Se comportar adequadamente no trabalho, ou seja, evitar comportamentos tóxicos, é essencial para o bem estar de toda a equipe. Essa regra é válida para todo profissional, independente do cargo que exerce, seja estagiário, supervisor, gerente, e do tempo que está trabalhando na empresa.

Caso tenha acabado de começar em um novo trabalho, após conseguir passar na entrevista de emprego e no processo seletivo, precisa ficar ainda mais atento. Certas atitudes e comportamentos no ambiente de trabalho podem ser prejudiciais para sua carreira.

Para lhe ajudar a compreender o que devemos evitar no ambiente de trabalho, separamos 13 comportamentos tóxicos para se evitar no mercado de trabalho. Continue a leitura para saber como estes comportamentos nocivos podem afetar sua produtividade e descubra como evitá-los!

O que é um comportamento tóxico?

Segundo a teoria da Inteligência Social, os comportamentos tóxicos podem ser definidos como as ações e atitudes para menosprezar os outros. Por exemplo, quando alguém faz com que você se sinta desvalorizado, temos um exemplo de pessoa com comportamento tóxico.

Outro exemplo é quando um líder, mal preparado, desvaloriza seus funcionários, intimida e os ofende publicamente.

Uma pesquisa recente da Universidade de Harvard destacou que comportamentos nocivos à equipe de trabalho podem até  levar empresas à falência. Isso acontece porque, quando a corporação tem um profissional tóxico, ele acaba afetando os gastos da empresa.

Além disso, eles influenciam os outros colegas de trabalho a repetirem os mesmos erros no ambiente de trabalho. E isso pode se tornar um grande problema.

Quais os tipos mais comuns de pessoas com comportamento negativos no trabalho?

Existem 5 tipos de comportamentos tóxicos que pode afetar toda uma equipe de trabalho. São eles: o procrastinador, o reclamão, o sabe-tudo, o fofoqueiro e o pata de elefante.

A seguir, vamos explicar quais são as atitudes negativas cometidas no ambiente de trabalho por pessoas consideradas tóxicas.

  • O procrastinador é aquele profissional que gosta de deixar as coisas para depois. E por isso, sempre atrasa a entrega de seus serviços, o que prejudica a si e aos outros. Vale lembrar que procrastinar pode fazer com que fique mal visto no mercado de trabalho, o que afeta sua renda;
  • O reclamão, assim como o nome sugere, é aquele profissional que reclama de tudo o tempo todo, e que jamais está satisfeito;
  • O sabe-tudo, ou melhor, o profissional mais arrogante. Ele se acha superior em relação aos demais colaboradores, e por isso não gosta de escutar, compartilhar aprendizados e não aceita mudanças;
  • O fofoqueiro, não há muito o que explicar, o próprio nome diz tudo! O profissional fofoqueiro é aquele que adora comenta sobre a vida alheia;
  • O pata de elefante, ou melhor, o profissional rude. De maneira simples e resumida, quem tem este comportamento não gosta ser muito gentil e nem educado com os colegas

O que devemos evitar no ambiente de trabalho?

Conforme já vimos até aqui, certas ações, atitudes e comportamentos devem ser evitados no ambiente de trabalho, mesmo que isso não afete sua produtividade.

Abaixo, listamos alguns comportamentos negativos no trabalho.

13 comportamentos negativos que devemos evitar no trabalho

  1. Chegar atrasado, com toda a certeza seria o item número 1 dessa lista. A falta de pontualidade demonstra falta de respeito com os colegas de trabalho e com quem organizou a equipe, além de demonstrar desinteresse com a atividade a ser exercida.
  2. Interromper os colegas é um comportamento tóxico,  que além de aparentar falta de educação e impaciência, também pode ser considerado como falta de respeito com o próximo.
  3. Fingir que está doente para não trabalhar é um tipo de comportamento tóxico que pode acabar lhe prejudicando.
  4. Não prestar atenção em reuniões, ou se distrair enviando e-mails e respondendo mensagens, pode ser mal visto pelo seu chefe.
  5. Ser desleixado com suas coisas e com a aparência também é uma comportamento a ser evitado. Lembrando que quando falamos em aparência, nos referimos a falta de cuidado como o cabelo que está despenteado, por exemplo. E com as coisas,  nos referimos a maneira como organiza seu espaço, se é do tipo que ocupa o seu canto e o de outros colegas também.
  6. Comentar sobre problemas pessoais pode ser mal visto no trabalho. Portanto, evite ao máximo tocar no assunto.
  7. Nada de vender produtos ou ideias que não estão ligadas à empresa no local de trabalho.
  8. Para evitar discussões, evite comentários políticos e partidários no ambiente de trabalho.
  9. Caso precise comer em sua mesa, tenha cuidado na escolha dos alimentos. Evite levar alimentos que deixar a sala, que você divide com outras pessoas, com um cheiro forte.
  10. Algumas empresas oferecem cerveja aos seus colaboradores, e na hora do happy hour e daquela comemoração especial, uma “gelada” é sempre bem-vinda. No entanto, evite ficar bêbado nessas ocasiões.
  11. Ser um colega de trabalho barulhento não é muito agradável. Se você é do tipo que só produz com músicas, não tem problemas ouvir suas músicas preferidas durante o expediente. O importante é tomar cuidado e verificar se o áudio não está “vazando” dos fones de ouvido.
  12. Uma outra dica é evitar ser o colega de trabalho tagarela, e que fala alto.
  13. Caso exerça um cargo de liderança, não chame a atenção de nenhum de seus funcionários em público. O ideal é chamá-lo para um lugar mais reservado para uma conversa.
  14. Outro comportamento tóxico é falta de comprometimento com o trabalho, seja descumprindo os prazos e metas, ou entregando atrasado aquilo que lhe solicitam. Ou mesmo, entregando um serviço sem olhar a questão da qualidade

Além dos 13 comportamentos

Se você já leu o conteúdo até aqui, com toda a certeza esclareceu muitas dúvidas sobre o assunto.

Mas, ainda existem ainda algumas atitudes que não devemos ter no trabalho. Principalmente quando se fala em trabalho em equipe.

Ser inflexível, não saber se comunicar com todos, não estabelecer um objetivo ou meta em comum para a equipe, não respeitar prazos e não fazer planejamento são só mais alguns exemplos de comportamentos que podem prejudicar você, bem como a sua equipe.

Pense nisso e evite estes comportamentos tóxicos no seu ambiente de trabalho, em prol da sua equipe e da sua própria saúde profissional!

Agora que já finalizou a leitura deste post, o que acha de compartilhar o artigo nas redes sociais?

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *