Certamente você já conheceu alguém que faz uma graduação EAD. Afinal, a modalidade de faculdade a distância vem se popularizando cada vez mais.

Há quem imagine que os cursos EAD não seguem a qualidade dos cursos de graduação presenciais. Porém, apesar das aulas remotas, todo o conteúdo e propostas pedagógicas são elaborados por mestres qualificados, geralmente os mesmos professores dos cursos presenciais.

Se você está em dúvida sobre iniciar ou não uma faculdade EAD, fique atento ao artigo de hoje. Confira se vale a pena estudar com toda a liberdade, acessibilidade e facilidade proposta pelos cursos à distância.

Boa leitura!

Faculdade EAD: saiba se o seu perfil é compatível

Não há como frisar somente sobre os benefícios de investir em um curso EAD sabendo que ele não é interessante para todos os perfis.

Como se trata de uma rotina muito mais autônoma. Ou seja, que depende do próprio estudante buscar informações, realizar atividades e definir seus horários de estudo, nem sempre se torna acessível para todos.

Então, é interessante deixar claro: se você possui o perfil de estudante um pouco mais dependente, que prefere horários definidos para início e término dos estudos, não é 100% disciplinado, necessita de contato presencial diário com um tutor e sente falta de relacionamentos interpessoais com colegas de classe, por exemplo, a faculdade EAD pode não ser o melhor caminho.

Por outro lado, estudantes que possuem facilidade em gerenciar seu tempo, gostam da liberdade de criar planos de estudo próprios, lidam bem com a tutoria online e não sente dificuldades em estudar sozinho, por exemplo, encontram na faculdade EAD uma excelente opção de qualificação profissional!

6 vantagens de fazer faculdade EAD

Avaliou se o seu perfil é compatível com a faculdade EAD? Então, para auxiliar a sua decisão de uma vez por todas, conheça as principais vantagens ao optar pela modalidade a distância.

1.   Os custos que circundam a faculdade EAD são menores

Se o ponto principal da escolha pela melhor faculdade é o investimento, este é um aspecto que vai lhe interessar. Por possuírem uma estrutura reduzida – sem espaço físico, professores presenciais e despesas fixas – a faculdade EAD tende a oferecer o melhor custo-benefício ao estudante.

Além da mensalidade ser menor do que nos cursos presenciais, há outros custos reduzidos que devem entrar na conta: não há necessidade de custear xerox de documentos, alimentação na hora do intervalo e transporte.

2.   Há flexibilidade de horário

Diferente da faculdade presencial, que possui horário de entrada e saída, a faculdade EAD é totalmente flexível. Você pode estudar quando e onde desejar.

Se você é mais produtivo pela manhã, pode traçar uma estratégia de estudo todos os dias neste período. Se a produtividade aumenta a tarde e a noite, também é possível acompanhar o curso, sem grandes problemas.

O grande diferencial do EAD é que o aluno faz seu próprio horário, sem estar ligado a dias úteis e horários definidos.

3.   Você possui tutores online para tirar dúvidas

Engana-se quem pensa que os cursos EAD não oferecem tutoria para os alunos. De acordo com o cronograma de cada faculdade, os professores disponibilizam e-mails e ambientes de comunicação diretos, nos quais é possível enviar mensagens com as dúvidas.

Dependendo da faculdade, ainda existem os plantões de dúvida com os próprios tutores e coordenadores. Neste caso, é preciso agendar a tutoria com antecedência.

4.   O diploma do EAD é igual ao dos cursos tradicionais

Sim! O certificado de conclusão da faculdade EAD é idêntico ao do curso presencial. Ou seja, quando você participar de processos seletivos, por exemplo, o contratante não vai ter a informação – via diploma – de que seu curso foi EAD e não presencial.

Este é um grande mito que se tornou popular. O nível de qualidade e importância dos cursos EAD é o mesmo das faculdades presenciais.

5.   O mercado de trabalho também não vê diferenças na formação

Será que quem faz faculdade à distância consegue emprego? Consegue! Como dito no tópico anterior, não há diferenças entre os diplomas.

No entanto, é preciso considerar o tipo da formação. Um curso superior tradicional de 4 anos, por exemplo, não oferecerá a mesma qualificação de um curso superior tecnológico de 2 anos. Como a maioria dos cursos EAD buscados é de 2 anos, vale atentar-se a isso.

A faculdade EAD é mais voltada para qualificações práticas, com breve aprofundamento na teoria. Por outro lado, os cursos tradicionais, de +4 anos, oferecem mais aprofundamento em todas as áreas do segmento escolhido possibilitando, inclusive, um amplo leque de oportunidades.

6.   A faculdade EAD trabalha a autonomia do estudante

Independente da área que você irá atuar, é necessário possuir algumas competências como autonomia, pró-atividade, senso de organização e disciplina. Ao se formar em uma faculdade a distância, todos estes atributos serão estimulados.

Sendo assim, você estará apto a enfrentar os grandes desafios propostos pelos contratantes, que valorizam a busca por seus objetivos e superação de obstáculos.

Estas são apenas algumas das vantagens em fazer uma faculdade EAD. A ampla opção de cursos disponíveis, qualidade de vida – já que você não enfrentará trânsito, por exemplo e gestão do tempo são outros pontos que devem ser avaliados.

Como escolher uma boa faculdade EAD?

Agora que você já conhece as vantagens e benefícios de estudar a distância – claro, se este for o seu perfil -, veja como escolher a melhor instituição para iniciar o seu curso:

  • Verifique o credenciamento da faculdade no MEC;
  • Além da instituição, verifique se o curso escolhido possui autorização do MEC para funcionamento;
  • Conheça o pólo presencial, que será o suporte pedagógico e administrativo da sua faculdade EAD;
  • Pesquise sobre a formação e especialização dos tutores que irão conduzir os conteúdos do curso;
  • Conheça o material didático de apoio. Além das vídeo-aulas oferecidas, é interessante que existe um conteúdo que possa ser consultado fisicamente, como apostilas e slides

E então, com todas as informações compartilhadas no artigo de hoje, você acha que o EAD vale a pena? São muitas as vantagens em estudar a distância. Se você se adapta com a rotina de estudos remotos, este pode ser um bom caminho.

Gostou do artigo? Então continue acompanhando nosso blog e tenha acesso a conteúdos de valor que lhe auxiliarão na sua jornada profissional e pessoal!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *