Em muitas situações, a organização das finanças pessoais requer um auxílio da tecnologia para facilitar o processo no dia a dia. O uso de aplicativos para pagamento de contas, por exemplo, serve como um bom aliado. Outra opção é o uso do débito automático.
Esse serviço é bastante simples, mas ainda desconhecido por muita gente. E, se você estiver atento aos cuidados, pode vir a ser uma opção interessante para o pagamento de compromissos do mês.
Continue a leitura e saiba mais sobre o débito automático!
O que é o débito automático?
O débito automático é um serviço disponibilizado pelos bancos. A partir dele, o cliente pode cadastrar uma conta (água, energia, internet, por exemplo) para que o pagamento seja sempre realizado no dia do vencimento.
Isso significa que o próprio banco é responsável por realizar a operação, debitando o valor da conta corrente para repassar ao beneficiário.
Contudo, não são todas as contas que podem ser automatizadas com esse recurso. Entre as mais comuns, além dos impostos, são as contas com valores fixos e cobranças recorrentes, como o plano de saúde e odontológico, academia, aluguel, condomínio, mensalidade escolar, e contas de consumo.
Com essa função programada, você não precisa se preocupar com o pagamento de tantos compromissos e suas diferentes datas. Tudo é automatizado e muito mais simples de controlar.
Você deve apenas se certificar de que o dinheiro esteja na conta para a cobrança ser realizada com êxito.
Quais bancos oferecem esse serviço?
Para quem possui conta apenas em bancos digitais, a opção do débito automático pode ser restrita. Isso porque ela depende da parceria das empresas prestadoras de serviços com a instituição financeira.
Portanto, vale a pena verificar no seu banco de preferência se o serviço está disponível para uso.
Como funciona o débito automático?
Você já deve ter percebido que a ativação do débito automático e o seu uso é bastante simples, certo? Para ser acessado, esse tipo de serviço precisa ser solicitado junto ao banco no qual você possui conta corrente.
Normalmente, a operação pode ser feita através do internet banking ou diretamente na agência física. É importante reforçar que esse serviço somente pode ser colocado em prática com sua autorização.
Dessa forma, sempre que determinada empresa emitir uma cobrança em seu nome que já esteja em débito automático, o banco fará o débito na data específica de vencimento. O pagamento não será feito em nenhuma outra data se não a data do vencimento – desde que haja saldo na conta.
Com a função automatizada, portanto não será preciso gerar ou gerenciar vários boletos. O processo se tornar mais prático e simples.
E, no futuro, caso você opte em cancelar o serviço, basta solicitar o cancelamento junto à instituição financeira. Ou mesmo via empresa que emite a cobrança.
Vantagens do débito automático
Agora você já sabe o que é e como funciona o débito automático. Mas quais as suas vantagens, na prática?
Esse é um serviço que facilita bastante o pagamento das contas e oferece algumas vantagens. Entre as principais, listamos:
- Reduz riscos de esquecer ou atrasar o pagamento;
- Evita multas e cobrança de juros;
- Possibilita a correção de valores a tempo, caso haja algum erro de processamento na fatura;
- Permite usufruir de descontos oferecidos pelas instituições a quem habilita essa função no pagamento das contas;
- Tem custo zero.
Cuidados ao utilizar o débito automático
Apesar das vantagens – especialmente em relação à organização financeira, existem alguns cuidados que devem ser levados em consideração ao ativar o débito automático.
Afinal, se você não mantiver a disciplina financeira e deixar o dinheiro em conta para a cobrança, você poderá ter o pagamento atrasado ou mesmo cair no cheque especial. Por isso, é importante verificar se há saldo positivo disponível para o pagamento de lançamentos futuros.
Também é importante acompanhar mês a mês se os pagamentos estão, de fato, sendo realizados pelo banco. E isso pode ser frustrante para aqueles que desejam usufruir de facilidade no seu dia a dia.
Vale a pena automatizar o débito para o pagamento de contas?
Como você percebeu, o recurso pode ser uma ferramenta interessante para o controle financeiro. Mantendo os cuidados necessários e acompanhando as cobranças e os pagamentos, o débito automático pode sim valer a pena.
No entanto, se você ainda está se organizando financeiramente e não tem certeza se conseguirá cumprir com os débitos nas datas previstas, talvez essa função não seja a mais adequada para você no momento.
Se esse for o seu caso, invista em sua educação financeira, organize-se e crie um bom planejamento das suas finanças. Assim, em futuro breve, esse recurso pode se tornar muito útil para você.
Gostou de saber mais sobre o débito automático? Então deixe seu comentário ou dúvida!