Criar um plano de carreira e ter em mente onde se quer chegar já é uma ótima forma de caminhar para o sucesso profissional. Porém, um planejamento não significa ter uma fórmula mágica para passar em uma entrevista de emprego – que é o primeiro obstáculo que qualquer profissional enfrenta em busca da realização profissional.

Não existe uma técnica certeira e específica que sirva para todos os tipos de pessoas a todas as situações. Mas existem, sim, alguns detalhes que podem ajudar e aumentar as chances de você ser aprovado em um processo seletivo.

Se você está pensando em procurar uma oportunidade de emprego melhor ou conhece alguém que tem planos de mudar de profissão e alavancar a carreira, continue a leitura do artigo de hoje e descubra como é possível elevar as chances de ser aprovado em uma entrevista de emprego mantendo uma boa postura e adotando hábitos simples.

Confira!

Saiba o que você quer

Ter clareza sobre seus objetivos de vida é estar um passo à frente de muita gente, que busca um bom emprego apenas para conseguir pagar as contas. Por isso, se você ainda não tem metas e planos definidos em relação à sua vida e à sua carreira, talvez necessário refletir antes de se dirigir a uma nova entrevista de emprego.

Defina quais são seus objetivos profissionais, pessoais e financeiros e curto, médio e longo prazo e analise de que maneira uma nova oportunidade de emprego – ou até mesmo uma mudança na carreira – pode ajudar você a conquistar aquilo que você deseja. Tome uma decisão pautada nos seus objetivos, nos seus sonhos e naquilo que lhe faça feliz, evitando escolher aquela oportunidade que apenas “paga melhor”.

Seja útil à empresa

Mostrar-se útil e pronto para contribuir com a empresa é uma das principais formas de aumentar as chances de ser aprovado em uma entrevista de emprego. Um funcionário que carrega pedras de um lado para o outro é diferente de um funcionário que está ajudando a construir, de fato, uma empresa melhor e mais sólida.

Note que ambos podem faer exatamente o mesmo trabalho, mas cada um deles encara o serviço sob sua responsabilidade sob uma perspectiva diferente. Por isso, procure sempre deixar claro, em uma entrevista de emprego, de que modo você pode colaborar com a empresa.

Pesquise sobre a empresa

Uma forma de aumentar suas chances de ser aprovado em uma entrevista de emprego é pesquisar sobre a empresa que está oferecendo a vaga. Pesquise também sobre o cargo, caso seja algo novo para você, e vá preparado para o processo seletivo.

Desta forma, você conseguirá absorver informações importantes – que podem ser úteis durante uma entrevista – e pode até mesmo fazer perguntas pertinentes ao negócio, o que pode ser sinal de interesse e segurança.

Cuide da linguagem corporal

Em muitos casos, o que não é dito vale mais do que as palavras, não é mesmo? Este caso se aplica, principalmente, em entrevistas de emprego nas empresas cujos recrutadores são das áreas de psicologia e afins.

É possível que o entrevistador observe sua postura, a forma como você se porta e suas expressões faciais e, por isso, é preciso cuidar da linguagem corporal durante um processo seletivo. Alguns detalhes básicos resumem-se a: não cruzar os braços, olhar o entrevistador nos olhos, não sentar de forma desleixada na cadeira, manter uma postura adequada.

Adotando uma boa postura – não apenas na entrevista de emprego, mas também no seu dia a dia – ficará muito mais fácil chamar a atenção pelas suas qualidades e habilidades que por alguma questão pouco agregadora para qualquer empresa – como uma postura corporal e profissional inadequada.

Aposte sempre na honestidade

A melhor forma de conseguir garantir o sucesso – em qualquer área, a qualquer momento – é sempre apostando na honestidade. Não minta na entrevista de emprego e não exagere.

Seja sempre autêntico e transparente, a fim de evitar qualquer tipo de confusão no futuro e minar suas chances de ser contratado.

Preste atenção às redes sociais

É possível que os recrutadores chequem seu perfil online nas redes sociais. Por isso, tome cuidado com o que é postado. Atente-se a ser sempre honesto em relação ao seu perfil nas redes sociais.

Se perguntarem se você bebe socialmente e você disser que não, mas tiver uma série de fotos suas com bebidas alcoólicas em seu perfil, pode pegar muito mal. Ser coerente e transparente pode deixar você um passo à frente de outros candidatos.

Saia da caixa

Na hora da entrevista, é comum ouvir perguntas criativas ou de cunho psicológico. Nesta hora, você pode ousar um pouco e sair da caixa. As perguntas podem variar desde “quantas bolas de gude cabem em um avião” até àquela bastante conhecida, sobre “qual animal você gostaria de ser”.

Muitas vezes, o profissional que conseguir ser um pouco original nestas horas pode se destacar. Por isso, não tenha medo de ousar – dentro do limite do bom senso – e saia da caixa. Você – e o recrutador – podem se surpreender com os resultados positivos que esta mudança de hábito pode lhe trazer.

Cuidado com as palavras

Falar mal do emprego atual ou anterior, reclamar de salários, chefes antigos ou condições de trabalho em empregos anteriores não é o mais indicado para quem deseja ser aprovado em uma entrevista de emprego. Mantenha-se positivo, demonstre interesse em trabalhar na empresa e atenha-se a falar sobre suas experiências profissionais.

Ter uma boa postura também neste quesito pode ser decisivo para garantir um bom resultado no processo de seleção.

Fale o básico

Às vezes, as pessoas se ocupam tanto em demonstrar grandiosidade nas formas mais inusitadas, que acabam se esquecendo do básico. Por isso, tenha em mente os itens mais básicos para se dar bem em uma entrevista de emprego.

O primeiro deles é chegar à entrevista de emprego antes do horário marcado e sem atrasos. Outro item básico é vestir-se de forma adequada, preferencialmente escolhendo opções mais neutras.

Não existe método mágico para garantir o novo emprego, mas seguindo estas dicas e mantendo uma boa postura você pode aumentar – e muito – as suas chances de ser aprovado em uma nova entrevista de emprego.

Agora que você já sabe como elevar suas chances de ser aprovado em uma entrevista de emprego, que tal aprender a fazer seu currículo com Leonardo da Vinci? Clique aqui e saiba como!

 

Quer aprender mais sobre investimentos e finanças? Então conheça o treinamento online “O Investimento Perfeito”. Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Autor

Redação Blog de Valor

O Blog de Valor é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *