“Faça seu dinheiro trabalhar para você!” Já pensou em tornar essa ideia possível na sua vida? Saiba que colocá-la em prática é muito mais simples do que você poderia imaginar.

Em tempos de crise financeira e “vacas magras”, é importante pesquisar e se informar sobre alternativas de como gerar capital e aumentar a sua renda. Uma das formas mais simples de construir riquezas e acumular valores é através da renda passiva.

Neste artigo, você encontrará algumas dicas para você saber como acumular dinheiro e viver, enfim, de renda passiva. É possível, você verá! Acompanhe até o final, ok?

Afinal, o que é renda passiva?

A primeira coisa que você precisa saber quando o assunto é acumular dinheiro para viver de renda passiva é o que significa o termo renda passiva. Se você já atua e estuda sobre o mercado financeiro, já está familiarizado com o termo. Mas se não, calma! É bem simples de compreender.

O termo é muito comum no mercado financeiro e, diferente do que muitas pessoas pensam, a renda passiva não é, necessariamente, o dinheiro fácil. O princípio fundamental de como construir capital e acumular patrimônio com valor é criar algo que seja rentável por si só, sem exigir que você gaste tempo naquele trabalho.

A característica principal da prática da renda passiva moderna é, portanto, a seguinte: não ter que trabalhar ativamente. Tudo que você precisa é de um investimento inicial. Ao lucrar através desse tipo de investimento você constrói um patrimônio sólido e ganha dinheiro até mesmo enquanto dorme.

Depois, o dinheiro tenderá a continuar rendendo mesmo que suas atividades ligadas diretamente ao negócio estejam estagnadas. Outro termo possível para se referir a renda passiva é renda residual.

Existem maneiras muito simples de você construir uma riqueza através da renda passiva, e este artigo irá mostrar 5 dicas para ajudar a tornar isso possível começando ainda neste mês. São inúmeras as formas que podem lhe ajudar a construir um patrimônio sólido, e boa parte das dicas podem ser seguidas simultaneamente para que você chegue a bons valores bem antes do que imagina.

5 dicas práticas para acumular dinheiro e viver de renda passiva

Fique de olho nas dicas abaixo, ok? Comece hoje mesmo a acumular dinheiro para ter uma renda residual e garantir a sua tão sonhada liberdade financeira!

1. Invista

Fazer investimentos é uma das formas mais simples, seguras, assertivas e acessíveis de começar a acumular capital sem se esforçar muito. Você sabia que, para ser um investidor, não precisa começar com muito dinheiro? Com apenas R$ 30 já é possível fazer aportes no longo prazo que, se mantidos, poderão lhe render juros capazes de sustentar a renda passiva.

Você pode, por exemplo, começar investimento no tesouro direto para começar a construir um patrimônio sólido. Conforme for aprendendo mais e conhecendo mais o mercado financeiro e as oportunidades disponíveis para investidores, você poderá buscar outras boas opções de investimentos, seja na renda fixa ou na renda variável.

2. Crie uma empresa

Existe algo melhor que lucrar e ainda ajudar outras pessoas? Quando você cria um negócio próprio de sucesso, é possível contratar funcionários e ainda assim gerar riquezas para si.

Com um bom número de pessoas trabalhando a produtividade da empresa aumenta e, com o passar do tempo, mais capital é gerado. O importante aqui é pensar fora da caixa e ter a sede de empreender, não importa com o que e em qual ramo.

Para isso dar certo, invista em ideias inovadoras e abuse da sua criatividade. Encontrar nichos que ainda não foram explorados pode ser uma ótima maneira para se destacar no comércio, por exemplo.

Apesar do investimento inicial, que pode ou não ser alto, certamente a receita no final das contas poderá compensar.

3. Alugue

Se você já possui bens, que podem ser desde um sítio, uma casa na praia ou até uma pousada, o aluguel é uma maneira prática de acumular riquezas. Dependendo do espaço, localização e áreas de lazer, seu imóvel pode ser muito valorizado e, consequentemente, visado por possíveis inquilinos.

Mesmo se você não tiver condições de investir em imóveis no momento, muitas pessoas hoje em dia alugam quartos ou até móveis da própria casa para turistas e vizinhos. Sites como o Airbnb podem lhe ajudar nessa empreitada.

Às vezes uma decoração diferente chama a atenção e uma localização privilegiada na cidade pode gerar interesse para quem precisa se alojar por poucos dias. Além do lucro financeiro, você conhece novas culturas e amplia sua rede de contatos, que podem, inclusive, lhe gerar boas oportunidades para acumular dinheiro no futuro.

4. Conheça os dividendos

Os dividendos são a distribuição dos lucros paga pelas empresas aos seus acionistas. Geralmente, cada empresa tem sua própria política de participação nos lucros líquidos e seu período de pagamento, que pode ser mensal, trimestral, semestral, anual, etc.

Investindo em ações que pagam bons dividendos você poderá, no longo prazo, ter uma boa renda recorrente e, finalmente, viver de renda passiva. Para saber mais sobre o assunto, acesse aqui um post sobre o assunto.

5. Poupe dinheiro

Nenhuma forma de rentabilização é possível se você não criar o hábito de poupar dinheiro. Por isso, se você não costuma poupar dinheiro, este é um bom momento para arregaçar as mangas e começar a pensar no seu futuro.

Organize suas finanças e faça sobrar algum dinheiro para poupança todos os meses. Começar com uma pequena quantia mensal já é suficiente para, aos poucos, você começar a construir patrimônio e viver de renda passiva em algum momento da sua vida.

Além disso, é a partir deste primeiro passo que você conseguirá investir, empreender ou até mesmo criar patrimônio para alugar imóveis, por exemplo. Portanto, foque em economizar e poupar dinheiro enquanto busca  aumentar seus ganhos ao longo do tempo.

Conclusão

Com muita pesquisa no mundo dos investimentos, uma análise da sua situação financeira e a manutenção do bom hábito de gastar menos do que ganha, você estará pronto e saberá como acumular dinheiro para construir um patrimônio financeiro sólido com auxílio da renda passiva.

Gostou de aprender mais sobre renda passiva? Então compartilhe este artigo com seus amigos! E não deixe de assinar nossa newsletter!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *