Ao planejar e começar a criar uma estratégia para elevar o tráfego do seu blog, você já pensou em utilizar o Pinterest? Temos quase certeza que não. Isso porque dificilmente são escolhidos outros caminhos que não se relacionem ao marketing de conteúdo, mídias pagas, e-mail marketing, dentre outros.

Você sabe como usar o Pinterest e qual o seu impacto nas visitas de um site? Pois bem, além de ser uma vitrine com imagens e fotos que causam inspiração em inúmeros assuntos, de decoração a gastronomia e estilo de vida, o Pinterest é uma ferramenta poderosa, capaz de gerar tráfego orgânico para a sua página.

Acompanhe nosso conteúdo de hoje e saiba como usar o Pinterest para aumentar suas vendas. Compreenda, em detalhes, como a rede social funciona e quais os melhores caminhos para conquistar mais visitantes a partir dela.

Vamos lá? Boa leitura!

Você sabe como funciona o Pinterest?

Possuindo mais de 170 milhões de usuários em todo mundo, o Pinterest reúne visitantes mais engajados do que muitas redes sociais. Os chamados “pins” vão muito além dos conteúdos de decoração e moda.

Atualmente, ao usar o Pinterest podemos encontrar na rede social publicações sobre produtividade, organização de tarefas, planejamento, gastronomia, etc. E não é necessário possuir nenhuma rede social para criar uma conta Pinterest.

São dois os grandes “pulos do gato” do Pinterest: trata-se de uma rede com alto poder de viralização e, em contrapartida, ainda não é uma opção popular para as empresas investirem conteúdos de valor.

Conte para a gente: quantas empresas que você conhece produzem conteúdo para o Pinterest como uma maneira de criar conteúdo de valor e convertê-los em vendas? Poucas, não é?

Somente avalizando essas informações já é possível notar a força do Pinterest para gerar tráfego orgânico.

A meta da sua estratégia sobre como gerar mais tráfego para blog deve incluir a maior qualidade possível na produção dos pins, já que quanto mais atraentes as publicações forem, maiores serão as chances de que seu tráfego na rede social seja redirecionado para o blog ou site.

Como usar o Pinterest para aumentar suas vendas

Ainda não entendeu como é possível usar o Pinterest e direcionar o seu visitante dos pins para o site?

Veja: ao usar o Pinterest para criar e publicar um pin, você pode utilizar um título persuasivo, utilizar uma pequena descrição e, ainda, inserir um link de destino.

Ao clicar na sua imagem, o Pinterest levará o usuário direto para o seu site. Eis aí a grande facilidade do Pinterest em elevar o tráfego do seu blog.

Agora, vamos lhe mostrar como otimizar a sua conta e torná-la ainda mais efetiva na busca por tráfego orgânico. Acompanhe:

1. Links de redirecionamento

Como estamos falamos sobre aumento de tráfego, você deve ter muito cuidado com os links que utilizará para redirecionar o seu visitante.

Ao criar um pin, existe um espaço chamado “source”, local onde será inserido o link do seu site ou blog. Lembre-se que, se você não informar o link para o seu site, suas visitas permanecerão apenas no Pinterest!

2. Postagens periódicas

A frequência nas postagens é outro segredo de como gerar mais tráfego para blog através do Pinterest. O algoritmo da rede se baseia nas atividades frequentes de cada usuário para ranquear os melhores pins. O ideal é que você dedique de 10 a 15 minutos no aplicativo.

Ah, ainda há outro porém. Engana-se quem pensa que essa atividade e frequência no Pinterest refere-se apenas a criação de pins próprios. Salvar pins de outros usuários em outras pastas também é visto com bons olhos pelo algoritmo.

3. Imagens verticais

Como ao usar o Pinterest os usuários estão nos smartphones, é claro compreender que as imagens que mais se adequam são as criadas em formato vertical.

Além de ser muito mais interessante para a visualização no celular, as imagens verticais são muito mais democráticas do ponto de vista criativo. O espaço permite a inserção de um volume maior de conteúdo, tornando o pin muito mais completo.

Você sabe o que são infográficos? São imagens verticais, similares a um folder, que reúnem informações, estatísticas e curiosidades sobre determinado tema. Por serem lidos com mais facilidade, o que é de praxe nos conteúdos visuais, tornam-se opções bem interessantes para os seus pins.

Existem aplicativos gratuitos próprios para criação de infográficos. O site Canva é um deles!

4. Descrições matadoras

Quando você pensa em um artigo para blog que agrega valor, significa que o conteúdo foi escrito utilizando as melhores das técnicas, certo? O mesmo ocorre nas descrições do Pinterest.

Descrições sem relevância não agregam valor ao usuário. Nestes casos, dificilmente ele irá se interessar em clicar no seu pin e ir para o seu site.

Uma boa descrição para Pinterest resume, de forma breve e sucinta – geralmente em duas frases – o conteúdo do pin. Neste texto devem ser incluídos palavras-chaves que adequem-se ao conteúdo, hashtags e uma CTA (call-to-action/chamada para ação).

Tenha um cuidado especial com a CTA: é através dela, localizada no final do texto, que você convida o usuário a visitar seu site e refletir melhor sobre o tema do pin. E é exatamente neste momento que você ganha mais um leitor para o seu blog!

Dica

Dica: não otimizar as imagens para SEO – mecanismos de busca – é um dos grandes erros dos empreendedores que utilizam o Pinterest para gerar mais tráfego. Por isso, não esqueça de incluir palavras-chaves nas descrições, as tags na imagem (que são os marcados que irão categorizar o seu conteúdo, além de hashtags mais populares.

E então, gostou do artigo? Se você ainda não explorou o Pinterest como empresa, explore-o! A rede social oferece grandes oportunidades para geração de tráfego e disseminação do seu produto ou serviço.

Seguindo todos os passos citados, você eleva consideravelmente seu tráfego e, consequentemente, as vendas do seu negócio.

Agora que você já sabe como usar o Pinterest para aumentar suas vendas, acompanhe todas as publicações do blog e receba outros excelentes insights para otimizar a gestão do seu negócio. Sucesso nas vendas!

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Autor

Luana Neves

Jornalista e redatora. Atuou como editora de Economia no Jornal DG e Revista Quem é Quem - Economia, assinou por três anos coluna diária de Economia e já produziu conteúdo para diversos portais de notícias do Brasil.

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