O empréstimo consignado é bastante conhecido dos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e dos funcionários públicos — mas você sabia que ele também pode ser privado? Quem trabalha com carteira assinada pode optar por essa modalidade.
Para isso, a empresa precisa ter um convênio e oferecer essa linha de crédito a seus funcionários. Logo, os gestores de RH devem avaliar essa alternativa e ver se realmente vale a pena trazer a oportunidade aos empregados da companhia.
Para responder a essa pergunta, conheça o consignado privado e quais são as vantagens proporcionadas para a empresa. Confira!
O que é o consignado privado e como funciona em empresas?
Antes de conhecer as vantagens dessa alternativa, é preciso entender como funciona o empréstimo consignado privado. Essa forma de crédito traz a possibilidade de descontar as parcelas devidas diretamente da folha de pagamento.
Dessa maneira, o solicitante recebe o montante do empréstimo à vista, conforme os valores combinados em contrato. Depois, para fazer o pagamento à instituição financeira, o dinheiro é descontado automaticamente do salário.
Assim, esses valores são retidos mensalmente até que o crédito emprestado seja totalmente quitado. Como em todo empréstimo, incidem juros sobre as parcelas — que servem como remuneração para a instituição financeira que concede o benefício.
Vale ressaltar que, apesar de menos conhecida, essa modalidade de crédito tem autorização da Lei n.º 10.820 de 2003. Portanto, o desconto e as regras são regulamentados pela legislação brasileira e não há ilegalidades.
Quais são as principais características do empréstimo consignado privado?
Você já viu que a Lei n.º 10.820 traz as regras do crédito consignado privado. Então é preciso entender as principais regulamentações e características dessa modalidade de crédito para que ela seja regular.
Primeiramente, saiba que há um limite de descontos no salário, chamado de margem consignável. Ela é de 35% dos recebimentos líquidos para empréstimos consignados e de 5% para o cartão de crédito consignado.
Em relação aos valores e prazo para pagamento, as regras dependem de cada instituição financeira e seus contratos. Logo, não há uma padronização. No entanto, os juros cobrados costumam ser mais baixos que as alternativas de crédito do mercado, pelo reduzido risco de inadimplência.
Vale a pena oferecer o crédito consignado privado na empresa?
Como você percebeu, o crédito consignado traz vantagens para o solicitante, mas vale a pena oferecer na sua empresa? Como esse produto não traz custo e coobrigação para os empregadores, ele pode ser vantajoso.
Nesse sentido, oferecer essa possibilidade na empresa tende a ser percebido como um benefício para os colaboradores. Portanto, eles têm uma visão mais positiva do negócio e se sentem mais acolhidos no trabalho.
Ainda, como o crédito consignado costuma cobrar juros mais baixos, os colaboradores conseguem um empréstimo sem tanto custo. Isso reduz a necessidade de vales e pagamentos adiantados, além de diminuir o estresse dos trabalhadores.
Os reflexos podem ser percebidos na empresa, principalmente em relação à diminuição de absenteísmo e no aumento de produtividade. Desse modo, o crédito consignado privado tem chances de atuar como um aliado do gestor de RH em relação à motivação dos seus colaboradores.
Entendeu como funciona o crédito consignado privado e as vantagens que ele pode trazer para a empresa? Caso opte por oferecer esse benefício, escolha uma instituição parceira confiável que possa garantir todos os benefícios dessa alternativa.
Quer continuar sua jornada de aprendizado? Entenda o que é reserva de capital e por que é fundamental criar para a empresa!