Conquistar autonomia para utilizar seu dinheiro parece ótimo, certo? Muitas pessoas sonham em saber como ter liberdade financeira. A ideia é estabelecer uma relação harmônica com as finanças, de modo a honrar seus compromissos com tranquilidade e ainda atender seus interesses.

Em um primeiro momento, pensar em atingir esse patamar com suas contas pessoais pode parecer uma tarefa muito difícil ou impossível. Mas saiba que não é! Com planejamento e disciplina, você pode alcançar sua liberdade financeira.

Quer uma ajuda de como se organizar para essa conquista? Neste post, você confere os 4 passos necessários para chegar a esse objetivo. Acompanhe!

Afinal, o que é liberdade financeira?

É comum conhecer pessoas que têm um relacionamento tenso com o dinheiro. Muitas vezes, elas vivem com preocupação, com medo de não conseguir pagar as despesas e frustradas por não poderem comprar muito do que querem.

No entanto, é possível lidar com as finanças de maneira sustentável e viver mais tranquilo. Na verdade, existe a possibilidade de ir além: você organiza suas contas e ainda conquista sua liberdade financeira.

Esse é um conceito que significa ter controle do seu orçamento e ser livre para utilizar os recursos de forma a ter qualidade de vida e satisfação pessoal.

Trata-se de alcançar um degrau em que você tem autonomia para, caso seja preciso, deixar seu emprego atual e repensar sua carreira por alguns meses, por exemplo.

Isso porque você se planejou e pode cobrir suas despesas por um período com uma reserva de emergência. Assim, é possível manter seu padrão de vida, ainda que não receba salário por um tempo. Portanto, a liberdade financeira permite que suas escolhas sejam priorizadas.

Qual a diferença entre liberdade e independência financeira?

Você acabou de conhecer a liberdade financeira, uma ideia diferente de independência financeira. O segundo conceito é um passo a mais na sua relação com as finanças. Nesse caso, você se planeja com investimentos e tem um patrimônio que permite não depender mais de um trabalho.

No exemplo do tópico anterior, você viu que a liberdade com as finanças permite deixar seu emprego e ter um tempo para pensar sobre sua vida profissional. Contudo, é em um intervalo determinado, pois ainda não há patrimônio para viver sem trabalhar.

Já, na situação de quem adquire a independência financeira, isso não é um problema. Caso seja da sua escolha, você não precisa mais trabalhar. Isso porque tem uma renda passiva de investimentos ou outros ganhos que custeiam todas as suas despesas com segurança.

Qual a importância de ter liberdade com as finanças?

Como você pode perceber, há como modificar a forma como você lida com o seu dinheiro para ter uma liberdade financeira. Mas qual a importância de atingir esse estágio? A vantagem é não ser refém do seu extrato bancário ao buscar por mudanças em sua vida.

Assim, fica mais fácil realizar um grande projeto ou buscar um novo emprego. A sua conta bancária estará estável e permitirá que você se coloque em primeiro lugar e atenda a seus interesses. No futuro é possível, inclusive, conquistar a independência financeira.

Quais são os 4 Passos para ter liberdade financeira?

Viu só quais os benefícios de se sentir livre com as finanças? Porém, como ter liberdade financeira? Seguindo os 4 passos listados a seguir!

1.      Adquira educação financeira

A primeira etapa dessa jornada é a educação financeira, adquirindo bons hábitos com o uso do dinheiro. Comece pelo exercício de conhecer, na ponta do lápis, seu orçamento e buscar formas de economizar.

Também é preciso livrar-se de dívidas e avaliar as despesas para entender formas de poupar e evitar compras por impulso. Isso porque você precisa organizar as contas e, assim, começar a se preparar para ter sobras financeiras.

2.      Monte sua reserva de emergência

Quando você incorpora a educação financeira na rotina, faz uma revisão nos seus gastos e passa a tomar decisões com mais consciência. Com esse novo comportamento, é possível que o orçamento renda mais e sobre dinheiro.

Nesse início de organização, as sobras precisam ter um destino: a sua reserva de emergência. Ela é um passo fundamental para que você possa ter a liberdade financeira, já que se constitui em uma quantia para imprevistos ou grandes mudanças na sua vida.

Dessa maneira, caso ocorra algum problema que exija um dinheiro imediato, você está protegido. Além disso, como vimos, ela é uma reserva que pode ser utilizada para ajustes na sua vida pessoal e profissional.

Por esse motivo, o recomendado é que você tenha como reserva de emergência um valor de, no mínimo, seis meses de seu custo de vida. É claro que quanto maior a quantia, mais livre você se sentirá caso tenha a intenção de viver sem uma renda por um período.

3.      Separe uma quantia para investir

Depois de compor a sua reserva financeira, vale a pena continuar economizando para investir. Afinal, a ideia é ver seu patrimônio aumentar para que, aos poucos, você possa se sentir livre quando o assunto é dinheiro.

Para isso, é necessário disciplina e determinação para fazer os aportes com frequência. Uma dica é transferir o valor para os investimentos logo que receber seu salário, do mesmo jeito que faz com as despesas fixas.

4.      Busque investimentos que combinem com o seu perfil

Quando você começa a investir, se depara com diferentes alternativas, tanto de renda fixa, como de renda variável. Para tomar as melhores decisões, é essencial conhecer seu perfil de investidor e objetivos financeiros.

Desse modo, você entende a sua tolerância aos riscos e pode escolher produtos que estejam de acordo com as suas expectativas no curto, médio e longo prazo. Dependendo do quanto consegue investir, é viável começar a planejar sua independência financeira.

Neste conteúdo, você viu os 4 passos de como ter uma relação amigável com as suas contas e chegar ao ponto de conquistar sua liberdade financeira. Para isso, é necessário organização, planejamento e educação financeira em sua rotina.

Quer aprender a investir e ficar mais próximo da liberdade financeira? Descubra o que analisar antes de fazer um curso de investimentos!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *