Aprender com obras da ficção ou baseadas em fatos reais é sempre bastante interessante, não é mesmo? Então se você gosta de assistir bons filmes e extrair conhecimento durante seus momentos de lazer, está no artigo certo!

Nessa leitura você encontrará 8 indicações de filmes que irão lhe fazer refletir e se inspirar a partir de histórias sobre economia, finanças e investimentos.

Confira abaixo 8 filmes sobre economia e dinheiro que vale a pena assistir!

Real — O Plano por Trás da História (2017)

Este longa-metragem brasileiro narra o drama político ocorrido em Brasília, em maio de 1993. Após uma sequência de planos econômicos que não surgiram efeitos positivos, o país se viu diante da hiperinflação.

Baseado no livro “3.000 Dias no bunker – Um plano na cabeça e um país na mão” do jornalista Guilherme Fiuza, o filme conta a história do Plano Real.

Diante da pressão política, um grupo de economistas é selecionado e levado a um bunker, a fim de se concentrarem na criação de reformas que dessem uma nova estabilidade econômica ao país.

Além disso, o longa também aborda algumas esferas políticas existentes até hoje. E traz personagens importantes, como o economista Gustavo Franco, integrante da equipe do ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso na época, e ex-presidente do Banco Central do Brasil.

Freakonomics: O Filme (2010)

O documentário é baseado no best-seller “Freakonomics – O lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta”. Ele foi desenvolvido a partir de uma coletânea de estudos do economista Steven Levitt, Ph.D. pelo MIT, em parceria com o jornalista Stephen J. Dubner.

Assim como no livro, o longa traz a aplicação de alguns polêmicos conceitos econômicos em variadas situações cotidianas, desmistificando comportamentos e acontecimentos históricos.

Em uma delas, por exemplo, os autores discorrem sobre a criminalidade em Nova Iorque, levantando a questão: por que os traficantes de drogas, apesar de estarem em uma atividade altamente rentável, ainda têm um baixo padrão de vida?

A Ascensão do Dinheiro (2008)

Também baseado em um best-seller, dessa vez no livro do renomado economista Niall Ferguson, este documentário – apresentado pelo próprio autor – narra a história financeira do mundo e seus impactos até o século 21. No filme, também percorremos sobre a relação do dinheiro no contexto social e humano, além de mostrar a fragilidade e a brutalidade do sistema financeiro capitalista.

Este longa foi vencedor do Prêmio Emmy Internacional de Melhor Documentário de 2009.

A Corporação (2003)

O filme descreve o surgimento das corporações americanas como pessoas jurídicas. O tema de avaliação é resultado da análise de um caso de 1886, ocorrido na Suprema Corte dos Estados Unidos.

Na oportunidade, o Chefe de Justiça apontou corporações como “pessoas”, tendo os mesmos direitos que seres humanos.

A obra traz à discussão, do ponto de vista psicológico (com análises a partir dos critérios de diagnósticos do DSM-IV), que tipo de “pessoas” elas seriam. No caso, o filme tenta comparar o funcionamento das corporações de negócios e seu comportamento no contexto social, aos sintomas de psicopatia.

O longa também aborda outros assuntos relevantes, como a economia e sua ligação com as questões ambientais – como a relação do consumidor com o produto, entre outras discussões para reflexão.

Jogo do Dinheiro (2016)

Nesse filme, temos George Clooney como um apresentador de televisão de um programa financeiro. Ele fornece dicas de investimentos e sua fama o transforma no mago de Wall Street.

Mas, depois de recomendar as ações de uma empresa que, posteriormente, não trazem lucros, o investidor invade o programa de TV e mantém todos reféns, durante uma transmissão ao vivo.

Por trás das câmeras, a situação dramática faz a audiência aumentar. E nesse ponto, o filme traz alguns questionamentos sobre o papel do jornalismo na atualidade, além de apresentar as complicações do mercado financeiro e suas interligações globais.

Na Roda da Fortuna (1994)

Após a morte do presidente da enorme corporação Hudsucker, os associados realizam um plano para tomar conta das ações da empresa.

A ideia é convencer o mercado de que o negócio está à beira da falência, com o objetivo de abaixar o preço das ações. Afinal, não havendo interessados, eles poderiam então comprar o negócio – a preços muito mais baixos.

O filme possui uma comédia visual interessante e mostra de forma satírica o mundo empresarial, com personagens estereotipados e meio caricatos em situações inusitadas.

Hank: Cinco anos depois do Colapso (2013)

Neste documentário, Henry Paulson (ou Hank, como era chamado), ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, explica como conduziu a crise de 2008, que marcou a economia norte-americana, e consequentemente, o mundo inteiro.

A obra mostra como Paulson convenceu estrategicamente os bancos, o Congresso norte-americano e a Presidência a aprovarem 1 trilhão de dólares em resgastes financeiros.

Rogue Trader/A Fraude (1999)

O filme conta a história real de Nicholas Leeson que, na época, era um jovem ambicioso e trabalhava como operador no banco de investimentos Barings.

Ao ser enviado para Singapura, ele se aproveita do mercado e faz negócios de alto risco. Suas movimentações prejudicam o banco inglês – o mais antigo banco de investimentos do país até então.

Sozinho, Nicholas levou o banco a falência e ficou mundialmente famoso por esse feito. A obra é considerada um clássico para muitos profissionais do mercado financeiro, por se tratar de uma história verídica e abordar situações bastante fidedignas na área de investimentos.

O que achou dessas dicas de filmes e séries sobre economia e dinheiro? Já separou a sua pipoca?

Caso tenha outras sugestões, não deixe de compartilhar conosco nos comentários! E, se quiser conhecer outras opções de títulos para acompanhar confira 8 indicações de filmes e séries sobre dinheiro para assistir em casa.

 

 

 

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *