Fazer viagens é uma das experiências de lazer mais significativas que existem. Afinal, elas aliam diversão e descanso com a oportunidade de conhecer lugares e pessoas diversas. Infelizmente, nem todos conseguem aproveitar essa experiência por não saberem como juntar dinheiro para viajar.

Se esse é o seu caso, saiba que é possível mudar a situação! Você pode conquistar até sonhos maiores – como visitar um destino internacional. Só precisa se planejar para isso. Com planejamento, e contando com o tempo a seu favor, fica fácil realizar qualquer plano.

Quer ver como isso acontece? Confira 8 dicas certeiras para juntar dinheiro e viajar mais!

1. Mapeie os custos

Planejar um grande gasto sem saber exatamente quanto ele custará é uma tarefa difícil, certo? Logo, mapear os custos é o primeiro passo para organizar suas finanças e transformar suas ideias de viagem em realidade.

Mapear os custos exige que você anote os principais gastos envolvidos em uma viagem. Os primeiros que vêm à mente são os custos com passagem e hospedagem. Depois, é preciso pensar também no dinheiro que irá para alimentação, transporte, compras e passeios.

Se você não tem certeza de qual é o seu próximo destino dos sonhos, não há problema. É possível montar orçamentos para vários locais. Aliás, essa é uma prática interessante em todos os casos, pois permite mais flexibilidade.

Dessa forma, é possível observar quais são os destinos mais baratos e criar uma lista de prioridades para suas próximas viagens. Afinal, com nossas dicas, você não vai se limitar a apenas um destino.

2. Organize suas finanças

Outra etapa indispensável para quem deseja ter mais dinheiro sobrando é a organização das finanças. Se você parar no primeiro passo, estará só sonhando com as viagens. Mas se seguir essa segunda dica, o sonho ficará mais perto da realização.

Então, vamos lá! É hora de montar um planejamento financeiro pessoal (se você ainda não tem). Comece registrando todos os seus gastos mensais e observe como está o seu orçamento. Isso pode ser feito com a ajuda de um aplicativo ou planilha.

Ao fazer isso, você chegará a um diagnóstico de como está sua renda e de qual é o seu padrão de consumo. Se o objetivo é juntar dinheiro para viajar, os gastos devem ser menores do que a renda. Assim, sobra uma quantia para ser usada em projetos para o futuro.

3. Delimite metas de poupança

Uma vez que você tenha montado seu orçamento e começado a planejar suas finanças, chega o momento de delimitar metas. Até pode ser viável juntar dinheiro sem esse passo, mas com certeza fica mais fácil e rápido realizar seus objetivos quando você se organiza dessa forma.

As metas são compromissos firmados consigo mesmo. Elas ajudam a manter o foco. Entretanto, para que cumpram essa função, é necessário que suas metas sejam específicas e alcançáveis. Ou seja, nada de sonhar mais alto do que pode.

Analise o seu orçamento e veja o quanto é possível poupar todos os meses de forma confortável. Delimitar valores muito altos dificulta a prática e pode gerar muita frustração. Por isso,veja esse ponto com cuidado.

4. Economize no dia a dia

Quer ter mais dinheiro para curtir sua vida? Experimente colocar em prática algumas dicas de economia na rotina. Cortando custos ou minimizando alguns gastos no orçamento você conseguirá maior flexibilidade e seus resultados chegarão mais rapidamente.

Nesse aspecto, a orientação é refletir sobre o seu modo de vida e pensar nos gastos que podem ser cortados. As formas de economia variam muito para cada pessoa, já que dependem do cotidiano de cada um.

Algumas dicas são: rever o que você paga de taxas bancárias e de serviços como internet e telefone, usufruir de lazer gratuito ou mais barato e procurar sempre o melhor custo-benefício nos gastos que faz.

5. Compre menos

Outra dica essencial de economia é controlar suas compras. Muitas vezes, é difícil fazer isso no meio da correria da rotina. Por exemplo: quantas vezes por semana você come em restaurantes ou pede comida por delivery?

Essas são opções práticas, mas que consomem uma parte importante do nosso orçamento. Então, reduzir esse tipo de gasto e preferir cozinhar em casa fará com que sobre mais dinheiro para viajar.

Além disso, diminuir o uso do cartão de crédito e evitar compras por impulso também trarão um grande efeito. Esses itens são responsáveis por muitos descontroles no orçamento dos brasileiros.

6. Gere renda extra

Já pensou na possibilidade de ganhar um pouco mais de dinheiro? Aumentar a renda é uma maneira interessante de custear sua viagem sem maiores dificuldades financeiras. E existem diversas formas de fazer isso.

Algumas ideias são:

  • fazer bazar para vender objetos que você não usa mais;
  • oferecer serviços freelancer;
  • trabalhar com consultoria;
  • dar aulas particulares;
  • produzir comidas para vender.

7. Pesquise como viajar barato

A economia não está presente apenas nas suas finanças pessoais. Também é possível economizar bastante ao viajar. Colocando algumas estratégias em ação, você aproveita muito mais a experiência e gasta menos.

Um exemplo é pesquisar por promoções de passagens. As companhias costumam oferecer bons descontos em períodos de menor procura. O mesmo vale para hotéis. Fazendo buscas online, você certamente encontrará condições de pagamento melhores.

Montar um roteiro eficiente é outra forma de economizar. Isso porque você pesquisa bastante sobre o destino e encontra alternativas mais baratas ou mesmo gratuitas para aproveitá-lo.

8. Invista

Por fim, temos uma ótima dica para multiplicar o seu dinheiro: os investimentos. Ao investir o valor poupado mensalmente, você consegue algum rendimento com ele e passa a ter uma quantia maior ao longo do tempo.

Essa é uma orientação válida, principalmente, para planos de médio e longo prazo. Por exemplo, aquela viagem internacional que você sonha em fazer. Investir por alguns meses será útil para impulsionar esse projeto.

Acabamos de dar 8 dicas de como você pode juntar dinheiro para viajar. Sem dúvida, elas têm potencial para mudar sua vida financeira e facilitar muito a realização de seus planos. Aproveite para escolher o próximo destino com a certeza de que tudo dará certo!

Uma viagem de cruzeiro está nos seus sonhos? Então confira 5 dicas para realizá-la!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *