Quem não deseja ganhar dinheiro e fazê-lo render? Afinal, é esse o intuito de todos que investem no mercado financeiro. Contudo, fraudes na hora de investir existem e, assim como todos que zelam pelo seu dinheiro, ficar atento para não prejudicar-se é primordial.

Infelizmente, são difundidas as crenças de que pessoas enriquecem rápido no mercado financeiro. Isso é muito ruim, pois muitas pessoas acabam sendo atraídos por promessas difíceis de serem recusadas e acabam caindo em armadilhas.

Por isso, saber se proteger é essencial! Quer saber como se prevenir e não perder dinheiro? Então leia o artigo e saiba como!

Acompanhe!

1. Conheça a instituição na qual você deseja investir

Determinada instituição entrou em contato com você e ofereceu algum investimento com rentabilidade interessante? Não aceite de imediato. A primeira atitude que você deve ter antes de aceitar qualquer oferta de investimento por meio de alguma instituição financeira é procurar seus dados na internet, em sites oficiais.

Veja se a instituição está cadastrada na Comissão e Valores Mobiliários (CVM) e no Banco Central. Geralmente, esses órgãos reguladores costumam informar ao consumidor sobre supostas instituições que são clandestinas e fraudulentas.

Considere obrigatório olhar o site da CVM, pois contém dados completos sobre todos os fundos, empresas e gestores habilitados a atuar no mercado financeiro. Outra alternativa para evitar golpes e fraudes seria pesquisar pelo CNPJ da instituição e informações sobre o gestor.

Procure os dados e cheque-os no site da Receita Federal para ver se são verdadeiros. Outra opção interessante é buscar informações de processos judiciais.

2. Desconfie de promessas irreais

Ouviu falar de algum investimento que promete ganhos altos em pouco tempo? Cuidado! Por mais que filmes e propagandas mostrem pessoas enriquecendo da noite para o dia, infelizmente não existe dinheiro rápido e fácil!

Investimentos precisam de planejamento e aporte frequente para darem bons lucros, mesmo os investidores mais experientes sabem que não é simples ganhar muito dinheiro em pouco tempo.

Por isso, desconfie de promessas de ganhos incríveis. É por causa da inocência e do desconhecimento das pessoas que golpes financeiros como as famosas “pirâmides” conseguiram atrair muitas pessoas.

Mas como saber se o suposto investimento é na verdade uma pirâmide financeira? Esses 4 sinais poderão lhe indicar que trata-se de uma fraude nos investimentos:

  • empresa não cadastrada nos órgãos reguladores: se você não viu o nome da empresa no site da CVM ou Banco Central, isso pode ser um mal sinal;
  • promessa de bons ganhos: a rentabilidade prometida geralmente é muito acima dos investimentos tradicionais;
  • garantia de rentabilidade: a promessa é de que os rendimentos existirão independe de riscos;
  • falta de informações: os investimentos não são registrados em nome do cliente e nunca há menção do produto no qual está recebendo os investimentos.

Quer saber mais sobre as pirâmides financeiras? Dê uma olhada nesses artigos:

Confira também um vídeo do canal do educador financeiro André Bona sobre o assunto clicando aqui.

3. Atente-se a sinais suspeitos

Toda instituição regulamentada deve seguir regras para não prejudicar os investidores. Assim, qualquer atitude suspeita deve ser vista como um sinal de alerta.

Dessa forma, desconfie de atitudes como:

  • contato por plataformas estranhas ou por e-mails como spam;
  • oferecimento de investimentos perfeitos;
  • pouca burocracia;
  • exigência de pagamentos não indicados no contrato;
  • não deixar o investidor tirar seu dinheiro e/ou trocar de instituição, dentre outras.

Instituições clandestinas sempre acabam dando sinais de que tratam-se de armadilhas financeiras. Por isso, qualquer atitude, por menos incomum, é motivo para desconfiar.

Quer saber como fugir de investimentos clandestinos? Veja o vídeo em que um espectador do canal André Bona conta a sua experiência e atente-se ao conselho que lhe foi transmitido! Clique aqui e assista!

4. Pesquise sobre o investimento que deseja

Antes de escolher o investimento ideal e começar a aplicar seu dinheiro, pesquise (e muito) sobre o investimento escolhido! Se você quer saber o segredo para não perder dinheiro, considere essa dica para a sua vida a partir de hoje quando for investir.

Conheça o produto financeiro no qual está investindo! Entenda as modalidades, quais delas são garantidas pelo Fundo Garantidor de Crédito, dentre outros. Antes de aplicar seu dinheiro, procure o maior número de informações sobre o investimento que você pretende dar início.

5. Leia atentamente o contrato

Sempre que você for investir por alguma instituição financeira, leia o contrato, independente da negociação. Por mais que a instituição seja considerada de confiança e esteja regulamentada, ler o contrato evitará dores de cabeça, frustrações e surpresas desagradáveis.

Se você conhece algum especialista que seja de sua confiança, peça para ele analisar os documentos, falar sobre os investimentos e tirar suas dúvidas sobre o assunto.

6. Eduque-se financeiramente

Quem tem educação financeira adquire visão crítica, o que é essencial para nao ter a inocência de cair em promessas maravilhosas de altos rendimentos. Quanto mais você estuda sobre finanças, mais entende o valor do dinheiro e percebe que não existe dinheiro fácil.

Até porque quem deseja aplicar seu dinheiro precisa procurar esse conhecimento para entender sobre as diferentes opções de investimentos disponíveis no mercado.

A educação financeira não só ajuda você a não cair nas armadilhas, mas também o instrui para ter uma vida financeira mais saudável e próspera.

7. Diversifique sua carteira

Um dos maiores cuidados antes de investir e exatamente não colocar todo o seu dinheiro em um único investimento financeiro. Diversifique muito sua carteira!

Além de ser aconselhável, caso algum deles tenha um mal rendimento ou seja suspenso pelos órgãos reguladores por suspeita de ser uma fraude ou uma pirâmide, você não perderá todo o seu dinheiro!

Entenda porque você deve diversificar sua carteira! Confira abaixo alguns artigos que podem lhe ajudar:

Se você quiser aprender por videos a como montar uma carteira diversificada com eficiência, confira esses 4 vídeos do canal que podem lhe dar dicas fantásticas:

●      Como investir e diversificar sua carteira no momento certo!

●      Você sabe mesmo diversificar seus investimentos?

●      Diversificação de investimentos

●      Como montar uma carteira de investimentos segura e rentável?

Conclusão

Evitar fraudes na hora de investir é primordial para não perder dinheiro, que sabemos que é um recurso escasso e difícil de conseguir. Educar-se financeiramente é essencial para saber diferenciar investimentos honestos daqueles fraudulentos.

Por isso, comece por esse caminho para adquirir conhecimento e visão crítica. Se você viu algum investimento que parece ser interessante, desconfie e utilize as dicas para não cair nessas armadilhas!

Quer aprender a investir seu dinheiro com eficiência? Então inscreva-se no Canal André Bona, ative as notificações e fique por dentro das melhores dicas para você se tornar um investidor consciente e de sucesso!

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

shadow

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *