Um curso de investimentos pode ajudar você nos primeiros passos de como buscar fazer seu dinheiro render no mercado financeiro. É, portanto, uma estratégia para conseguir melhores resultados nas finanças e alcançar sua independência financeira.

Mas será que o mais indicado é fazer sua inscrição em um curso sem avaliá-lo com cuidado? Na verdade, o melhor caminho é entender, primeiramente, suas necessidades. Alguém que ainda não conhece sua relação com as finanças pessoais, por exemplo, pode não aproveitar todo o conhecimento.

Dependendo de como você se organiza com essa questão, pode estar ou não preparado para um curso de investimentos para iniciantes. A ideia deste post é justamente ajudá-lo a identificar o que é preciso fazer antes de procurar uma qualificação como esta.

Confira!

Organize suas finanças

O primeiro passo antes de ingressar no mundo dos investimentos é entender como você lida com o seu dinheiro. Tenha em mente que, sem isso, aprender como alcançar uma boa rentabilidade não adiantará. Afinal, a organização financeira é essencial para ter dinheiro para investir.

Assim, é preciso ter clareza sobre seus ganhos e despesas para não comprometer seu orçamento no final do mês. Aqui é recomendado listar suas receitas e os custos fixos, como água, luz, aluguel, plano de celular, convênio médico e os outros gastos mensais.

Insira esses dados em uma planilha ou aplicativo para que você saiba o quanto sobra para outras despesas — que são os custos variáveis. Tenha o costume de registrar nesse documento todas as saídas, inclusive as menores, para compreender qual é o seu comportamento com as finanças.

Lembre-se, ainda, de se organizar para alguns gastos anuais, como IPVA, IPTU, material escolar dos filhos, entre outros. Tudo isso deve ser considerado, pois muitas pessoas se perdem nas próprias finanças por esquecer determinados gastos.

A partir dessa organização financeira inicial você estará mais à frente no caminho para o mundo dos investimentos. Ao conhecer seu orçamento, é possível fazer sobrar dinheiro para começar a montar uma carteira — e, aí sim, precisar aprender sobre como investir.

Tenha melhores hábitos financeiros

Saber para onde o seu dinheiro está indo é uma maneira de identificar se há gastos altos demais ou desnecessários. É ainda a melhor estratégia para se planejar. Com esse controle, você pode adotar uma nova postura para alcançar um equilíbrio de acordo com aquilo que você ganha.

Por exemplo, pode restringir despesas com lazer, com vestuário ou outros itens não essenciais. É viável também identificar o que pode ser cortado ou quais gastos podem ser substituídos. Será que consigo reduzir as despesas com o plano de saúde sem perder tantos benefícios?

Essas reflexões ajudarão você a desenvolver melhores hábitos financeiros. É essencial saber construir seu padrão de vida de acordo com a sua renda, de modo a gastar no presente e também planejar o futuro.

Estruture uma reserva de emergência

Um ponto que é preciso destacar para quem deseja começar a investir é criar uma reserva de emergência. Ela representa uma quantia que você deixa separada para imprevistos. Com isso, sabe que tem o dinheiro de forma imediata em caso de qualquer problema.

Nesse ponto, você deve ter em mente a importância de um planejamento financeiro para constituir essa reserva. Defina um valor a poupar todos os meses para montá-la. Assim, pode ficar tranquilo em relação ao equilíbrio do orçamento, mesmo diante de gastos inesperados.

Nesses casos, não será preciso mexer no seu orçamento do mês ou pedir empréstimos. Além disso, depois que você começar a investir também não será necessário deixar seus planos de lado todo vez que uma emergência surgir.

Seja comprometido

Cuidar das suas contas exige um comprometimento diário. Afinal, qualquer gasto a mais pode atrapalhar tudo o que foi planejado. Se você quer se comprometer com metas de investimento, mas sempre realiza pequenos gastos não planejados, por exemplo, estará se distanciando do objetivo.

Guardar dinheiro não é apenas para aqueles que ganham mais. Esse é um mito que precisa ser questionado. Inclusive, muitas pessoas continuam com dificuldades de poupar, mesmo quando conseguem uma renda maior.

Isso mostra que, na verdade, a questão envolve comprometimento e desenvolvimento do hábito. Se você começa a se organizar e poupar com pouco, pode manter sua dedicação à medida que sua renda aumenta.

Busque a educação financeira

Como vimos no início deste conteúdo, muitas pessoas buscam conhecimento sobre como investir da forma correta. Contudo, é preciso ver a educação financeira como um caminho a ser percorrido. Para chegar aos investimentos, existem algumas aprendizagens fundamentais antes.

Por isso, o melhor é conhecer suas necessidades. Se você tem dificuldade para organizar o orçamento, por exemplo, pode procurar conteúdos e cursos voltados para finanças pessoais. Dessa forma, aprenderá a organizar seu dinheiro.

Para quem está endividado, vale a pena buscar ajuda para superar essa situação. O conhecimento específico é útil para se planejar para quitar a pendência ou renegociar. Logo, é possível se livrar dos juros altos e da bola neve que a dívida pode se tornar.

Depois que tiver organizado e com dinheiro sobrando, será hora de acessar cursos de investimentos. Percebe como você só estará pronto para ser um investidor quando tiver educação financeira?

Procure por cursos de investimentos de qualidade

Com as finanças em dia e com um comportamento mais consciente sobre o seu dinheiro, é preciso, ainda, saber escolher os melhores cursos. Atualmente, o mercado está em expansão e existem muitos profissionais oferecendo oportunidades.

Contudo, nem todo curso de investimentos será de qualidade ou se adequará às suas necessidades como investidor. Por isso, é preciso considerar alguns fatores. Por exemplo, verifique se a metodologia é focada em iniciantes.

Existem diversas opções de cursos online. Procure escolher aqueles ministrados por instituições e profissionais de referência. Veja também se você se identifica com a forma como os professores abordam o tema.

Agora você sabe que, antes de fazer um curso de investimentos para fazer seu dinheiro render, é preciso organizar suas finanças. A ideia é adquirir, em primeiro lugar, educação financeira para se preparar para aprender a investir!

Quer saber como cuidar das suas finanças e investimentos? Faça os cursos da Exame Academy. Existem opções para as diferentes situações da vida, como: Saindo das Dívidas, Comece a Poupar e Manual do Investidor!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *