4 minutes

A nossa sociedade desenvolveu muitos conhecimentos e tecnologias, o que trouxe grandes benefícios para a vida da humanidade. Por outro lado, isso também gerou prejuízos — especialmente no que se refere à preservação ambiental.

Como resposta aos desafios nesse sentido, foi criado o conceito de economia circular. Ele é uma contraposição à economia linear, abrangendo a nossa forma de produção e de consumo. Apesar de parecer uma ideia distante, é possível que você já pratique em parte essa estratégia.

Quer conhecer mais sobre os fundamentos da economia circular, a sua importância e os benefícios? Continue a leitura para conferir!

O que é a economia circular?

A economia circular está intimamente relacionada à ideia de sustentabilidade. Isso porque essa proposta econômica tem como princípio utilizar os recursos naturais de modo mais eficiente. Para isso, é importante otimizar o ciclo de vida dos produtos e evitar descartes, por exemplo.

Assim, a economia circular se opõe à lógica de extrair, produzir e descartar. Essa nova forma de pensar o mercado se mostra como um caminho para reduzir os impactos da ação humana no meio ambiente.

A ideia de um movimento circular se relaciona com o próprio ciclo da natureza, em que nada é descartado, pois sempre se transforma. Por exemplo, os restos das frutas que retornam à terra enriquecem o solo e ajudam a dar origem a uma nova planta.

Já os materiais utilizados podem retornar à cadeia de produção, tornando esse processo menos dependente da natureza. Como consequência, as práticas de economia circular reduzem o lixo gerado, o que também impacta o meio ambiente.

Quais são os princípios da economia circular?

Depois de saber o que significa a economia circular, você precisa entender mais sobre o seu embasamento e princípios de funcionamento. Para estimular esse conceito, foi criada em 2010 uma organização independente nos Estados Unidos, chamada Ellen MacArthur Foundation.

Segundo essa fundação, a proposta econômica circular se sustenta a partir de três princípios:

  • eliminar resíduos e poluição desde o princípio;
  • manter produtos e materiais em uso enquanto estiverem em condições para tal;
  • regenerar os sistemas naturais.

Assim como o uso até o esgotamento dos recursos é importante, o seu descarte adequado quando a sua reutilização não for mais possível é fundamental. Desse modo, a teoria entende que melhorar a relação entre ser humano e meio ambiente é necessário para preservar a longevidade da vida na Terra.

Como essa proposta acontece na prática?

Após entender o que é e como funciona a economia circular, é válido conhecer exemplos práticos dessa bandeira social. No âmbito doméstico, as iniciativas de economia circular podem ser adotadas de diversas formas, como:

  • usar embalagens retornáveis;
  • adotar o consumo consciente;
  • reduzir o uso de plástico;
  • descartar o lixo de forma adequada.

Já para as empresas, as práticas estão relacionadas à sua estrutura e podem oferecer muitos benefícios. Algumas medidas relacionadas à economia circular nas companhias são:

  • otimização dos processos para reduzir o desperdício;
  • utilização de insumos renováveis ou reaproveitados;
  • troca de resíduos entre empresas;
  • extensão da vida útil dos produtos por meio de ecodesign e manutenção;
  • virtualização das atividades quando possível;
  • compartilhamento para ampliar o uso dos produtos.

Quais são os benefícios e potenciais impactos de uma economia circular?

Para pensar sobre os impactos e as vantagens da economia circular é preciso considerar que ela não se refere apenas a uma mudança na produção e no consumo. Na verdade, a proposta econômica demanda uma nova mentalidade.

A partir dessa lógica, é preciso mudar a forma de se relacionar com o meio ambiente. Além das possibilidades de uma melhora na preservação ambiental, a economia circular também traz benefícios diretos para as pessoas e as empresas.

Segundo uma pesquisa sobre economia circular realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 2019, 76,5% das indústrias realizavam práticas alinhadas ao conceito, mesmo que não tivessem consciência disso.

Na prática, as empresas adotavam essas iniciativas para conseguir mais eficiência operacional e para ter oportunidades de alcançar novos clientes. Além disso, outro motivo comum era a solicitação dos acionistas. Assim, é possível ver que a economia circular traz vantagens relevantes para os negócios.

Entre os benefícios estão a redução de custos, a fidelização dos consumidores e a adequação às leis. É importante considerar que, com os desafios ambientais se tornando cada vez mais evidentes, as normas para as empresas devem progressivamente considerar mais a sustentabilidade.

Para a sociedade, a economia circular traz a vantagem de ajudar a preservar a qualidade de vida no planeta, permitindo que as próximas gerações tenham condições de existência equilibradas. Da mesma forma, o conceito sustenta o desenvolvimento social e tecnológico de maneira consciente.

Quais as diferenças entre economia circular e economia linear?

Até aqui, você entendeu quais são os fundamentos da economia circular. Para ficar mais claro, é interessante fazer um contraponto com o seu oposto: a economia linear, que é a lógica predominante na nossa sociedade.

A economia linear é baseada em extrair os recursos naturais ao extremo e utilizá-los na produção, para depois descartar os resíduos. Em muitos casos, esse descarte acontece sem os cuidados necessários para reduzir os impactos ambientais.

Como resultado, o planeta entra em um estado de esgotamento, ocasionado principalmente pela exploração dos recursos e o acúmulo de lixo. Logo, a economia linear não se sustenta no longo prazo — tornando necessária uma alternativa mais consciente de desenvolvimento.

Desse modo, a economia circular se mostra uma possibilidade para lidar com esse desafio sem deixar de lado a importância dos avanços na indústria e na sociedade. Ou seja, é possível se desenvolver de modo mais responsável e com consciência ambiental.

Quais são os desafios para a adoção da economia circular?

Apesar das vantagens e da necessidade de uma renovação na forma de lidar com o meio ambiente, ainda existem desafios para a implantação do modelo de economia circular. Isso porque a economia linear está em vigor há muito tempo.

Assim, é necessário um esforço coletivo e em nível mundial para realizar mudanças. Nesse sentido, além das campanhas para a conscientização geral a respeito do tema, é importante realizar alterações pela via legal, tornando a fiscalização das práticas da indústria mais efetivas.

Entendeu o que é economia circular e qual é a sua importância para a sociedade e a indústria? Como você viu, essa nova proposta econômica é uma resposta aos desafios ambientais e ainda pode trazer muitos outros benefícios para as pessoas e as empresas.

Você gostou das informações que acabou de ler? Então compartilhe este texto em suas redes sociais e mostre para os seus amigos!

Share.

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos.

Leave A Reply