Muita gente pensa em investir na Bolsa de Valores. No entanto, a ideia geral é de que é necessário ter bastante dinheiro para entrar nesse mercado financeiro. Isso é um mito!

Saiba que você pode começar a investir na Bolsa de Valores com pouco dinheiro. E este processo pode ser muito mais simples do que você imagina.

Neste artigo, vamos falar sobre como investir na Bolsa de Valores com pouco dinheiro. Você verá que é possível investir e lucrar com poucos recursos, e que a Bolsa de Valores não é “negócio de gente rica”. Ela está acessível a todos aqueles que desejam fazer investimentos, com variados graus de risco.

Então siga lendo nosso artigo e descubra o que você pode fazer na Bolsa de Valores com pouco dinheiro!

Operar na Bolsa de Valores com pouco dinheiro: não é mito!

Não há, teoricamente, um limite mínimo de recursos financeiros para começar a investir na B3. O que dizem por aí, que apenas grandes empresários e pessoas com conhecimentos avançados podem operar na Bolsa de Valores, é mentira. O mercado financeiro, aliás, está repleto de mitos, não caia neles!

Existem inúmeras opções de ativos para você investir na B3. Basta que o investidor conheça estas opções e escolha aquelas que façam mais sentido para ele!

Algumas vantagens de investir na Bolsa são:

  • possibilidade de maiores lucros que no investimento em renda fixa;
  • alta liquidez;
  • você escolhe os prazos do seu investimento;
  • inúmeras possibilidades de investimento;
  • associar-se a grandes organizações, líderes de mercado;
  • recebimento de rendimentos com Juros sobre Capital Próprio (JCP) e dividendos.

Vale destacar, contudo, que estes investimentos também são mais arriscados. Por isso, é importante que o investidor conheça seu perfil e seu apetite a riscos.

Se você já fez esta análise e percebeu que o mercado de ações é para você, o próximo passo é tomar suas decisões de investimento. Basta ter foco e estratégia e também  conhecer seus objetivos pessoais.

Como investir na Bolsa de Valores com pouco dinheiro?

A questão, para muitas pessoas, está justamente em dar o primeiro passo. Afinal, como, na prática, começar a investir na Bolsa de Valores?

Para começar a investir na Bolsa, siga estes passos:

1. Abra uma conta

Para começar a investir na Bolsa você precisará ter uma conta em uma instituição financeira confiável, que ofereça suporte adequado ao cliente. Você pode abrir uma conta em uma instituição financeira de forma online e rápida, começando a operar na Bolsa de Valores no mesmo dia, inclusive.

Após concluir seu cadastro, aguarde o retorno da instituição.

2. Faça uma transferência

Agora é hora de transferir o dinheiro que você vai utilizar nos seus primeiros investimentos na Bolsa de Valores. Em geral, os valores são transferidos em poucos minutos.

3. Acesse a plataforma

As instituições financeiras trabalham com plataformas online para realizar operações no mercado financeiro. A opção “Home Broker” permite que você encontre todas as ações de empresas e outros ativos negociados em bolsa.

Importante: a negociação deve ser realizada no período do pregão, ou seja, durante o horário de funcionamento da B3.

4. Pesquise sobre investimentos

Antes de comprar ativos na B3, procure se informar sobre as modalidades de investimento possíveis e verifique se elas se encaixam aos seus objetivos financeiros. Além disso, um investidor que deseja investir na Bolsa de Valores com pouco dinheiro pode optar por comprar desde ações fracionadas até investir em fundos de índice (ETFs).

As opções são muitas. Basta conhecê-las e escolher aquelas que mais se adequam às suas necessidades.

5. Faça seus investimentos

Agora é a hora de você começar a realizar, a partir de seus recursos iniciais, seu primeiro ou seus primeiros investimentos. A partir do seu home broker, você faz seus aportes e dá início à formação da sua carteira de investimentos em bolsa.

Caso tenha dúvidas na hora de utilizar a plataforma, vale a pena contatar a instituição financeira para maiores orientações ou solicitar ajuda especializada de um assessor de investimentos, por exemplo.

Onde investir na Bolsa de Valores com pouco dinheiro

Quer saber como investir na Bolsa de Valores com pouco dinheiro? Veja a seguir algumas possibilidades:

Ações

A maneira mais conhecida de investimento em Bolsa de Valores é, certamente, a compra direta de ações. Você pode adquirir papéis de empresas listadas em bolsa por meio de lotes ou a partir do mercado fracionário.

São inúmeras opções de ações disponíveis para aportes, nas mais diferentes cotações, das mais distintas empresas. Para formação de carteira, é indicado fazer uma escolha baseada em uma boa análise de fundamentos das companhias.

Exchange Traded Funds (ETFs)

Os ETFs (fundos de índice) são fundos que espelham índices de referência, como o Ibovespa (IBOV).

A vantagem de se investir em ETF é que este tipo de aporte permite ao investidor diversificar seus investimentos. Há a desvantagem, por outro lado, de não se poder selecionar as ações que compõem esse tipo de investimento.

Fundos de ações

Você pode comparar os fundos de ações a condomínios de investimento: vários investidores se reúnem com o objetivo de fazer aportes em ações. Estes investimentos, contudo, são possibilitados por meio da compra de cotas. A cada cota adquirida, o investidor tem direito a um percentual da rentabilidade da carteira deste fundo de ações.

A maior parte dos fundos tem valor mínimo de investimento acessível e você poderá contar com uma gestão profissional para este investimento. Ou seja, não é necessário acompanhar continuamente sua carteira de investimentos.

Vale a pena investir na Bolsa com pouco dinheiro?

Vale a pena investir na Bolsa com pouco dinheiro, desde que você escolha um investimento de acordo com seus recursos e objetivos. Além disso, é importante verificar se este tipo de investimento está alinhado ao seu perfil.

Lembre-se que existem riscos e que o mercado de Bolsa possui muitas oscilações. Portanto, analise com cuidado esta opção.

Se, no entanto, você já está certo de que este investimento para você, basta planejar-se financeiramente e iniciar seus aportes!

Agora que você já sabe que é possível investir na Bolsa de Valores com pouco dinheiro, que tal conferir nosso glossário com termos em finanças e investimentos?

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *