Começar ou seguir ganhando dinheiro com investimentos pode depender de ações tomadas por investidores desde o início de sua jornada. Dessa forma, existem etapas básicas que podem ser seguidas para auxiliar na conquista do objetivo e reduzir as chances de cometer erros.

Para isso, desenvolver o autoconhecimento, melhorar comportamentos e conhecer o mercado são pontos essenciais. Dessa maneira, é possível encontrar meios de aumentar a rentabilidade e elevar as chances de manter ganhos consistentes com investimentos.

Neste artigo, veja 6 dicas para fazer bons investimentos alinhados aos seus objetivos e ter sucesso nessa jornada. Confira!

1. Conhecer seu perfil de investidor

Ao investir no mercado financeiro, um dos passos essenciais é conhecer seu perfil de investidor para escolher quais são os investimentos mais adequados. Isso porque essa informação permite identificar o seu nível de tolerância a riscos.

Dentro disso, é possível identificar 3 perfis de investidor. Veja quais são:

  • conservador: busca maior segurança e, para isso, não se importa em ter rendimentos limitados em seus investimentos;
  • moderado: ainda preza pela segurança, mas é um pouco mais dinâmico ao considerar ativos com um certo risco para ter mais rentabilidade, principalmente no longo prazo;
  • arrojado: prioriza a rentabilidade e aceita correr mais riscos para alcançá-la.

2. Defina os seus objetivos

Além de conhecer o perfil de investidor, é necessário saber quais são os seus objetivos financeiros para elevar as chances de ganhar dinheiro com investimentos. Para tanto, defina o que você pretende alcançar por meio dos aportes, considerando curto, médio e longo prazo.

A partir disso, é possível identificar, por exemplo, se um investimento exige maior liquidez ou se ele pode ter um nível maior de riscos. Então, eles devem ser considerados em conjunto com o seu perfil para que as escolhas sejam realmente acertadas.

Afinal, um investidor arrojado ainda precisará proteger a sua reserva financeira, então pode recorrer a alternativas conservadoras. Ou seja, escolher considerando apenas o perfil pode gerar equívocos na composição da carteira.

3. Estude sobre o mercado

Independentemente de qual seja o seu objetivo no mercado, é preciso aprofundar os seus conhecimentos para tomar decisões mais conscientes. Vale a pena desenvolver a sua educação financeira e se aprofundar sobre as alternativas de investimento disponíveis.

Para isso, você pode recorrer a diversas ferramentas e práticas, principalmente com o suporte da internet. Por exemplo, é possível adquirir livros sobre o tema, fazer cursos, acompanhar conteúdos gratuitos, entre outras alternativas.

Além disso, acompanhe as notícias sobre o mercado que possam influenciar as suas escolhas. Isso pode ajudar a identificar melhores oportunidades para se manter ganhando dinheiro com investimentos de maneira consistente.

4. Crie uma reserva de emergência

Antes de começar a fazer seus investimentos visando a rentabilização do seu capital, monte uma reserva de emergência. A ideia é ter um montante suficiente para cobrir os seus gastos mensais em caso de urgência, como desemprego ou problemas de saúde.

Para tanto, ela deve ser equivalente a, pelo menos, 6 meses dos seus custos mensais. Ainda, deve ser investida em alternativas com segurança e alta liquidez, a fim de garantir o acesso em qualquer momento de necessidade.

Com esse colchão financeiro, você terá segurança para escolher outros aportes que ajudem a conquistar os seus objetivos com maior tranquilidade. O motivo está no fato de ele evitar os riscos de precisar resgatar um investimento antes do prazo esperado por um imprevisto.

Lembre-se de que precisar se desfazer de ativos antes do planejado pode levar a perdas financeiras. Ou seja, essa segurança se torna essencial para ganhar dinheiro com investimentos e mitigar os riscos de perdas relacionadas ao prazo ou liquidez.

5. Tenha uma estratégia sólida

Para conseguir ganhar dinheiro com investimentos é preciso ter uma estratégia sólida. Então é preciso ter um planejamento que considere o seu perfil e objetivos. Por exemplo, se você quer ter uma fonte de renda passiva ou liberdade financeira, precisa identificar como conquistá-las.

Aqui, uma dica importante é estudar as diferentes estratégias do mercado que podem ser aplicadas, conforme o tipo de investimento. Ao fazer investimentos na renda variável, como no mercado de ações, você pode ter diferentes focos.

Por exemplo, é possível focar em ações de determinados setores ou ligadas ao pagamento frequente de dividendos. Ainda, pode considerar diferentes fundamentos para escolher quais ativos devem ser manter no seu portfólio. O mesmo pode se aplicar aos investimentos em renda fixa e em outras alternativas de renda variável.

Inclusive, considerando o seu perfil e objetivos, você pode definir percentuais de alocação em cada classe de investimento (renda fixa ou variável) ou tipo de ativo. Assim, as análises futuras do portfólio verificam se a proporção de alocação se mantém ou se é preciso fazer um rebalanceamento.

Portanto, conte com uma estratégia sólida, considere definir percentuais de alocação e avalie os motivos para cada aporte. Dessa maneira, será mais fácil manter o foco em seus objetivos e tomar decisões mais assertiva ao buscar ganhar dinheiro com investimentos.

6. Ter uma carteira diversificada

Outra dica fundamental sobre como ganhar dinheiro com investimentos é considerar a diversificação da carteira. Ela consiste em fazer alocações em diferentes tipos de ativos, considerando classe, setores, nível de riscos, rentabilidade e outras questões relevantes.

Essa estratégia ajuda a equilibrar o risco da carteira, pois assim você evita deixar todo o seu capital exposto a apenas um risco. Por exemplo, imagine o risco da exposição da carteira — ou uma grande parte dela — às ações de uma mesma empresa.

Diante de uma crise econômica ou do próprio negócio, os papéis podem se desvalorizar, afetando todo o seu patrimônio. Por outro lado, quando você conta com um portfólio diversificado, as quedas de determinados ativos podem ser compensadas pelo bom desempenho de outros.

Ao mesmo tempo, é possível potencializar os resultados obtidos, aumentando as chances de retorno da carteira. Isso acontece porque, com a diversificação, mesmo em cenários de quedas, outros ativos podem ser suficientes para trazer rendimentos.

Após ver essas 6 dicas para começar ou seguir ganhando dinheiro com investimentos, se organize para colocá-las em prática. Lembre-se de que, com uma boa estratégia e clareza acerca do seu perfil e objetivos, é possível manter um portfólio alinhado às suas necessidades.

Quer saber mais sobre como estruturar sua própria estratégia de investimentos? Então conheça o livro “O Investimento Perfeito: Como investir em qualquer cenário econômico com segurança”!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *