Quando o final do ano chega, é normal toda aquela correria para planejar as festas comemorativas, como o Natal e o Ano Novo. Uma das preocupações é sempre a comemoração do réveillon, que pode envolver gastos absurdos se não houver planejamento.
Mas, como comemorar na virada do ano com economia? Ter gastos altos nessa época e deixar despesas para o próximo ano pode ser um problema para o orçamento da temporada que se inicia. Por isso, é essencial ter cautela para não prejudicar suas finanças e evitar ter problemas logo nos primeiros meses.
Quer passar uma virada com economia mas sem perder a diversão? Então confira o artigo e saiba planejar bons momentos sem pesar muito no bolso!
Acompanhe!
1. Faça um orçamento para as comemorações
Orçamentos são necessários para tudo, inclusive comemorações. Portanto, antes de decidir o que fazer, analise suas contas e decida o valor máximo que pode ser usado nessas festas.
Dentro do limite estabelecido, pesquise o que você pode elaborar e tente encaixar esses planos no valor definido. Se você for comemorar sozinho ou com a família, converse com todos para decidir o que todos querem e que esteja dentro do estabelecido.
Leve em consideração tudo: gasolina, alimentação, hospedagem e outros gastos que devem entrar nos planos. Se resolver comemorar com amigos, o ideal é que tudo seja organizado em conjunto para todos estabelecerem o orçamento e definir o quanto caberá a cada um desembolsar.
Se você quiser economizar e seus companheiros escolherem um programa muito oneroso, sugira outros mais baratos e que todos possam dividir. Caso não aceitem e você não tenha como pagar, o melhor é recusar, pois você não pode se prejudicar.
Lembre-se que início do ano geralmente envolve o pagamento de diversas despesas como seguro de carro, IPVA, IPTU e outros impostos. Por isso, economizar no ano novo é mais que obrigatório para não acumular dívidas e ficar no prejuízo logo nos primeiros meses.
2. Planeje muito a viagem
Muitas pessoas tiram os dias entre o Natal e o início do ano novo de folga e, sendo assim, resolvem viajar. Para economizar na virada do ano, você deve planejar sua viagem meses antes, caso decida fazer isso.
Portanto, com antecedência, pesquise os lugares que gostaria de visitar, valores das passagens, passeios que deseja fazer, a hospedagem, dentre outros itens. O ideal é deixar tudo pronto um mês antes de viajar.
Quer passar a virada do ano com economia mas não quer deixar de viajar? Então confira esses artigos e planeje uma ótima viagem sem prejudicar seu bolso! Confira:
- 8 Dicas para conseguir juntar dinheiro para viajar
- Para onde viajar quando o dólar está em alta?
- Como viajar com economia em qualquer época do ano?
- Aprenda a planejar suas próximas férias e viajar com economia!
- Viajar gastando pouco: saiba como!
- Como viajar sem estourar o orçamento familiar
3. Não exagere nas roupas e na alimentação
Essas datas festivas geralmente envolvem a compra de roupas novas e alimentos para um jantar especial, além de produtos que podem ter um custo alto, como espumantes e outras bebidas alcoólicas.
Para aproveitar as comemorações de ano novo sem despesas, você pode utilizar uma roupa sua ou pedir emprestada de um amigo ou familiar. Caso queira realmente comprar alguma peça de vestuário, pesquise muito antes ou compre em lojas que estejam em promoção.
Em relação à alimentação, defina um teto para evitar exageros na hora de ir ao supermercado. Defina tudo o que precisa e entenda que o valor deve caber dentro do estabelecido.
Pesquise na internet, lojas e diversos supermercados para comprar espumantes e outras bebidas alcoólicas com valores acessíveis.
Não se esqueça: caso beba fora de casa ou pense em sair depois das comemorações, não dirija! Reserve um valor para o táxi, Uber ou combine com alguém para lhe dar carona.
4. Faça seu orçamento para os próximos meses
Você sabe quais as suas despesas para os meses seguintes ao da comemoração? Se não, faça agora mesmo o orçamento de janeiro, fevereiro e março do próximo ano para ter noção do quanto você gastará nesses meses. Utilize os anos anteriores como base, sem deixar de calcular os possíveis reajustes.
Dessa forma, você evita exageros e fica mais consciente do quanto poderá desembolsar para essas comemorações. Fazer isso também lhe ajudará a comemorar o ano novo com economia. pois uma pessoa consciente de suas dívidas controla melhor os impulsos.
Não esqueça de anotar suas metas para o próximo ano. Sabendo exatamente o que você deseja, ficará mais fácil para você fazer decisões racionais, pois você terá o que quer em mente.
5. Escolha programas gratuitos
Procure a programação de fim de ano da sua cidade, das cidades vizinhas ou de outros municípios que podem oferecer atrações gratuitas e que seja possível visitar sem comprometer a renda. Outra alternativa é escolher alguma cidade que você possa ir e ficar na casa de algum conhecido.
Dependendo do que tiver na sua cidade, pode ser uma boa opção ficar e aproveitar o que é oferecido. Caso não tenha nada, você pode fazer programas gratuitos, como comer e tomar espumante em um parque, fazer um piquenique de tarde ou um bom jantar de noite na casa de amigos e parentes, dentre outros.
Esses planos podem ser divertidos e garantem que você comemore o ano novo com pouco dinheiro. Dependendo da sua condição financeira em dezembro, vale a pena analisar essas opções.
Às vezes, apenas ficar na companhia de pessoas queridas já é o suficiente. Assim, você espera a chegada do ano sem gastar e não corre o risco de se endividar.
6. Faça programas em conjunto
Outra maneira interessante de esperar o ano novo, sem fazer despesas, é planejar algo em conjunto com amigos e/ou familiares. Assim, todos dividem gastos de comida e bebida, o que torna tudo mais acessível.
Se você tem amigos que não fizeram planos ou simplesmente não desejam gastar, uma ótima opção é se reunir na casa de um deles, comer algo mais simples, beber champagne e depois ver um filme, por exemplo. Além de ser divertido, é simples e não envolve muito trabalho!
Passar a virada do ano com economia é possível sim e indicado, inclusive. Isso porque a grande maioria das pessoas iniciam os anos com despesas e com contas obrigatórias para pagar.
Assim, quem gasta muito nas comemorações de fim de ano pode se prejudicar. Portanto, aproveite o ano novo e comemore de forma simples, divertida e que não envolva altos gastos e tenha um feliz ano novo!
E você, já definiu suas metas financeiras para o próximo ano? Então assine a newsletter e fique cada vez mais próximo da sua independência financeira!
Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?
Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.
Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!