Colocar leituras, séries e filmes em dia é o desejo de muita gente. E, não há oportunidade melhor para tirar esse objetivo do papel quando precisamos, por algum motivo, ficar mais tempo do que o normal em casa.

Se você está buscando bons filmes e séries para assistir em casa e gosta de aprender mais sobre dinheiro e mercado financeiro, está no artigo certo. Preparamos uma lista com 8 filmes e séries sobre dinheiro para você assistir (e o melhor: muitos estão nas plataformas de streaming).

Confira a lista, faça uma pipoca e divirta-se!

1. Billions

Começamos a lista de filmes e séries sobre dinheiro com Billions, que começou de maneira bem despretensiosa, mas se tornou um dos maiores sucessos da Netflix. A trama central traz o conflito entre duas pessoas de lados opostos.

De um lado há Chuck Rhoades (Paul Giamatti), um promotor em Nova York com altas ambições no governo, e de outro tem Bobby Axelrod (Damian Lewis), bilionário e gestor de um fundo de investimentos envolvido em prática ilegais.

Para deixar o enredo mais complicado, a esposa de Chuck, Wendy Rhoades (Maggie Siff) trabalha na firma de Bobby como psicóloga. Mas, além da trama com diversas reviravoltas, Billions retrata o mercado financeiro de forma bem acessível. Por isso é um dos filmes e séries sobre dinheiro que você não pode perder.

2. Enron – Os mais espertos da sala

Agora vamos de documentários sobre dinheiro para assistir em casa: Enron – os mais espertos da sala. Ele retrata um dos maiores escândalos corporativos que aconteceu nos Estados Unidos.

Se você não lembra ou não sabe muito bem o que se passou, o escândalo ocorreu em 2001. Na época, a Enron era uma das maiores empresas americanas quando alguns de seus executivos fugiram com bilhões de dólares e deixaram investidores e acionistas com prejuízos inimagináveis.

Para mostrar como tudo se desenrolou, o documentário parte da formação da companhia nos anos 80 e traça o perfil dos envolvidos. Além disso, mostra em depoimentos como o mercado de capitais sofreu o impacto desta crise.

3. Girlboss

Outra série na nossa lista de filmes e séries sobre dinheiro, Girlboss é baseada na história de Sophia Amaruso, uma das pessoas mais respeitadas no mundo da moda. No entanto, trata-se de uma releitura livre, ou seja, não é exatamente fiel à vida real.

Apesar disso, vale a pena ter a série na sua lista. No enredo, Sophia (Britt Robertson) é uma jovem rebelde que decide abrir um negócio online mesmo sem dinheiro. O negócio  faz tanto sucesso que fica à frente de um grande e-commerce de roupas.

Para conseguir dar conta do recado, Sophia precisa aprender a ter controle das finanças e a aplicar o dinheiro estrategicamente.

4. Jogo do dinheiro

Se você gosta de suspense, este filme poderá lhe interessar. A trama traz Lee Gates (George Clooney) como apresentador de TV de um programa chamado Money Monster.

Gates dá dicas sobre o mercado financeiro como se realmente entendesse tudo sobre o assunto. Um dia, um de seus telespectadores invade a gravação de um programa com um revólver. O motivo: seguiu os conselhos de Gates e perdeu dinheiro.

O filme conta ainda com Julia Roberts no papel de Patty Fann, a diretora do programa.

5. O Capital

Mais um filme de suspense (e com uma mistura de drama) da nossa lista, o Capital é um longa francês adaptado do romance escrito por Stéphane Osmont. Ele conta a história de Marc Tourneuil (Gad Elmaleh), que assume o lugar de um gerente do banco, que está com câncer.

O título do filme tem a ver com o capital do banco, que está quebrado, mas também remete à obra de Karl Max, um manifesto sobre o capitalismo. Para tentar salvar o banco, Marc precisa saber jogar com os funcionários que não o querem, e com um banco americano que pretende uma fusão.

6. O Mago das Mentiras

Assim como a sugestão anterior, O Mago das Mentiras também é baseado em um livro. Escrito pela jornalista americana Diana B. Henriques, The Wizard of Lies conta a história do caso Bernard Madoff (Robert De Niro), o estouro da maior pirâmide financeira de todos os tempos.

Madoff foi responsável por uma fraude de US$ 65 bilhões, em um total de quase duas décadas criando falsas aplicações em fundos inexistentes. Todo o esquema foi descoberto com a crise financeira de 2008.

No elenco do filme está também Michelle Pfeiffer, como a esposa de Madoff.

Dica: veja aqui como se prevenir de fraudes na hora de investir.

7. Salvando o capitalismo

Neste documentário sobre economia você pode conhecer a história de Robert Reich, ex-secretário de trabalho e gestão do governo Clinton e economista norte-americano. A obra mostra a trajetória de Robert, que viaja pelos Estados Unidos dando palestras sobre capitalismo e desigualdade de renda.

O documentário faz menção, entre outros assuntos à ligação entre política e iniciativa privada.

8. Ouro e cobiça

Para encerrar nossa lista de filmes e séries sobre dinheiro para assistir em casa, temos Ouro e Cobiça. Baseado na história da Mineradora Bre-X, o longa conta a história de um filho de garimpeiro que decide unir-se a um geólogo para negociar ouro no mercado.

No entanto, a cobiça faz com que resolvam ir além. E, assim, envolvem-se em outras negociações na Bolsa de Valores.

O que achou das nossas dicas de filmes e séries sobre dinheiro para assistir em casa? Já separou a sua pipoca?

Caso tenha outras sugestões, não deixe de compartilhar conosco. E, se além de filmes você também gosta de ler, temos uma lista especial. Confira os 7 livros que todo investidor deveria ler.

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *