Viagens de cruzeiro são como férias com cenários que mudam constantemente. Não à toa, centenas de navios e com itinerários diferentes chamam a atenção de um número cada vez maior de viajantes no mundo todo.

Esse estilo de viagem também tornou-se popular por seu custo-benefício. Em muitos casos, a viagem de cruzeiro é acessível para a maioria das pessoas que planejam um roteiro de férias. Assim, torna-se bem possível que este momento realmente aconteça e seja uma realidade.

Quer saber como escolher a melhor viagem de cruzeiro para as suas próximas férias? Continue a leitura do artigo e confira algumas dicas de cruzeiros que podem ajudar a definir a sua experiência.

Afinal, já que existem tantas opções diferentes, são grandes as chances de você encontrar uma que atenda aos seus desejos e expectativas, não é mesmo? Acompanhe!

Como é viajar de cruzeiro?

Uma das melhores definições sobre uma viagem de cruzeiro diz que a experiência “é como viajar em um resort flutuante”. Isso porque, assim como quando você se hospeda em um resort, uma viagem de cruzeiro tem todas as “mordomias” de serviços prestados ao viajante, sem que ele se preocupe com tarefa alguma. Apenas com seu próprio lazer.

Sobre a viagem em si, não tem muito segredo: uma rota é definida com base nos portos em que o navio fará suas paradas. Essas pausas servem, principalmente, para que os turistas conheçam os destinos em questão.

Os passeios podem ser feitos a partir de visitas guiadas por funcionários do próprio cruzeiro ou como o viajante desejar. Durante as paradas, é possível visitar cafés, restaurantes, pontos turísticos, etc.

Como os destinos envolvem praias, sempre há também opções de atividades como mergulho, trilhas e caminhadas pela natureza, passeios especiais. Opções não faltam, e é importante esclarecer isso, já que muita pessoas acreditam que uma viagem de cruzeiro se resume apenas ao que é possível fazer dentro do navio.

E por falar nas atividades oferecidas dentro do navio, essas também são das mais variadas. Você pode, por exemplo, fazer aulas de dança até participar de festas temáticas e shows pela noite.

Tudo isso vai depender justamente do estilo de cruzeiro que você procura. Portanto a pesquisa é sempre fundamental antes de fechar o pacote de viagem.

Quanto custa fazer um cruzeiro

O orçamento de um cruzeiro vai depender, basicamente, de três fatores importantes: o roteiro, quantos dias terão a viagem e o que o navio oferece aos hóspedes como itens obrigatórios do pacote.

Em média, destinado às excursões terrestres ou consumo adicional dentro do próprio navio. Obviamente, as rotas nacionais saem mais barato, variando entre 1 mil e 6 mil reais por pessoa, em média.

Já para os cruzeiros com destinos internacionais, como o procurado Caribe, há opções que variam de US$ 1.200,00 a US$ 5 mil por pessoa nos navios. Isso considerando as tarifas mais baixas. Afinal, existem navios que oferecem cabines luxuosas e, consequentemente, muito mais caras.

Algumas empresas com cruzeiros em 2019 e nas próximas temporadas para ainda ficar de olho são:

  • Costa Cruzeiros
  • MSC Cruzeiros
  • Royal Caribbean
  • Iberostar
  • Celebrity Cruises
  • Carnival Cruise Line
  • Azamara
  • Seabourn
  • Pullmantur Cruzeiros
  • Atlantis

Dicas para fazer uma viagem de cruzeiro

Saber algumas dicas para fazer uma viagem de cruzeiro pode garantir escolhas mais inteligente. Como por exemplo, sobre a melhor época para um cruzeiro no Brasil.

As decisões mais importantes são tomadas antes de você sair de casa. Por isso, assim como toda viagem, um cruzeiro também precisa de um tempo mínimo de planejamento, ok?

Confira 5 dicas para fazer a sua viagem de cruzeiro numa boa!

01. Mantenha um planejamento

Como dissemos, as opções de estilos de cruzeiro são extremamente variadas. Por isso, é importante se planejar sobre aspectos básicos da viagem, como qual o tempo de duração, qual o itinerário da viagem, quais os serviços e atividades que o cruzeiro oferece.

Verifique também o que está incluso no valor total do pacote ou não, entre outros detalhes práticos e organizacionais.

02. Atente-se aos valores dos pacotes

Hospedagem, alimentação e transporte costumam ser as três partes mais caras (e importantes) das férias. Tudo isso já está incluso no preço básico de um cruzeiro.

A maioria dos pacotes, porém, cobra também taxas extras para diversos serviços e atividades oferecidos durante a viagem. É importante ressaltar que nem todas essas taxas são obrigatórias. Por isso, leia atentamente a proposta no contrato e, caso necessário, peça para tirar as taxas extras de serviços que você sabe que não vai utilizar.

Isso ajuda a deixar a viagem ainda mais dentro do orçamento.

03. Saiba que cruzeiros não são apenas viagens pelos oceanos

A maioria das pessoas associa as viagens de cruzeiro com a navegação em oceanos. Mas a verdade é que há roteiros até por rios e lagos.

Muitas das cidades mais importantes do mundo estão em um itinerário de cruzeiro, mesmo sem terem praia. É o caso de algumas opções ao Norte do Brasil, que navegam pelo Rio Amazonas.

04. Aproveite todos os serviços inclusos no pacote

Embora alguns navios de cruzeiro sejam melhores que outros, quase sempre é garantido um bom nível básico de comida, serviço e acomodações em um cruzeiro. Hospedagem, alimentação, entretenimento e transporte é um ótimo negócio de férias.

Além disso, você pode pedir qualquer prato que adora em um navio de cruzeiro e a cozinha estará prontamente a postos para lhe atender.

05. Faça amizade com outros turistas

Em um cruzeiro, você conhecerá pessoas de todo o mundo e de diferentes classes econômicas. Seja gentil e interessado em fazer amizades. Afinal, é sempre fácil iniciar uma conversa com alguém em um lounge ou durante o jantar, já que vocês estão no mesmo espaço de viagem por vários dias.

Aproveite para montar o seu planejamento de uma viagem de cruzeiro ainda este ano, mesmo que a ideia seja aproveitar as férias de 2020. A experiência de um cruzeiro pode ser interessante, inclusive, se você deseja viajar sozinho.

Portanto, vale a pena pesquisar as empresas e roteiros que mais instigam o seu lado viajante e realizar a viagem! Pense nisso!

E você, já viajou de cruzeiro ou está planejando a sua primeira experiência com esse tipo de viagem? Conte para nós nos comentários!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *