utilizar o documento físico – e as facilidades que todo documento digital pode oferecer, como a criação de um arquivo em formato PDF que funciona como cópia autenticada da CNH. O objetivo da nova CNH é justamente reduzir a burocracia e os custos do condutor.
Para acessar o documento não é preciso ter conexão com o celular. Basta realizar todo o processo inicial via aplicativo do celular e criar uma senha pessoal. A partir daí, a CNH fica disponível offline para o usuário, a todo momento.
A implementação da CNH digital no Brasil está prevista para o final de julho de 2018 mas, em alguns estados, a novidade já está disponível aos condutores há algum tempo. Se você ainda não sabe como tirar a CNH digital, descubra a seguir como obter a CNH-e sem dificuldades:
QR code
Em primeiro lugar, é necessário ter a CNH impressa com o QR code. Toda carteira emitida a partir de maio de 2017 já possui este código que dá acesso à criação da CNH-e.
Caso a sua carteira de habilitação seja de modelo antigo e não possua um QR code, será preciso pedir uma segunda via ou renovar a carteira impressa, se for o caso. Com a CNH atualizada, você pode solicitar o documento digital.
Cadastro no Denatran
Em primeiro lugar, é preciso realizar um cadastro no site do Detran, na área Portal de Serviços, no item cadastro. Após esta etapa, você será informado quando um link de ativação do cadastro for enviado. Verifique o seu email para ativar o cadastro e dar continuidade à solicitação da CNH digital.
Visita ao Detran
Depois disso, você precisará ir ao Detran onde sua CNH impressa foi emitida e confirmar seus dados. Se você preferir, pode optar por usar um certificado digital e fazer o processo online, que é pago. Também cabe ao Detran de cada estado cobrar ou não pela via digital.
Aplicativo no celular
Após visitar o Detran, você pode baixar e acessar o aplicativo da CNH no seu celular – disponível para iOS e Android. O app é gratuito e tem o nome do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).
Você precisa de um código de ativação que o Denatran enviará por email. Crie uma senha para acessar o documento no seu celular. Com o aplicativo, também será possível consultar a sua pontuação e ser avisado quando estiver no período de renovação de sua CNH.
Segurança
De acordo com o Ministério das Cidades, determinados padrões técnicos podem assegurar a validade do documento e manter os usuários seguros. A autenticidade da CNH-e poderá ser comprovada pela assinatura com certificado digital do emissor ou com a leitura de um QR code.
Para visualizar a CNH digital, será necessário utilizar uma senha de 4 dígitos. Caso você perca seu telefone, poderá bloquear o documento em poucos minutos. Com o certificado digital, basta entrar no Portal de Serviços do Denatran e solicitar o bloqueio; se você não tiver o certificado, será preciso ir ao Detran e solicitar o bloqueio.
Desvantagens
Apesar das vantagens, a CNH digital também tem suas desvantagens. Uma delas é o fato de o usuário precisar de uma conexão Wi-Fi no cadastro inicial para conseguir acessar o aplicativo.
A segunda desvantagem pode impactar diretamente no bolso do condutor: uma multa por andar com o celular sem bateria. Isso mesmo: com a CNH-e, dirigir sem bateria no celular será considerada uma infração, que resultará em multa de R$ 88,38 e 3 pontos na carteira.
Para evitar este transtorno, será preciso manter o celular sempre com bateria ou continuar utilizando o documento impresso.
Qual sua opinião sobre a CNH digital? Você já tirou a sua? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências e opiniões conosco!
Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!