Com o vasto volume de inovações tecnológicas consumidas nos últimos anos, era de se esperar que as tarefas do dia a dia também fossem realizadas com a ajuda da tecnologia, certo? Neste ponto, você já pode contar com um gadget que já é bastante utilizado no exterior e começa a fazer sucesso por aqui: o Google Home.

Com o Google Home você pode gerenciar seus compromissos, controlar o que assiste na TV, ouvir suas músicas preferidas e obter localizações de estabelecimentos. E o melhor: tudo através de comandos de voz. Sem controles, sem botões de ação. Apenas voz.

Ficou curioso e quer saber como funciona o Google Home? Acompanhe nosso artigo de hoje e saiba mais!

O que é o Google Home?

Projetado especificamente para ficar alocado em determinado cômodo da casa – como o próprio nome já diz, o Google Home possui um design elegante e moderno.

Semelhante a uma caixinha de som – aliás, ele tem o tamanho aproximado de uma caixinha de som de um desktop, o Google Home possui microfones e alto-falantes embutidos que vão muito além de reproduzir músicas.

Junto a um aplicativo utilizado para configuração em seu smartphone, o Google Home permite que você tenha total controle em várias áreas da sua vida, sem a necessidade de interferência manual.

Para que os comandos sejam realizados, você deve possuir uma conta Google, além de conexão com a internet. Toda vez que os comandos por voz forem dados, o gadget fornecerá a resposta apenas se encontrar conexão.

O Google Home App está disponível para Android e iOS e todos os dados, informações e comando são armazenados na nuvem.

Para residências que utilizam sistemas de automação, por exemplo, o Google Home funciona como um verdadeiro assistente pessoal, acendendo luzes, abrindo janelas, ligando ar-condicionados, dentre outros.

Principais funcionalidades do Google Home

Ao aprender como usar o Google Home, você tem a disposição várias possibilidades. Vamos desvendar algumas das funcionalidades oferecidas pelo gadget:

Rotina

Sabendo como usar o Google Home, você conta com uma excelente ferramenta para sua produtividade. Isso porque o gadget possui algumas rotinas, que englobam ações que precisam ser realizadas em determinado momento.

Por exemplo, ao chegar em casa a noite, após o trabalho, você pode criar a rotina “Boa noite” com algumas ações inseridas – como fechar a porta, acender a luz, colocar o smartphone no silencioso e reduzir a luz do ambiente.

Todas as vezes que você disse “Ok, Google. Boa noite”, o sistema de automação, interligado ao Google Home, executará tais ações. Você tem a opção de utilizar as rotinas já programadas, bem como criar rotinas novas e personalizadas.

Automação residencial

Já imaginou apagar as luzes de casas ou ligar o ar-condicionado sem se aproximar do interruptor ou do controle remoto? Com o Google Home é possível.

Se você já possui um sistema de automação em casa que normalmente é acessado via smartphone, poderá utilizá-lo junto ao Google Home. A vantagem é que o controle torna-se muito mais intuitivo, uma vez que os comandos são dados por voz – sem a necessidade de sequer tocar no celular.

Sendo assim, é possível abrir/fechar persianas, ligar/desligar luzes e ar-condicionado, tudo a partir de um “Ok, Google”.

Se ao chegar em casa você disser “Ok, Google. Estou aqui”, imediatamente o ar-condicionado será ligado, a persiana aberta e as luzes acesas – isso considerando as condições climáticas e do referido horário.

Reprodução de músicas

Ouvir suas músicas favoritas também fica mais dinâmico com o Google Home. O serviço funciona a partir da integração de uma conta Spotify ao dispositivo. Para valorizar a experiência, o Google possui a versão Google Home Max, que é um alto-falante potente com um assistente pessoal integrado.

Para ouvir suas músicas no Google Home, basta dizer “Ok, Google. Tocar Rollings Stones

Alarme

O alarme é a principal função utilizada por nós nos smartphones. Por isso, torna-se um grande atrativo no Google Home. Imagina só criar um alarme apenas com a voz?

É interessante frisar também que além dos alarmes para despertar, o comando por voz do Google Home facilita o uso do alarme para períodos de trabalho e descanso, para delimitar tempos máximos de cada tarefa. Ou, ainda, na execução de séries de exercícios físicos que são cronometradas.

Agenda pessoal

Para quem vive em busca dos melhores aplicativos para organização de compromissos e agenda, o Google Home possui uma função interessante. Através de um comando especial para agenda, é possível conferir os compromissos agendados para o dia, de uma forma bem simples.

É válido salientar que a função está disponível somente para quem utiliza a própria agenda do Google.

Ao dizer “Ok, Google. Qual é a minha agenda para hoje?”, o gadget informará todos os compromissos do dia, de imediato.

Previsão do tempo

A previsão de tempo é uma das funções mais utilizadas pelos usuários Google Home. Ao aprender como funciona o Google Home, de imediato você irá testar essa função.

Para descobrir a previsão do tempo em determinado período e local, por exemplo, basta dizer “Ok, Google. Qual é a previsão do tempo?”. O gadget fornecerá a temperatura mínima e máxima, considerando o local no qual você está.

Sendo assim, é importante configurar corretamente a temperatura em graus celsius, além da localização.

Netflix

Você saber como usar o Google Home na TV? E que é possível iniciar a reprodução da sua série favorita do Netflix por comando de voz?

Para utilizar essa funcionalidade, você deve ter um Chromecast ligado a sua tv. Trata-se de outro gadget Google, conectado às saídas HDMI e que reproduz conteúdos multimídia na televisão.

O comando de voz “Ok, Google. Tocar “La Casa de Papel’’ na Netflix” iniciará a reprodução da série em sua TV. Sem controles, sem toque. Apenas com voz. Muito interessante, não é?

Controlar sua tarefas do dia, seus compromissos e todas as funções da sua casa tornam-se muito mais simples com o Google Home. Agora que você já sabe o que é o Google Home e suas funcionalidades, certamente convenceu-se de como elevar sua produtividade com o assistente pessoal, certo?

O Google Home é apenas uma das novas ferramentas e produtos criados para facilitar o seu dia. Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter e continue por dentro de todas as novidades.

Como fazer seu dinheiro trabalhar para você?

Aprender a investir melhor seu dinheiro e tomar boas decisões de investimentos, de acordo com seu planejamento pessoal, é a única maneira de fazer seu dinheiro trabalhar para você e de conquistar todos os seus objetivos financeiros.

Quer acelerar a conquista da sua liberdade financeira? Então clique aqui e saiba como fazer o seu dinheiro trabalhar para você agora!

Autor

Equipe André Bona

O Portal André Bona é um site de educação financeira independente, que tem como missão auxiliar pessoas e famílias a melhor compreender o mercado financeiro e seus produtos. Assine nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *