O hábito de ler livros é imprescindível para o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer pessoa e, por isso, esta prática costuma ser sempre incentivada a todo momento – nas mais diferentes épocas das nossas vidas. Ainda assim, no entanto, muitas pessoas não conseguiram desenvolver o hábito de ler em seu dia a dia.
Mas, será que é possível desenvolver o hábito de ler – mesmo que de maneira tardia? Seria factível aprender a gostar de ler na idade adulta e conseguir, finalmente, usufruir dos benefícios desta prática – tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito profissional?
A resposta é sim! Se você procura desenvolver o hábito de ler, saiba que existem algumas técnicas e pequenos passos que, se concluídos, podem ajudar você nesta empreitada de redescobrir o prazer na leitura de bons livros.
Continue lendo o artigo de hoje e saiba mais sobre estas técnicas!
Começando com calma
Ler pode ser muito benéfico e muito prazeroso, mas para quem ainda não se acostumou a este hábito, é preciso ter um pouco mais de paciência para aprender a desenvolver seu gosto pela leitura. Por isso, para quem não costuma ler com frequência, o importante é começar com calma e dar um passo de cada vez.
O método Kaizen pode ser uma técnica bastante eficiente para lhe ajudar neste primeiro momento. Clique aqui e saiba mais sobre este interessante método, que pode ser aplicado nas mais diversas situações da sua vida.
Ao invés de começar a ler um livro todo de uma vez e se frustrar, você pode estabelecer a leitura de, por exemplo, apenas 10 páginas por dia. Se isso ainda assim for muito, reduza este número para 5 ou 3 páginas diárias.
O importante é que você se sinta confortável para dar o primeiro passo sem se assustar e firmar o hábito da leitura no seu dia a dia.
Descubra suas preferências
Pessoas que acreditam não gostar de ler, muitas vezes, só não tiveram ainda a oportunidade de encontrar o livro certo para elas. Existem gêneros e temas a perder de vista. Descubra o que é de seu maior interesse, o que prende, de fato, a sua atenção e invista em ler sobre isso.
Se você gostar de saber mais sobre finanças pessoais e investimentos, por exemplo, procure encontrar bons livros sobre o tema que possam despertar o seu interesse. O importante é encarar a prática da leitura como algo prazeroso.
Opte por uma edição convidativa
Uma outra maneira de tomar gosto pela leitura é encontrar uma edição convidativa à leitura. Se você não é tão fã do hábito de ler, evite escolher livros mais velhos – que podem ter um odor mais desagradável e letras miúdas – ou obras muito extensas.
Para quem deseja começar a ler mais, pode valer a pena iniciar este hábito com livros menores, edições mais recentes e, preferencialmente, por um assunto que lhe desperte alto interesse. Atentar-se às edições com papel de melhor qualidade, com imagens ou fotos pode ser um atrativo a mais para lhe convencer a ler com maior frequência.
Para quem não gosta de livros físicos, as edições em formato de e-book podem ser excelentes opções. Desta forma, você conseguirá manter sua leitura em dia acessando milhares de títulos via computador, smartphone ou até mesmo via tablet.
Leve o livro com você
Uma queixa comum entre aqueles que desejam ler mais, mas que não conseguem colocar este objetivo em prático é a falta de tempo. Se este for o seu caso, levar o livro com você para todos os lugares pode ser uma técnica definitiva para desenvolver o hábito de ler e inserir a leitura no seu ia a dia de uma vez por todas.
Você não precisa de um tempo realmente livre para se dedicar à leitura. Não é necessário um horário específico. Apenas leve o livro com você para onde for e habitue-se a folheá-lo sempre que houver algum tempo livre.
Leia algumas páginas enquanto sai para almoçar; leia no caminho para o trabalho ou de volta para casa, caso utilize transporte púbico. Folheie seu livro no consultório enquanto espera o dentista ou enquanto aguarda atendimento médico.
Se você começar a levar um livro na bolsa para onde for, perceberá o quanto tempo gastamos com atividades passivas – tempo este que poderia ser muito melhor aproveitado e de maneira muito mais produtiva. Que tal, por exemplo, deixar as redes sociais por alguns minutos do dia e se dedicar a ler um livro, uma matéria ou até mesmo outros artigos sobre finanças e investimentos do Blog de Valor?
Não leia apenas o que os outros recomendam
Tentar desenvolver o hábito de ler um livro por obrigação ou escolher um título que os amigos lhe recomendaram pode não ser a maneira mais eficiente de mudar suas práticas e o seu comportamento em relação à leitura. Fuja da leitura por obrigação e foque naquilo que lhe desperta interesse.
Leia os livros recomendados se forem de seu real interesse. Caso contrário, deixe-os para quando o hábito da leitura já estiver mais consolidado.
Não se esqueça, no entanto, que desenvolver o hábito de ler pode agregar – e muito – na sua vida pessoal e profissional. Por isso, vale a pena o esforço de se habituar a ler diariamente, aprender cada vez mais e estar sempre preparado e bem informado sobre os mais diversos temas.
Quer começar a desenvolver seu hábito de leitura a partir de agora? Então clique aqui e conheça 10 livros para aprender sobre finanças!
Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?
Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.
Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!