Com o objetivo de democratizar o comércio online, o Mercado Livre despontou como o maior marketplace da América Latina. Desse modo, é comum que haja o interesse pelo BDR MELI34, certificado que representa as ações da companhia.

Mas, de que forma comprar os papéis do Mercado Livre? O que avaliar antes de fazer os aportes? É importante fazer perguntas como essa para verificar se vale a pena investir nessa empresa do exterior.

Quer entender melhor o histórico do Mercado Livre e conhecer alguns marcos do seu crescimento? Então confira este post e veja ainda como comprar as ações através do BDR MELI34!

Quando surgiu o Mercado Livre?

O Mercado Livre é uma empresa de tecnologia, criada por Marcos Galperin, que surgiu em 1999 na Argentina. Dois meses depois, a empresa passou a atuar no Brasil, sob o comando de Stelleo Tolda, tornando o país com a maior operação da companhia na América Latina.

A proposta do negócio é oferecer uma plataforma eletrônica para que pessoas físicas e jurídicas possam comprar e vender uma série de produtos e serviços. A empresa, que opera em 18 países, é considerada líder em marketplace na América Latina.

Por meio do Mercado Livre, são realizadas 9 vendas a cada segundo. No Brasil, a plataforma tem uma participação importante — pois mais de 110 mil pessoas utilizam os serviços da companhia de venda como sua renda principal ou única.

Quais os setores de atuação da companhia?

Além do marketplace, o Mercado Livre tem outros serviços direcionados para o comércio online, como:

  • Mercado Pago;
  • Mercado Envio;
  • Mercado Shops;
  • Mercado Livre Publicidade.

Desse modo, além de ser considerado um ecossistema digital para compra e venda de produtos, o Mercado Livre explora ainda serviços de envios, pagamentos e anúncios.

A companhia tem também autorização do Banco Central (BC) para atuar como uma instituição financeira. Assim, pode conceder empréstimos para clientes que tenham uma conta no Mercado Pago.

É preciso destacar como a empresa vem investindo em uma rede logística própria — de modo a garantir mais rapidez nas entregas. Prova disso é a aquisição de quatro aeronaves no Brasil para realizar as entregas em 24h.

Quem tem interesse nas ações do Mercado Livre (MELI34) também pode gostar de saber que a empresa sobreviveu à crise de 2000. O período ficou conhecido como a “bolha da Internet” e foi marcado pela falência de muitas empresas de tecnologia.

A empresa também mostrou resiliência em outras crises. Com a pandemia do novo coronavírus, ao contrário de muitos negócios que tiveram dificuldades, o Mercado Livre teve um salto de crescimento. Isso porque acompanhou a tendência de expansão do e-commerce.

Quando o Mercado Livre entrou na bolsa?

Depois de entender o setor de atuação e a história de crescimento do Mercado Livre, é válido saber mais sobre a entrada da companhia na bolsa de valores. Ela estreou na bolsa norte-americana Nasdaq em 2007.

Dez anos depois, tornou-se a primeira startup argentina a registrar mais de US$ 10 bilhões em capitalização. Assim, passou a compor o índice NASDAQ 100. O ticker de suas ações na Nasdaq é o MELI.

Como adquirir as ações do Mercado Livre (MELI34)?

Como você viu, não é possível investir nas ações do Mercado Livre no Brasil. Afinal, a empresa não tem capital aberto em nosso país. Logo, a compra dos papéis diretamente só pode acontecer pela bolsa dos Estados Unidos.

Contudo, existe uma opção menos burocrática e mais acessível de fazer os investimentos indiretos no Brasil. O investidor pode adquirir pelo ticker MELI34 — a numeração ao final indica que é um BDR. Mas, o que são BDRs?

Essa é a sigla para brazilian depositary receipts ou recibos depositários brasileiros. Funciona como um certificado de investimentos internacionais. Assim, ao investir em BDR você não está comprando a ação diretamente, e sim um certificado lastreado nesses papéis.

Desse modo, o BDR MELI34 representa as ações do Mercado Livre, porque é um valor mobiliário com lastro em ações da empresa. O mais interessante é a praticidade para negociá-los, pois tudo é realizado na B3 — a bolsa de valores brasileira.

Basta você ter uma conta em um banco de investimento do Brasil, digitar o ticker no home broker e fazer os aportes em reais. Com isso, pode buscar por ganhos com a valorização das ações estrangeiras e recebimento de dividendos eventualmente repartidos pela companhia.

Outro fator importante é que qualquer investidor pode ter acesso aos BDRs atualmente, como o certificado do Mercado Livre ou de outra empresa estrangeira. Até 2020, essa era uma opção disponível apenas para investidores qualificados.

O que avaliar antes de investir em BDRs?

Agora que você já viu que é possível comprar os BDRs de ações do Mercado Livre (MELI34), precisa entender se é um investimento que vale a pena. A decisão de alocar seu capital na empresa dependerá de seu perfil de investidor e metas financeiras.

O investimento em BDR traz a vantagem de diversificar seu portfólio internacionalmente. Isso porque ter investimentos lastreados no exterior pode ser uma maneira de balancear melhor os riscos — visto que você estará expondo seus recursos a economias mais robustas.

Entretanto, é importante destacar que se trata de uma alternativa da renda variável, sujeita às oscilações do mercado. Desse modo, é interessante conhecer a sua tolerância ao risco para decidir sobre os aportes.

Além disso, você deve avaliar as características do Mercado Livre para saber se vale a pena se expor aos resultados da companhia. Lembre-se de que valorização passada não garante lucros futuros. Logo, é preciso analisar com atenção a qualidade da empresa e as perspectivas dela.

Também é recomendado analisar a economia do país onde as ações estão listadas e dos locais onde a companhia atua. Assim, você consegue ter mais informações sobre os diferentes cenários que podem impactar os resultados.

Ao longo deste post você viu como surgiu o Mercado Livre e como se deu sua expansão, atuando com diferentes serviços voltados para o comércio eletrônico. Caso a alternativa esteja alinhada às suas necessidades, perfil e à sua análise individual, você já sabe que pode se expor à empresa por meio do BDR MELI34, fazendo aportes sem sair do Brasil.

Gostou deste conteúdo? Quer investir em ativos de outros países? Então conheça 5 investimentos no exterior que podem atrair sua atenção!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *