A agricultura é um dos setores mais importantes da economia brasileira. Assim, além de ter grande participação no PIB (Produto Interno Bruto), ela chama a atenção de diversos investidores. E existem alternativas variadas de investimentos para quem busca exposição a esse segmento.
Por exemplo, na renda fixa existem as letras de crédito do agronegócio (LCA) e o certificado de recebíveis do agronegócio (CRA). Há também o Fiagro — Fundo de Investimento do Setor Agropecuário.
Você sabe o que ele significa? Confira o conteúdo a seguir para ter mais informações sobre o assunto e ver se o investimento em Fiagro se adéqua à sua estratégia!
O que é Fiagro?
Como você viu, Fiagro é a abreviação de Fundo de Investimento do Setor Agropecuário. Ele se refere a um fundo de investimentos cujo foco é o agronegócio brasileiro. Seu funcionamento é baseado nos fundos de investimento imobiliários (FII).
Na prática, os FIIs são fundos que focam nos investimentos ligados ao setor de imóveis. Por sua vez, o Fiagro tem direcionamento para área rural. Logo, ele visa aportar em propriedades rurais e ligadas às atividades de produção de indústrias agrárias.
Os fundos com essa estratégia também podem investir em títulos de crédito ou em outros valores mobiliários ligados ao setor agropecuário. A modalidade foi criada em março de 2021 e entrou em vigor no Brasil no dia 2 de agosto de 2021.
Como funcionam esses fundos?
Para entender mais sobre o Fiagro, é preciso saber como funcionam os fundos de investimentos em geral. Trata-se de um veículo coletivo que permite a participação de diversos investidores e apresenta um gestor profissional.
Ele é o responsável por decidir e realizar os investimentos, conforme a estratégia adotada pelo fundo. Ademais, os fundos podem ser de diferentes tipos, a depender dos investimentos que têm como foco. Alguns exemplos são fundos de ações, imobiliários e fundos multimercados.
Desse modo, o Fiagro e outros fundos de investimentos podem ser vantajosos ao oferecer uma alternativa prática ao investidor — já que contam com gestão profissional. Além disso, eles costumam ter ativos diversificados e podem facilitar o pagamento do Imposto de Renda.
O que diferencia o Fiagro em relação a outros tipos de fundos é a proposta de oferecer recursos ao produtor rural. Assim, os investimentos visam favorecer toda a cadeia produtiva agroindustrial e obter ganhos ligados a esse setor da economia.
Para tanto, o fundo é voltado unicamente para ativos que tenham relação com o agronegócio e imóveis rurais. Portanto, ele poderá adquirir propriedades rurais para seu patrimônio e participar de sociedade desse segmento. O Fiagro também pode comprar cotas de FIIs e títulos de crédito que se relacionem ao setor agro.
Quais as vantagens e riscos do investimento?
Como o Fiagro é um fundo de investimento totalmente focado no agronegócio, suas vantagens e riscos são inerentes ao setor. Por ser um fundo de investimento, ele apresenta benefícios ligados à praticidade e acessibilidade.
Afinal, o preço das cotas será menor do que a compra direta de imóveis agrícolas e outros ativos do segmento separadamente. Outra vantagem relevante é a possibilidade de participar dos ganhos desse setor que atrai diversos investidores devido à sua importância para a economia.
Contudo, é preciso ficar atento aos riscos. O agronegócio pode estar exposto à volatilidade significativa por conta da oferta e demanda de seus produtos. Portanto, os investidores enfrentam possibilidades de prejuízo.
Também é preciso ficar atento ao risco de liquidez para entender como se dá o resgate do fundo que você escolher. Ademais, faça uma análise cuidadosa do seu perfil de investidor. Como se trata de uma modalidade nova, o Fiagro pode ter riscos maiores.
O que considerar ao investir nesses fundos?
Se você se interessou pela alternativa, saiba que qualquer investimento requer cuidado na análise e na tomada de decisão. Por isso, veja o que precisa conferir para saber se o Fiagro vale a pena no seu caso!
Perfil e objetivos
A decisão começa com seu perfil de investidor. Como se trata de renda variável, o Fiagro tem riscos que os investidores conservadores não costumam tolerar. Assim, a modalidade tende a ser mais adequada para investidores moderados e arrojados.
Além do perfil, fique atento aos seus objetivos. Você tem interesse em se expor ao mercado do agronegócio? E vê vantagens no setor imobiliário? Em qual prazo pretende resgatar seu investimento? Essas são perguntas importantes para direcionar sua decisão.
Gestão do fundo
Antes de adquirir cotas de um fundo, é preciso analisar a gestão. Seu foco deve ser entender se ela tem qualidade e apresenta boas perspectivas para o investidor. Para isso, conheça a experiência do gestor e a estratégia que ele adota no Fiagro.
Custos do investimento
Os custos também são relevantes quando falamos de fundos de investimento como o Fiagro. Isso porque é preciso pagar taxas pela estrutura do fundo, impactando a rentabilidade.
A principal é a taxa de administração, que remunera o gestor. Também pode haver uma taxa de performance, que dá um bônus para os profissionais quando o fundo supera uma referência de rentabilidade. Por isso, busque informações sobre o assunto para considerar o custo-benefício.
Portfólio do Fiagro
Por fim, não deixe de conhecer o portfólio do fundo para decidir se vale a pena investir. Os ativos são responsáveis pelas suas possibilidades de lucro como investidor. Logo, é interessante incluir esse fato na sua análise para que as decisões sejam mais conscientes e adequadas à sua estratégia.
Neste artigo você aprendeu o que é Fiagro e como ele pode ser uma nova opção para investidores. Aproveite as informações que conferiu para ajudar no momento de analisar essa alternativa e tomar as suas decisões no mercado financeiro.
Quer saber mais sobre o setor de agronegócio? Continue conosco e leia este artigo sobre a LCA, a letra de crédito do agronegócio!