Investir traz vários benefícios, disso você já deve saber. Mas você já parou para pensar no processo de investimento? Já buscou saber qual dos vários tipos de investimentos é o melhor para você?

Para alguns, essa decisão pode ser muito difícil. E uma decisão equivocada pode causar grandes transtornos ao investidor. Por isso, antes de responder a estes questionamentos e fazer uma boa escolha quanto aos investimentos, é importante saber o seu perfil de investidor, seu perfil financeiro e seu estilo de vida financeiro.

Assim que descobrir seu perfil de investidor, perfil financeiro e estilo de vida financeiro, poderá escolher melhor o tipo de investimento que mais combina com você. Isso poderá também lhe ajudar a ter hábitos financeiros mais saudáveis e investir cada vez mais e melhor.

O primeiro passo para os investimentos

Ao escolher o tipo de investimento que você fará com base no seu perfil financeiro, as chances de você obter um bom rendimento (e ficar satisfeito com seus investimentos) são bem maiores. E é exatamente por conta disso que descobrir seu perfil e identificar seu estilo de vida financeiro é tão importante no caminho rumo à formação de patrimônio.

Vale aqui uma observação: não confunda o perfil de investidor (conservador, moderado ou agressivo) com seu perfil financeiro. Enquanto o perfil de investidor tem como objetivo mensurar seu apetite a riscos, a personalidade financeira tem como meta evidenciar seus hábitos diários em relação aos investimentos e ao dinheiro em si.

Com base nos ensinamentos de Stephanie Holmes-Winton, autora do livro “$pent: Your Money-Mindset Is the Key to Your Financial Freedom” e CEO do “The Money Finder”, separamos os principais perfis financeiros que existem. Confira a seguir alguns detalhes e características de cada um deles e descubra como começar a tomar decisões mais assertivas em relação aos seus investimentos, pautadas na sua personalidade financeira.

Mas lembre-se: o melhor investimento é só você quem pode descobrir. Estude e pesquise muito. E só depois invista em algo que faça, realmente, sentido para sua vida.

Perfis financeiros

Pronto para saber qual o seu estilo de vida financeiro e começar a ganhar mais dinheiro? Então vamos lá!

Sonhador

Você gosta de se arriscar. Você sabe que é preciso colocar dinheiro para ganhar dinheiro. Portanto, você não pensa duas vezes antes de investir em você e no seu negócio.

Você acredita que receberá os frutos dos investimentos em si mesmo e sabe que irá conseguir o que quer se continuar assim. Você é otimista e possui gosto por arriscar, ou seja, você sempre tenta conseguir o melhor de todas as oportunidades que aparecem.

Mas você também tem dificuldades em guardar dinheiro. Quando você começa a guardar, algo acontece – uma nova experiência, oportunidade ou qualquer outra coisa que rouba sua atenção, apesar de entender a importância de economizar.

No que investir

Conforme seu perfil, uma boa opção é um investimento a longo prazo, em um primeiro momento. Como você possui uma tendência a gastar e não conseguir economizar, um investimento que possa ser retirado a qualquer minuto será uma tentação grande demais. É viável colocar o seu dinheiro onde você não poderá mexer, porque aí ficará mais fácil para investir e pensar no amanhã ao invés do hoje.

Além disso, a Bolsa de Valores oferece um atrativo para o seu perfil que você não irá encontrar em nenhum outro lugar, se você realmente tiver um perfil mais agressivo para investimentos.

Justificador

Para este perfil financeiro, cada compra pode ser vista como um investimento ou algo que você precisa ter. De acordo com o seu estilo de vida financeiro, você não fica dividido entre investimentos de muita ou pouca liquidez, mas pode ser persuadido para preferir um ou o outro. Para você, uma viagem, curso ou experiência possuem um valor agregado enorme.

O lado ruim é que você nem sempre sabe como arcar com esses investimentos ou como, de fato, investir. Quando pensa em investir no seu futuro, você não está interessado em nada que requeira uma decisão constante. Não é passivo, mas prefere que algumas decisões sejam tomadas por outros.

No que investir

Por causa disso, um investimento a médio prazo pode ser uma opção para começar a investir, não apenas porque é um meio de renda passiva, mas também porque você não precisa tomar nenhuma decisão imediata sobre ela.

Ao invés de aceitar de primeira as opções de investimento que são apresentadas por amigos ou pelo gerente da sua instituição financeira, considere dar o primeiro passo aplicando seu dinheiro no Tesouro Direto. Este pode ser um passo importante para melhores investimentos no futuro.

A parede de tijolos

Sim, o nome é esquisito, mas ele se refere a um tipo bem específico de investidor: o que prefere as opções mais seguras. Firme e forte, exatamente como uma parede de tijolos que já foi construída e irá precisar de muita força para ser alterada.

Você passa longe de coisas que não entende completamente e espera muito de quem está lhe aconselhando financeiramente. Mesmo procurando essa ajuda profissional, você confia apenas em si mesmo porque já pré-calculou todas as suas decisões.

Na hora de gastar, você pesquisa ferozmente sobre onde e com o que irá utilizar o seu dinheiro suado e não deixa seus gastos saírem do controle. No quesito de poupança, você não tem nenhum problema nisso, mas só escolhe a opção correta depois de muita, muita pesquisa.

No que investir

Talvez o tipos de investimento mais arriscados não façam sentido para você, ao menos por enquanto. Como você pesquisa muito e pensa milhares de vezes nos passos que pretende dar de acordo com o seu perfil financeiro, é uma boa opção diversificar suas aplicações em investimentos de baixo risco e rentabilidade, como LCI e CDBs.

O eterno otimista

Você sabe que investir no seu futuro é importante, mas prefere acreditar nos outros sobre o que é importante na hora de investir. Quando você considera investir e começa a pesquisar as melhores opções, prefere depositar toda sua fé nos outros, porque se sente desconfortável ao discutir suas finanças, enquanto seus colegas adoram mencionar o último investimento que fizeram quando saem para beber.

Você adora mimar seus amigos e família. Você gosta de pagar pelo almoço deles, comprar ingressos para ir com você ao cinema, pagar pela rodada de cerveja, mas o seu orçamento te odeia com todas as forças por isso. Assim, você se vê perguntando para onde foi todo o seu dinheiro no final do mês.

No que investir

O seu principal investimento precisa ser a sua educação financeira. O ato de apenas pensar em economizar para fazer um investimento de peso vai fazer com que você se encontre todo mês na mesma situação financeira e não possua capital o suficiente para lidar com um imprevisto, por exemplo.

É importante, portanto, ir à luta. Eduque-se financeiramente, aprenda sobre a importância de planejar e organizar seu dinheiro e comece a pensar em fazer seus primeiros investimentos. Sejam investimentos de renda fixa, como o Tesouro Direto, ou em renda variável, é importante definir objetivos, conhecer seu perfil e investidor e FAZER SEUS APORTES.

Lembre-se que quanto mais tempo você demorar para dar o primeiro passo, mais distante de você estará a liberdade financeira e uma vida mais tranquila no futuro.

Seja qual for seu perfil e estilo de vida financeiro, não deixe de compor uma boa reserva de emergências para situações inesperadas e jamais negligencie os investimentos de curto, médio e longo prazo, pautando sempre suas decisões financeiras nos seus objetivos pessoais.

E você, gostou de conhecer alguns dos principais perfis e estilo de vida financeiro? Então recomende o artigo para os seus amigos para também ajudá-los nesta questão.

Aproveite que você está por aqui se inscreva agora mesmo em nossa newsletter. Você receberá conteúdos como este em primeira mão no seu e-mail. A educação financeira pode mudar a sua vida, acredite!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

Nosso site é um site de educação financeira independente com a missão de auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e os seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *