Ter uma boa comunicação no ambiente de trabalho às vezes parece ser algo de outro mundo. Você alguma vez já se estressou com algum gestor que não passou direito as tarefas que você tinha que fazer ou com algum colega que interpretou errado algo que você disse e depois reclamou disso para seu chefe?

Pior ainda, você já chegou a sair ou perder um emprego por causa de falta de comunicação no trabalho? As chances de você ter se estressado com isso provavelmente são grandes.  A boa comunicação no ambiente empresarial é escassa, e isso é péssimo para todas as partes.

Quer saber como ter uma boa comunicação no seu ambiente de trabalho? Então saiba que este artigo lhe ajudará!

Acompanhe a leitura e saiba como ter uma comunicação no seu local de trabalho, ter bons resultados e uma boa relação com sua equipe!

Por que uma boa comunicação no ambiente de trabalho é importante?

Problemas de comunicação no ambiente de trabalho é mais comum do que parece. De acordo com uma pesquisa realizada pela Isma Brasil, cerca de 72% das pessoas estão descontentes com seus empregos.

Dentre os diversos motivos, um dos maiores é a falta de comunicação no trabalho em equipe, de gestores e da liderança. O problema é tão grave que a falta de comunicação se tornou o problema número um das empresas.

Uma boa comunicação no trabalho é essencial para que todos trabalhem em harmonia. Ainda, evita problemas e desentendimentos e contribui para a eficiência nos resultados de uma empresa.

Assim, elaborar um plano e conversar com todos para que haja diálogo entre os colaboradores é necessário para impedir esses problemas.

O que é uma boa comunicação no ambiente de trabalho?

Comunicar-se no ambiente laboral não tem a ver somente com conversar e ter uma relação amigável com os colegas de trabalho. Mas então, o que é uma boa comunicação? Podemos dizer que uma pessoa se comunica bem quando ela deixa claro o que precisa de forma respeitosa para todos os seus ouvintes.

A comunicação pode ser considerada um dos aspectos mais importantes que uma empresa deve ter. Apesar disso, é bastante ignorada, mas pode ser resolvido de maneira muito simples.

A falta de comunicação causa trabalho redobrado, estresse, intrigas, fofocas, boatos, dificuldades de relacionamentos, descontentamento e em casos mais graves, demissões e até processos judiciais. Tudo isso pode piorar o desempenho e resultados da empresa.

Como se comunicar bem com os colegas de serviço?

Agora que você já sabe qual a importância da comunicação na empresa, veja algumas dicas para ter uma boa comunicação no trabalho.  Descubra agora quais são as atitudes que favorecem uma boa comunicação no ambiente laboral.

1. Seja um ótimo ouvinte

Antes de tudo, saiba ser um bom ouvinte. Passe mais tempo ouvindo e menos tempo falando e primeiro escute tudo antes de dizer algo. Tenha empatia e paciência e tente entender as dificuldades que os integrantes da sua equipe tem.

Converse com eles, faça pequenas reuniões rápidas para saber o que cada um pensou das atividades da semana ou do mês, como todos estão, o que cada um produziu e se eles tem algum problema ou algo a acrescentar.

Ainda, se você for o gestor de uma equipe, evite ao máximo dar ouvidos para fofocas e boatos! Procure reprimir de forma respeitosa esse tipo de atitude e se houver feedbacks negativos sobre uma pessoa, busque ouvir todas as partes para evitar retaliações ou até demissões injustas.

2. Dê feedbacks

Todos que colaboram em algum projeto ou empresa precisa de feedbacks para melhorar certos pontos, aprender com os erros e saber seus pontos fortes. Uma pessoa que não escuta feedbacks da liderança ou de outros colegas não saberá como está seu desempenho!

Por isso, se você lidera uma equipe, trabalha como gestor ou simplesmente está em uma equipe com outros colegas, busque dar feedbacks construtivos para melhorar a relação, trazer resultados e melhorar desempenhos.

3. Esteja presente

Com o avanço da tecnologia, uma equipe não precisa trabalhar de forma presencial se desejar. Mesmo a presença física sendo dispensável, todos devem estar presentes de alguma forma, seja por e-mail, aplicativo de mensagens ou outro tipo de comunicação.

Tenha contato direto e esteja à disposição para ajudar, tirar dúvidas e entregar suas obrigações.

4. Seja rápido e direito

Não enrole, não seja prolixo e não faça os outros perderem tempo com informações desnecessárias e conversas triviais. Uma comunicação enrolada ou longa pode prejudicar a mensagem que você quer passar. Por isso, tente ser o mais direto e claro possível.

Saiba conversar, pergunte se há dúvidas e se precisar, explique de novo de forma mais clara.

5. Conheça seus colaboradores

Conheça seus colaboradores da melhor forma possível. Saiba do que eles gostam, a forma que pensam, como se comunicam, como trabalham e um pouco sobre a personalidade de cada um. Isso pode lhe ajudar a conversar melhor com eles e pode deixar a relação até mais saudável, pois pessoas gostam de se relacionar com quem é semelhante com elas.

6. Seja aberto

Aprenda a ser uma pessoa aberta, que escuta a todos, aceita ideias dos outros e analisa as diferentes opções. Não seja arrogante e pense que somente você está certo e pode opinar.  Dessa forma, você impede que os outros integrantes deem ideias que muitas vezes, podem ser geniais.

7. Seja um bom mediador

Conflitos, fofocas e intrigas acontecem em qualquer local de trabalho. Se você escutou alguém falar mal ou expressar uma opinião sobre outro colega, evite acreditar, pois na maioria das vezes a pessoa apenas está expressando o que ela acha, e opinião pessoal não pode ser confundida com verdades e fatos.

Se situações mais graves ocorrerem, como brigas entre colaboradores, tente mediar e evitar que piore. Ou seja, acalme os dois lados, converse com cada um e tente fazê-los conversar para se entenderem.

8. Seja organizado

Fale tudo o que precisa para os outros no momento exato, organize-se para dar feedbacks semanais ou mensais e anote tudo para que nada seja esquecido. Em reuniões, anote todos os pontos e converse de maneira clara e objetiva. Em outras palavras, fale tudo o que precisa e não esqueça nada. Para isso, ser organizado é essencial.

Ter uma boa comunicação no ambiente de trabalho é essencial para a saúde mental dos colaboradores e para que a empresa funcione, trazendo bons resultados e trabalhando de forma eficiente. Por isso, priorize esse aspecto e converse com todos da equipe para que se comuniquem abertamente e falem tudo o que é importante de maneira objetiva.

E você, acha que sua empresa precisa melhorar a comunicação? Então agora descubra 13 comportamentos tóxicos para se evitar no ambiente de trabalho!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *